domingo, 10 de abril de 2011

Mais uma vez comemoramos outros cem dias

LIÇÃO 100

Meu papel é essencial ao plano de Deus para a salvação.

1. Da mesma forma que o Filho de Deus completa seu Pai, também teu papel nele completa o plano de teu Pai. A salvação tem de inverter a crença louca em pensamentos e corpos separados, que conduzem a vidas separadas, que seguem caminhos separados. Uma única função compartilhada por mentes separadas as une em um único objetivo, pois cada uma delas é igualmente essencial a todas.

2. A vontade de Deus para ti é a felicidade perfeita. Por que deverias escolher ir contra a Vontade d'Ele? O papel que Ele reservou para tu assumires na realização de Seu plano te é dado para que possas voltar à condição que Ele quer. Este papel é tão essencial ao plano d'Ele quanto para a tua felicidade. Tua alegria tem de ser total para permitir que o plano d'Ele seja compreendido por aqueles a quem Ele te envia. Eles verão sua função em tua face resplandecente e ouvirão o chamado de Deus por eles em teu riso feliz.

3. Tu, de fato, és essencial ao plano de Deus. Sem tua alegria, a alegria d'Ele fica incompleta. Sem teu sorriso, o mundo não pode ser salvo. Enquanto estiveres triste, a luz que o Próprio Deus designou como o meio para salvar o mundo fica opaca e sem brilho e ninguém ri porque todo riso só pode ecoar o teu.

4. Tu, de fato, és essencial ao plano de Deus. Do mesmo modo que tua luz aumenta cada luz que brilha no Céu, também tua alegria na terra invoca todas as mentes para que abandonem suas tristeza e tomem seu lugar a teu lado no plano de Deus. Os mensageiros de Deus são alegres e a alegria deles cura a tristeza e o desespero. Eles são a prova de que Deus quer a felicidade perfeita para todos que aceitarem como suas as dádivas de seu Pai.

5. Não nos permitiremos ficar tristes hoje. Pois, se o fizermos, deixaremos de assumir o papel que é essencial ao plano de Deus, bem como para nossa visão. A tristeza é o sinal de que queres desempenhar outro papel, em lugar daquele que te foi designado por Deus. Desta forma, deixas de mostrar ao mundo quão grande é a felicidade que Ele quer para ti. E, assim, não reconheces que ela é tua.

6. Hoje tentaremos compreender que a alegria é nossa função aqui. Se estás triste, teu papel não é cumprido e, assim, todo o mundo fica privado da alegria, junto contigo. Deus te pede que sejas feliz, para que o mundo possa ver o quanto Ele ama Seu Filho e não quer que nenhuma tristeza surja para diminuir a alegria dele; nenhum medo o assalte para perturbar sua paz. Tu és o mensageiro de Deus hoje. Tu trazes a felicidade d'Ele a todos para quem olhas; a paz d'Ele para todos que olham para ti e veem a mensagem de Deus em teu rosto feliz.

7. Vamos nos preparar para isto hoje; em nosso períodos de prática de cinco minutos, sentindo a felicidade despontar em nós de acordo com a Vontade de nosso Pai e com a nossa. Começa os exercícios com o pensamento que a ideia de hoje contém. Compreende claramente, então, que teu papel é ser feliz. É só isto que se pede de ti ou de qualquer um que queira toma seu lugar entre os mensageiros de Deus. Pensa no que isto significa. De fato, estavas errado em tua crença de que se pede algum sacrifício. Tu só recebes de acordo com o plano de Deus e nunca perdes ou te sacrificas ou morres.

8. Tentemos agora achar essa alegria que confirma para nós e para o mundo inteiro a Vontade de Deus para nós. É tua função achá-la e achá-la agora. Vieste para isto. Permite que este seja o dia em que serás bem-sucedido! Olha bem fundo dentro de ti sem desanimar com todos os pensamentos insignificantes e metas tolas por que passas enquanto te elevas para encontrar Cristo em ti.

9. Ele estará lá. E tu podes alcançá-Lo agora. O que poderias preferir ver em lugar d'Aquele Que espera que possas vê-Lo? Que pensamento insignificante tem poder para te impedir? Que meta tola pode te afastar do sucesso se Aquele Que te chama é o Próprio Deus?

10. Ele estará lá. Tu és essencial ao plano d'Ele. Tu és o mensageiro d'Ele hoje. E tens de achar aquilo que Ele quer que dês. Não te esqueças da ideia para hoje nos intervalos entre os períodos de prática de cada hora. É teu Ser Que te chama hoje. E é a Ele que respondes, cada vez que dizes a ti mesmo que és essencial ao plano de Deus para a salvação do mundo.

*

COMENTÁRIO:

Mais uma vez, pela terceira, desde o começo de nossa caminhada juntos, chegamos, neste domingo, dia 10 de abril, ao marco do número 100. Como disse também no ano passado,  creio que cem dias são um marco de considerável importância para qualquer um de nós, cuja mente, quase sempre dispersiva e a maior parte do tempo pouco disposta a se voltar para si mesma em busca de se conhecer, isto é, de buscar no interior de si mesma a centelha divina que não nos abandona nem se apaga nunca, não costuma dedicar seu tempo a um esforço de tal magnitude.

Podemos  todos nos dar parabéns por continuarmos compartilhando estas práticas que se destinam a nos revelar o Ser que verdadeiramente somos. Um Ser de Deus. Um ser em Deus. Um ser com Deus. Um Ser que só pode se completar na unidade com seu Criador. Parabéns a todos nós, que perseveramos. Nossa meta está garantida. O caminho está sendo preparado, aplainado para que possamos caminhar com leveza.

Lembremo-nos neste domingo de prestar atenção ao que nos diz um amigo poeta: "Cada caminho que tomo leva a mais caminhos; são suas saídas entradas: em vez de fora, sempre dentro (como um verme que ao escapar de uma cebola, e vencer camada a camada, se depara com as camadas do mundo). Saio para dentro, meu intelecto só compreende o lugar onde estava, nunca o que estou, por isso preciso sair e entrar de novo..."

Não lhes parece que isso exatamente que fazemos com nossas práticas? Enquanto praticamos a ideia de cada dia, entramos em nós mesmos, ligando-nos à verdade do que somos, ainda que por breves momentos. Em seguida, saímos e nos distraímos de nós mesmos e enfrentamos todas as vicissitudes da vida, geradas por uma aparente separação. E precisamos, então, entrar de novo, sair de novo, e assim por diante.

Agradeço-lhes por sua companhia até aqui e pela oportunidade que ela me oferece de compartilhar o caminho. Peço-lhes, pois, mais uma vez, que continuemos juntos. Por mais 100 dias. E mais outros 100, em seguida. E todos os outros que se fizerem necessários. Há muito a aprender. Há muito a partilhar. Muito obrigado, por enquanto.

Paz e bem!

2 comentários:

  1. Moisa,

    Agradeco tb a vc por estar presente e pela sua dedicacao nesta caminhada.

    Alegria! Alegria!
    Valeu Guru!
    Beijo
    Mf Dani de jkt.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani...

    Obrigado, obrigado.

    Obrigado por estar conosco e por comentar.

    ResponderExcluir