domingo, 25 de janeiro de 2009

Qual o sentido do mundo?

Para que serve o mundo? E para que servem as coisas do mundo? Qual é nosso papel neste mundo? De que serve estar no mundo? Sentimo-nos completos aqui? Encontramos aqui tudo aquilo de que precisamos para alcançar a alegria plena? Para viver a paz? Para viver o amor? Para viver simplesmente?
Nenhum de nós entende verdadeiramente a finalidade do mundo. Duvidamos muitas vezes de que ele tenha uma finalidade. Tanto isso é verdade que, desde o início dos tempos, o homem busca sentido para sua humanidade, para seu estar-no-mundo. Tudo o que aprendemos dessa busca, como legado da história que chegou até nós, ainda não é suficiente para satisfazer nossos anseios mais profundos. Nada do que existe no mundo jamais preencheu o vazio de nenhum daqueles que viveram no mundo e para o mundo.
A lição do UCEM para este dia 25 diz: Eu não sei para que serve coisa alguma. Isso talvez seja suficiente para provocar a reflexão, se as perguntas que deram início a este recado não foram.
Arvoramo-nos senhores do mundo desde que o mundo é mundo, mas, com raras exceções, nunca chegamos a perceber claramente para que servem as coisas que o mundo nos apresenta. Chegamos, talvez, a vislumbrar a utilidade de muitos dos artefatos que usamos no dia a dia em algumas poucas ocasiões. Porém, raras vezes paramos para pensar para que os utilizamos de fato. Que sentido há no uso desta ferramenta que o computador põe a minha disposição, por exemplo? A que finalidade eu atendo pelo uso desta ferramenta? Para que, de verdade, ela serve?
É imprescindível, para o ensinamento do UCEM, que questionemos tudo o que aprendemos a respeito do mundo. Precisamos desistir dos objetivos que demos a todas as coisas que criamos em nosso mundo e também daqueles objetivos dados para todas aquelas que recebemos como herança de todos os que vieram antes de nós.
Para quê?
Como fazer isso?
Vamos pensar a respeito?

Um comentário:

  1. Moisés
    Parabéns pelo Blog!
    Muito a aprender...Socorro! Mas estarei aí!
    Obrigada!
    Bjs
    Edna

    ResponderExcluir