quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aprender a verdade acerca do que somos em Deus

LIÇÃO 103

Deus, sendo Amor, é também felicidade.

1. A felicidade é uma característica do amor. Ela não pode estar separada dele. Tampouco pode ser experimentada onde não exista amor. O amor não tem limites, estando em todos os lugares. E, por isto, a alegria também está em todos os lugares. A mente, porém, pode negar que isto seja verdade, acreditando que há, no amor, brechas por onde o pecado pode entrar, trazendo dor em vez de alegria. Esta crença estranha quer limitar a felicidade redefinindo o amor como limitado e inserindo oposição naquilo que não tem limites nem opostos.

2. O medo fica, então, associado ao amor e seus resultados se tornam a herança de mentes que pensam que aquilo que elas fazem é verdadeiro. Estas imagens, que, na verdade, não têm nenhuma realidade, testemunham o medo de Deus, esquecendo que, sendo Amor, Ele tem de ser alegria. Hoje, tentaremos mais uma vez trazer este erro básico à verdade e ensinar a nós mesmos:

Deus, sendo Amor, é também felicidade.
Temê-Lo é ter medo da alegria.

Começa teus períodos de prática, hoje, com esta associação, que corrige e crença falsa de que Deus é medo. Ela também enfatiza que a felicidade te pertence, em razão daquilo que Ele é.

3. Permite que esta correção seja posta em tua mente em cada hora de vigília hoje. Depois, acolhe toda a felicidade que ela traz à medida que a verdade substitui o medo e a alegria se torna o que esperas para tomar o lugar da dor. Deus, sendo Amor, ela te será dada. Reforça esta expectativa com frequência ao longo do dia e silencia todos os teus medos com esta garantia, benigna e totalmente verdadeira:

Deus, sendo Amor, é também felicidade.
E é felicidade que eu busco hoje.
Não posso falhar, pois busco a verdade.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 13 de abril, o Curso nos põe mais uma vez frente a frente com o que somos, pois nos apresenta aquilo que nos define e o que evidencia nossa semelhança com Deus, o que fala d'Ele a partir da verdade do que Ele é, assim como da verdade do que somos com Ele e n'Ele, de Quem nunca nos separamos e de Quem não podemos sequer nos afastar em momento algum.

Lembrando, como no ano passado daquele ditado antigo, tirado da Bíblia, se não me engano,  que diz: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?", podemos reescrevê-lo a partir da ideia que praticamos hoje. Podemos pensar: - Se Deus é Amor e felicidade, quem poderá nos impedir de alcançar a felicidade, se ainda somos tal qual Deus nos criou e se fomos criados a Sua imagem e semelhança? E, se não podemos ser diferentes d'Ele, se não podemos existir separados d'Ele, o que a verdade a respeito do que somos pode ser senão Amor?

Às práticas, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário