quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aprendendo a calar o ruído mental

LIÇÃO 118

Para revisão pela manhã e à noite:

1. (105) A paz e a alegria de Deus são minhas.

Hoje, aceitarei a paz e a alegria de Deus, em uma troca feliz
por todos os substitutos que invento para a felicidade e para a paz.

2. (106) Que eu me aquiete e escute a verdade.

Que minha voz insignificante se cale e me permita ouvir a Voz poderosa
pela Própria Verdade me assegurar que sou o Filho perfeito de Deus.

3. Para a hora:
A paz e a alegria de Deus são minhas.

Para a meia hora:
Que eu me aquiete e escute a verdade.

*

COMENTÁRIO:

Reprisando o comentário feito para esta lição em 2010, é preciso lembrar que Eckhart Tolle, em seu livro O Poder do Agora, diz que o maior obstáculo que temos de enfrentar para alcançar o Ser, Aquilo que de fato somos, é nossa "identificação com a mente". É esta identificação, diz ele, que "faz com que estejamos sempre pensando em alguma coisa. Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém percebe porque quase todos nós sofremos disso e, então, consideramos uma coisa normal. O ruído mental incessante nos impede de encontrar a área de serenidade interior, que é inseparável do Ser. Isso faz com que a mente crie um filtro interior que projeta uma sombra de medo e sofrimento sobre nós".

As práticas diárias que o Curso propõe, os exercícios, se referem ao aprendizado de uma forma de calar a voz de nossa mente e de fazer cessar, mesmo que apenas por alguns poucos instantes, o ruído mental que nossa aparente incapacidade de parar de pensar gera. Não é diferente a oportunidade que as ideias para a revisão desta quinta-feira, dia 28 de abril, nos oferecem. Alguns momentos em que paramos para ouvir a Voz do Ser e experimentar como nossas a paz e a alegria de Deus.

Que tal tentarmos?

2 comentários:

  1. Eu estava pensando justamente no quanto é difícil fazer o ruído mental dar uma trégua.
    Sigo praticando, os exercícios ajudam, mas ainda assim gostaria de conhecer uma técnica mais específica.
    Grata
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ora... as práticas são uma técnica... a Meditação é outra... o segredo, acho, é se reservar um tempo para isso, religiosamente!!!

    Seja para a prática dos exercícios, seja para a meditação, seja apenas para parar e relaxar...

    Isto é a atenção, de que falava Gurdjieff, é o estar-se atento e buscar lembrar-se de si, em qualquer circunstância.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir