quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Novo Começo/The New Beginning

Ano Novo. Vida Nova. A oportunidade ideal para O Novo Começo.
Assim como tudo se renova a cada instante na natureza, para fenecer e morrer no instante seguinte, nossos dias se desenrolam incessantemente, num começar e terminar que não tem fim. Basta um piscar de olhos e alguma coisa ou alguém desapareceu de nosso mundo. Partiu? Viajou? Morreu? Não é tão simples assim. O que vimos um instante atrás já não é a mesma coisa que vemos agora, ao lhe dirigirmos um novo olhar. Nossos olhos também já não são os mesmos.
Por isso os convido a participarem deste espaço. Para, quem sabe, aprendermos juntos O Novo Começo.
Vamos conversar e trocar ideias a respeito dos ensinamentos do UCEM. Vamos aprender todos os dias com os exercícios e com os comentários a seu respeito. Quiçá aprendamos que aprender depende também do que ensinamos. E que só ensinamos aquilo que precisamos aprender. E que tudo, absolutamente tudo, se renova a cada instante quando aprendemos a olhar para as coisas de modo diferente. E que podemos aprender a aprender, e a fazer isso [olhar para as coisas de modo diferente]. E que as coisas todas do mundo, ao se renovarem, para se apresentarem a nós de forma diferente a cada instante, são a prova de que "tudo está absolutamente certo" exatamente da forma como se apresenta a nós em qualquer instante de nossas vidas.
Como já disse alguém muito sabiamente, o mundo muda quando nós mudamos.
Cabe aqui muito bem lembrar que o exercício para este dia, o de número 21, é o seguinte: Estou decidido a ver as coisas de modo diferente.
Depois de algum tempo estudando o UCEM fica bem claro que esta é a única decisão que podemos tomar, se quisermos de verdade trazer alguma mudança em nossa vida.
Bem, espero que isso sirva como o sinalizador d'O Novo Começo.
Bem-vindos!

10 comentários:

  1. Boa ideia Moises. Boa sorte. bjinho Claude

    ResponderExcluir
  2. Meu caro irmão de fé ! Nos encontramos uma vez, no grupo de respiração da Patricia. Então, estou feliz pela sua coragem e vontade de ver no mundo o milagre que vc. ve na vida.E pra isso, é preciso plantar, semear e cuidar.Espero ver muitas flores neste caminho!!! Abraço fraterno/Silvana/ Rio Branco/ Acre

    ResponderExcluir
  3. Que ótima idéia!!! Eu quero participar!!!O UCEM transformar a vida da gente!!Eu estou decidida a ver as coisas de modo diferente, tenho muito a aprender e conto com auxílio de pessoas como você que se dedica a maravilha desse estudo e passa o seu conhecimento de anos de estudo, te admiro muito!!! O ego me atormenta muito, sei que não podemos viver sem ele, então quero aprender a conviver melhor com ele!! Que Deus ilumine muito à todos nós!!!Tenho uma pergunta, desde que conheci o curso nunca tive vontade de jogá-lo pela janela, como já ouvi muita gente dizendo que no começo a vontade que dá em muitos momentos é de jogá-lo, ao contrário foi a única vez na minha vida que senti que tudo tem salvação, que Deus está dentro de nós, que podemos sim viver em paz e melhor,você acha que eu nunca quis fazer isso porque na verdade não entendi nada sobre o aprendizado?Bjs Duda

    ResponderExcluir
  4. Mouss
    Que maravilha!!!
    Acho que este blog será de grande ajuda para todos nós, estudantes do UCEM, ou interessados apenas.
    Grande idéia!
    Sucesso!!!
    Bjs
    Nina

    ResponderExcluir
  5. "Seja a mudança que você quer para o mundo."
    "Olho por olho e o mundo acabará cego."
    Frases de Mahatma Gandhi.

    Quando percebemos que cabe a nós vermos o mundo de forma diferente, e não aos outros, entendemos o tamanho da nossa responsabilidade sobre atos, pensamentos, ações e reações.
    Não podemos esperar que outras pessoas façam aquilo que nos compete fazer.
    Esperar o tempo de cada ser, aceitar que cada um de nós tem um tempo, um entendimento...
    Aceitar, Amar, Vencer o medo, Curar-se.

    Saudações de Paz e Bem.

    Symone, São Vicente SP

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos que se manifestaram até agora. Espero corresponder à expectativa e ser capaz de responder de forma clara e amorosa a quaisquer perguntas que possam expressar as dúvidas que se apresentam a todos nós a partir do momento em quem entramos em contato com o ensinamento do UCEM. É claro que minhas respostas não devem nunca ser consideradas a expressão da verdade. Recomendo-lhes que não aceitem nenhuma sequer de minhas recomendações e observações, caso lhes pareça que elas não se baseiam na essência do Curso. Consultem sempre o Curso, por favor.

    ResponderExcluir
  7. Duda, querida,
    na verdade, parece-me, nenhum de nós entende praticamente nada do ensinamento a maior parte do tempo. A ideia de que o indicador de que entendemos alguma coisa é rebelar-se contra o Curso é apenas uma demonstração do poder que damos [todos] a ele [ao ego]. Não é preciso, não, jogar o livro na parede ou atentar contra a integridade física dele para demonstrar que estamos interessados em entrar em contato com a verdade do que somos, e que o ego tenta esconder de nós o tempo inteiro. O que é necessário, sim, parece-me é assumir o compromisso com nós mesmos [cada um consigo mesmo] e buscar, por meio dos exercícios do Curso, desaprender as ilusões que o mundo nos ensinou e ensina.
    O resto vem com o tempo [ou pode vir de repente, num instante santo, num momento de intensa alegria, ou num momento de dor muito profunda]. O importante, como aconselhava Gurdjieff, é exercitar o "lembrar-se de si". É isso o que os exercícios diários do UCEM visam. Para que se cumpra a Vontade de Deus para nós de alegria plena. Aqui e agora.

    ResponderExcluir
  8. Caro Moisés,
    Maravilhosa iniciativa a sua. Parabéns e obrigado pela oportunidade de participar do Novo Começo, de continuar convivendo com UCEM. Além de seu aluno real, passo a ser também um aluno virtual.
    Que o Espírito Santo continue a iluminar-te.
    Sucesso!
    Isaac C, São Paulo SP

    ResponderExcluir
  9. Moisés,
    Iniciativa maravilhosa que permite compartilhar com mais pessoas que não conseguem participar do grupo de estudos.
    Que a Poderosa Presença Divina te acompanhe em cada palavra !!
    Bete, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. que ousadia maravilhosa, Moisés!!!Estarei sempre aquí....

    "se não houvesse em nós este espaço, esta liberdade, esta santidade, este incriado, não haveria saída para aquilo que é condicionado, feito e criado..."
    Jean-Yves Leloup

    ResponderExcluir