segunda-feira, 11 de abril de 2011

"Todas as coisas cooperam para o bem."

LIÇÃO 101

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.

1. Continuaremos, hoje, com o tema da felicidade. Esta é uma ideia fundamental para se compreeder o que a salvação significa. Tu ainda acreditas que ela pede sofrimento como penitência por teus "pecados". Isto não é verdade. No entanto, tens de pensar que é, enquanto acreditares que o pecado é real e que o Filho de Deus pode pecar.

2. Se o pecado for real, então a punição é justa e não se pode escapar dela. Desta forma, não se pode comprar a salvação a não ser pelo sofrimento. Se o pecado for real, então a felicidade tem de ser ilusão, pois ambos não podem ser verdadeiros. Os pecadores só garantem morte e dor e é isto que eles pedem. Pois eles sabem que isto os espera e os buscará e os achará em algum lugar, em algum momento, de alguma forma que saldará a dívida que têm para com Deus. Em seu medo, eles querem escapar d'Ele. E, não obstante, Ele os perseguirá e eles não podem escapar.

3. Se o pecado for real, a salvação tem de ser dor. A dor é o custo do pecado e não se pode jamais escapar do sofrimento, se o pecado for real. A salvação tem de ser temida, pois ela matará, ainda que lentamente, e levará tudo embora antes de conceder o benefício agradável de morte a vítimas que são pouco mais do que ossos antes que a salvação fique saciada. Sua ira é ilimitada, impiedosa, mas inteiramente justa.

4. Quem buscaria punição tão cruel? Quem não fugiria da salvação e não tentaria abafar a Voz que a oferece de todas as formas que pudesse? Por que alguém tentaria aceitar Sua oferta? Se o pecado for real, sua oferta é a morte, e distribuída de maneira cruel para corresponder aos desejos perversos dos quais o pecado nasceu. Se o pecado for real, a salvação se transforma em teu inimigo implacável, a maldição de Deus sobre ti, que crucificas o Filho d'Ele.

5. Tu precisas dos períodos de prática hoje. Os exercícios ensinam que o pecado não é real e que tudo o que acreditas que tem de vir do pecado nunca acontecerá, porque não tem nenhuma causa. Aceita a Expiação com uma mente aberta, que não acalenta nenhuma crença duradoura de que transformaste o Filho de Deus em um demônio. O pecado não existe. Praticamos com este pensamento tantas vezes quanto pudermos hoje, porque ele é a base para a ideia de hoje.

6. A Vontade de Deus para ti é a felicidade perfeita porque o pecado não existe, e o sofrimento é infundado. A alegria é justa e a dor é apenas um sinal de que te interpretas mal. Não temas a Vontade de Deus. Mas volta-te para ela confiante de que ela te libertará de todas as consequências que o pecado forjou com imaginação febril. Dize:

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
O pecado não existe; não tem nenhuma consequência.

Deves começar assim teus períodos de prática e tentar, em seguida, mais uma vez, achar a alegria que estes pensamentos trarão a tua mente.

7. Dá estes cinco minutos alegremente para retirar a carga pesada que depositaste sobre ti mesmo com a crença insana de que o pecado é real. Escapa da loucura hoje. Tu estás na estrada da liberdade e agora a ideia de hoje traz asas para acelerar teu avanço, e esperança para ires ainda mais depressa em direção à meta esperada da paz. O pecado não existe. Lembra-te disto hoje e dize a ti mesmo sempre que puderes:

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
Esta é a verdade porque o pecado não existe.

*

COMENTÁRIO:

Comecemos nossa semana, nesta segunda-feira,  dia 11 de abril, lembrando que "todas as coisas cooperam para o bem". Lembrando-nos de que não sabemos nada e, em função disso, não há como sermos capazes de julgar absolutamente nada do que aparentemente acontece. Para o bem ou para o mal.

Lembremo-nos ainda de que a ideia que praticamos hoje é a expressão de nossa vontade verdadeira, que é a mesma de Deus. Se pararmos para pensar e refletir profundamente acerca da ideia que o Curso oferece para as práticas deste dia, não há como não chegar à conclusão de que verdadeiramente não temos nem meios nem instrumentos para classificar, sem incorrer em julgamento, nada do que acontece no mundo.

Conforme o comentário que fiz no ano passado, uma vez revelada a Vontade de Deus para cada um e para todos nós, pela ideia desta lição, podemos nos tranquilizar, na certeza de que "não há nada a temer". Tudo o que podemos fazer é esperar, praticando para chegar à cura de nossa percepção equivocada, pois, mais dia menos dia, há se revelar a nós que a própria busca é desnecessária, que já "somos aquilo que buscamos".

Às práticas, pois.

Um comentário:

  1. Como não poderia deixar de ser, quero dar as boas vindas à 97ª pessoa a se inscrever como seguidora deste blogue, que creio ser a Maria Armanda Gonçalves, pelo que pude identificar.

    Bem-vinda, Maria Armanda, fique à vontade para compartilhar conosco suas impressões, suas experiências, suas críticas e para fazer quaisquer comentários que expressem suas dúvidas, suas questões e seu aprendizado a partir de nossas práticas comuns.

    Também quero dar as boas vindas a Denise, que é alguém que não creio ter identificado no primeiro momento em que ela se juntou a nós. Ela também participa dos blogues Alinhavos do Tecer e Tecendo Ideias.

    Se me repito nestas boas vindas, desculpe-me Denise, desculpem-me todos. Antes pecar pelo excesso do que pela falta, não? Rsrsrsrs...

    Vale também para você, Denise, bem como para todos os que já se manifestam e para os que ainda não tiveram jeito nem tempo de se manifestar, o que disse para a Maria Armanda.

    Obrigado a todos(as) por estarem conosco.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir