terça-feira, 19 de abril de 2011

Viver a paz e oferecê-la ao munto inteiro

LIÇÃO 109

Eu descanso em Deus.

1. Pedimos descanso hoje, e uma tranquilidade inabalável pelas aparências do mundo. Pedimos paz e serenidade em meio a todo o distúrbio nascido de sonhos de desarmonia. Pedimos segurança e felicidade, embora pareçamos olhar para o perigo e para a tristeza. E temos o pensamento que atenderá nossa solicitação com aquilo que pedimos.

2. "Eu descanso em Deus." Este pensamento te trará o descanso e a calma, a paz e a serenidade, e a segurança e a felicidade que buscas. "Eu descanso em Deus." Este pensamento tem poder para despertar a verdade adormecida em ti, cuja visão percebe além das aparências esta mesma verdade em todos e em tudo o que existe. Eis aqui o fim do sofrimento para o mundo inteiro e para cada um dos que vieram alguma vez e dos que ainda virão para se demorar algum tempo. Eis aqui o pensamento no qual o Filho de Deus nasce novamente para reconhecer a si mesmo.

3. "Eu descanso em Deus." Inteiramente arrojado, este pensamento te acompanhará através das tempestades e das disputas, além da tristeza e da dor, além da perda e da morte e adiante até a segurança de Deus. Não há nenhum sofrimento que ele não possa curar. Não há nenhum problema que ele não possa resolver. E nenhuma aparência deixará de se voltar para a verdade diante de teus olhos, tu, que descansas em Deus.

4. Este é o dia da paz. Tu descansas em Deus e, enquanto o mundo é dilacerado pelos ventos do ódio, teu descanso permanece completamente sereno. Teu descanso é o da verdade. Aparências não podem te tocar. Tu chamas a todos para se reunirem a ti em teu descanso e eles te ouvirão e virão a ti porque descansas em Deus. Eles não ouvirão outra voz a não ser a tua porque deste tua voz a Deus e agora descansas n'Ele e permites que Ele fale por teu intermédio.

5. N'Ele não tens cuidados e preocupações, ou fardo, ou ansiedade, ou dor, ou medo do futuro ou arrependimento do passado. Tu descansas na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem te tocar, pois teu descanso não pode absolutamente mudar nunca de modo algum. Tu descansas hoje. E, ao fechares os olhos, mergulhas na serenidade. Deixa que estes períodos de descanso e pausa reassegurem para a tua mente que as fantasias desvairadas dela eram apenas os sonhos febris que acabaram. Deixa que ela silencie e aceite sua cura com gratidão. Sonhos amedrontadores não virão mais, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para te soltares dos sonhos e deslizar para a paz.

6. Cada hora em que descansares hoje, uma mente cansada se torna alegre de repente, um pássaro de asas quebradas começa a cantar, um rio seco há muito tempo flui mais uma vez. O mundo nasce de novo cada vez que descansares e lembrares a cada hora que vieste para trazer a paz de Deus ao mundo, para que ele possa descansar junto contigo.

7. Com cada cinco minutos que dedicares ao descanso hoje, o mundo fica mais próximo do despertar. E o tempo em que o descanso será a única coisa a existir chega mais perto de todas as mentes fatigadas e cansadas, exaustas demais agora para seguirem seu caminho sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio começar a fluir de novo, com a esperança renascida e a energia restabelecida para caminhar com passos leves ao longo da estrada que, de repente, parece fácil enquanto elas seguem.

8. Tu descansas na paz de Deus hoje e, do teu descanso, chamas por teus irmãos para levá-los a seu descanso junto contigo. Tu serás fiel a tua confiança hoje, não esquecendo de nenhum, trazendo todos para o interior de teu ilimitado círculo de paz, o santuário sagrado onde descansas. Abre as portas do templo e deixa que eles venham desde o outro lado do mundo, e de perto também; teus irmãos distantes e teus amigos mais íntimos; convida-os todos a entrarem aqui e a descansarem contigo.

9. Tu descansas na paz de Deus hoje, tranquilo e sem medo. Cada irmão vem para ter seu descanso e para oferecê-lo a ti. Descansaremos juntos aqui, pois assim nosso descanso se torna completo e o que damos hoje já recebemos. O tempo não é o guardião do que damos hoje. Nós damos àqueles que não nasceram e ao preteridos, a cada Pensamento de Deus e à Mente na qual estes Pensamentos nasceram e aonde descansam. E nós nos lembramos de seu lugar de descanso cada vez que dissermos a nós mesmos: "Eu descanso em Deus".

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, começamos nossas práticas com um pensamento que vai aliviar todas as nossas tensões e nos liberar de quaisquer preocupações e pressas. Podemos nos acalmar e experimentar a paz de Deus, e andar pelo mundo com ela a nos orientar e guiar pelos caminhos que precisamos trilhar, de acordo com o que já lhes disse anteriormente.

Descansamos em Deus, hoje e sempre. Basta trazermos à consciência a verdade a que se refere a ideia que praticamos neste dia. A que outra paz podemos aspirar, se descansar em Deus nos coloca em contato com aquilo que sempre fomos, somos e vamos continuar a ser eternamente? Esta ideia nos livra de toda pressa, de toda urgência e nos permite fazer nossa caminhada tranquilamente com passos leves e serenos, pois é a paz de Deus que habita em nós e nos guia.

Descansados, calmos e serenos podemos olhar para um mundo em paz. É nossa função levar esta paz conosco, dividí-la com todos e oferecê-la ao mundo inteiro, para que todos possam descansar em Deus, enquanto buscam, assim como nós, cumprir sua função neste mundo.

9 comentários:

  1. Olá, Dani... olá a todos...

    Lembram do poema de Helen Schucman, que a Dani postou em comentário na lição do dia 16? Aquele que ela não quis traduzir e deixou a peteca comigo...

    Bem, é preciso dizer que Helen, pelo que se sabe dela a partir do que nos relatam algumas pessoas que conviveram com ela até sua passagem, entre eles principalmente Kenneth Wapnick, apesar de dar toda sua atenção à Voz, que lhe ditou o UCEM e alguns outros textos e poemas, sempre foi muito resistente à mensagem que ela ajudou a trazer à luz.

    Isto significa dizer também que ela sempre se manteve em dúvida a respeito de sermos como Deus nos criou, ela principalmente, que viveu inúmeros conflitos, tanto antes quanto durante e depois da divulgação do Curso.

    Não estranhem pois, o tom de dúvida e até de desesperança que o poema revela. Isto, acho que se pode dizer, é apenas a demonstração de que ela não chegou, em vida, a ter ou a viver a partir da consciência daquilo que a ideia da lição de hoje nos oferece: o descanso em Deus.

    Pois, então, aí vai a tradução do poema. Uma tradução mais literal do que qualquer coisa, sem a intenção de ser uma versão poética do que o original diz:

    "Eu permaneço à margem. Sem lar, eu
    Volto a cada fim de tarde a uma casa vazia
    Apenas para despertar e voltar a cada dia,
    Para esperar mais uma vez em silêncio e em [desespero...
    A taça da qual bebo está vazia. E
    As migalhas a mim destinadas não [sustentarão
    Minha vidinha senão por pouco tempo. Eu [mantenho
    Uma esperança tão frágil que se extingue no [pó
    Da espera por um caminho antigo que parece
    Não levar a lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  2. Uma observação...

    Podem ignorar os colchetes que aparecem à frente de algumas das palavras, eu os coloquei para indicar que eles faziam parte da frase, caso fossem publicados numa linha abaixo, como a visualização me mostrava. Na prática, ao postar o comentário cada uma das frases coube no espaço, inutilizando assim a necessidade do colchete.

    Outra observação:

    O poema parece indicar um estado de espírito em que se dá crédito às ilusões que nos levam a pensar que precisamos "fazer" alguma coisa, que precisamos buscar um caminho, para que o Ser em nós se apresente a nossa experiência, se mostre a nossa consciência. Isto é, isso significa, mesmo que por alguns instantes apenas, render-se à crença de que estamos de algum modo separados de Deus, porque acreditamos estar separados de nós mesmos.

    Isto me lembra, e tem a ver com, um texto que lemos ontem à noite em um dos grupos de estudo, que diz o seguinte:

    "O que Deus te deu é verdadeiramente dado e será verdadeiramente recebido. Pois as dádivas de Deus não têm realidade à parte do teu recebimento. O teu recebimento completa a Sua dádiva [T-16.VII.8:1-3]."

    Isto é muito importante de se ter em mente, pois revela que as dádivas que Deus coloca a nossa disposição só se completam quando a recebemos. E é por não as recebermos que nos acreditamos carentes e necessitados. É por não nos darmos conta de que todas as coisas que existem estão a nossa inteira disposição para que as usemos da melhor maneira possível, mas que para tanto precisamos recebê-las, acolhê-las e principalmente agradecer por elas, que achamos que nos falta alguma coisa, que nos acreditamos separados uns dos outros e de Deus. E muitas vezes não acreditamos que descansamos em Deus, como nos diz a ideia das práticas de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Que valiosa lição..."as dádivas que Deus coloca a nossa disposição só se completam quando as recebemos... estão a nossa inteira disposição para que as usemos da melhor maneira possível, mas que para tanto precisamos recebê-las, acolhê-las e principalmente agradecer por elas..." Obrigada Moisés !! Show de bola !!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Helena, por sua generosidade ao comentar. Obrigado por estar conosco.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Abro mais um comentário para dar as boas vindas a Marcia, que, como vocês devem ter visto, se juntou a nós hoje, acredito.

    Como não poderia deixar de ser, Marcia, o espaço está aberto para seus comentários e contribuições, para dividir conosco sua experiência com o UCEM, sempre que você quiser e achar conveniente e necessário. Você também pode enviar suas críticas e opiniões, quando e se for o caso.

    Obrigado por se juntar a nós. Bem-vinda!

    ResponderExcluir
  6. ssa licao de hoje me remete ao sentimento de entrega. Ao soltar o controle das ilusoes, do ego e do mundo externo, recebo as dadivas e bencaos que ja sao minhas.

    Minha dificuldade ainda esta em entregar-me. Soltar as crencas e ilusoes que insistem em fazer parte de cada segundo.

    Mas hoje, escolho descansar. E ao descansar, exerco minha funcao.

    ResponderExcluir
  7. Moises,

    Agradeceria muito se voce pudesse informar onde as reunioes acontecem e horario delas. Meu email: marcia.penchel@yahoo.com.

    Abraco

    ResponderExcluir
  8. *
    E por falar em decanso ...

    .
    .
    DESCANSO


    Vinha em cansaço
    vinha ébria
    por belezas toscas
    por farturas poucas

    Rouca na alma
    gritei tanto aos ventos
    mas, nenhum alento
    só tropeços, tropeços

    da voz que gagueja
    e almeja calar
    seus medos pungentes,
    são tantas correntes

    Escaldante
    foi o sol da cegueira
    queimou vil
    e de nada serviu

    Cansei, cansei
    rédeas soltas
    elos desfeitos
    o ferro se quebra

    O éter infesta
    a voz oriunda
    do silêncio que acusa
    a paz, a entrega

    Fecho os olhos
    e enxergo a vida
    abro meu ventre
    e renasço

    Fantasias desfeitas
    mergulho em cura
    serena soltura
    confiança

    Caminho novo
    meus pés flutuam
    livres, descalços,
    o fim dos percalços

    Meu santuário
    que sempre em mim,
    me levou

    Meu Céu,
    caminha comigo
    onde vou
    onde sou

    Se estende,
    se deseja
    nos iguais
    e expande

    Pulsante
    sua imensidão
    me transborda
    toca tudo,
    todos

    Me conduz
    e comigo, o mundo
    que insiro inteiro
    enquanto provo
    um outro mundo

    Outro tudo
    O Todo
    onde inteira ...

    Descanso !

    .
    Milagres a todos !!!

    Carmen.

    ResponderExcluir
  9. Moisa,

    Obrigada pela traducao :-))

    "Resistencia", foi isso mesmo, o que se passou.

    Mas continuo, firme e operante na caminhada, agora com mais disposicao do que nunca.

    E com o merecido descanso Naquele que me fortalece, Deus.

    Obrigada amigo pela sua atencao.

    Luz & Paz agora e sempre.
    bjo
    Dani

    ResponderExcluir