sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

De Volta ao Aconchego e à Paz

Uma música que já tem algum tempo diz: "estou de volta pro meu aconchego... a paz que eu gosto de ter". Não será isso que procuramos todos? Não será este o destino final de cada um de nós, quando se fecharem as cortinas do tempo diante de nossos olhos? Vagamos por tantos lugares, abrimos tantos caminhos, para chegar exatamente aonde? Onde estará nosso aconchego? Onde encontraremos a paz que gostamos de ter?
Buscamos desvendar tantos mistérios. E para quê? Haverá de fato algum mistério no viver, além daqueles que nós mesmos criamos? Outra música diz que "o maior mistério é ver mistérios, ai de mim, senhora natureza humana. Olhar as coisas como são, quem dera. E apreciar o simples que de tudo emana. Nem tanto pelo encanto da palavra [a pretensa reveladora do mistério], mas pela beleza de se ter a fala". Simples, não?
Simples não quer dizer fácil. Mas só é difícil aquilo que não nos dispomos a aprender, aquilo que não nos dispomos a fazer. Carl Rogers, conhecido psicólogo que trabalhou toda a vida com o ensino, disse, próximo ao fim de seu tempo, ter descoberto durante sua longa vida de trabalho com a educação, que ninguém ensina nada a ninguém e que as pessoas só aprendem aquilo que querem aprender.
O ensinamento do UCEM diz que só ensinamos [a nós mesmos e aos que habitam nosso mundo] aquilo que precisamos aprender. E mais, que tudo o que precisamos fazer é apenas lembrar de que vivemos num sonho, pesadelo para alguns [para a maioria de nós?]. E diz ainda que podemos viver/construir/criar, neste mundo mesmo, "o sonho feliz", em lugar do pesadelo. Basta uma decisão. Uma escolha.
É o que nos diz também a lição deste dia 23 de janeiro: Posso escapar do mundo que vejo desistindo dos pensamentos de ataque.
Quem sabe, refletir a este respeito, a respeito desta ideia, nos possa levar de volta ao aconchego, à paz que gosta(ría)mos de ter, à descoberta de que não existem mistérios e à conclusão de que podemos aprender tudo o que quisermos. Até a construir "o sonho feliz". Só precisamos escolher lembrar de onde viemos e para onde vamos.
Alguém deseja comentar?
Por favor...

Um comentário:

  1. Mouss
    Estou adorando este blog! Muito obrigada! Sobre a lição de hoje e o que escrevestes, lembrei de uma passagem do livro do Neale "Conversando com Deus" onde ele pergunta a Deus como lembrar das leis que nos trazem a paz. E Deus responde: "Comece ficando calado. Silencie o mundo exterior, para que o mundo interior possa trazer-lhe visão. Esse in-sight é o que procura, contudo não pode tê-lo enquanto estiver muito preocupado com a sua realidade exterior. Por isso, tente voltar-se o máximo possível para dentro. E quando não estiver se voltando para dentro, venha de dentro ao lidar com o mundo exterior. Lembre-se desta máxima: Se você não se voltar para dentro,será privado de alguma coisa. Coloque-a na primeira pessoa e repita-a, para torná-la mais pessoal: - Se eu não me voltar para dentro, serei privado de alguma coisa. -
    É isso aí, dá trabalho esta busca pelo sonho feliz, mas acho que dá muito mais, não buscar.
    Fique com Deus!
    Bjs
    Nina

    ResponderExcluir