segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Observações importantes

Comecei a utilizar este espaço/blog sem fazer nenhuma observação. Sem criar ou sugerir nenhuma regra para quem quer que seja que se interesse pelos temas tratados aqui. Minha intenção principal, porém, é a de que ele seja um canal aberto para a manifestação de todos os que estiverem interessados em opinar e/ou receber informações acerca dos ensinamentos do UCEM. Também entendo que ele pode ser uma forma de aprendermos a praticar juntos os exercícios do Curso. Isto é, ele pode dar [a quem quiser] a oportunidade de aplicar, na vida e na prática [o que me parece ser o mais importante], a teoria que o Curso traz, todos os dias.
Por que estas observações neste momento? Porque quem acompanhou o início do blog percebeu que a primeira lição foi a de número 21. Isto significa que havia 20 lições anteriores que não receberam nenhum comentário. E, de acordo com a proposta do Curso, as lições devem começar a ser feitas uma por vez, após a decisão de fazê-las, começando-se pela primeira e terminando na 365ª. Uma, e apenas uma, por dia.
Uma vez já tendo começado pela primeira, no dia 1º do ano, optei por dar continuidade à série pela lição do dia em que este canal foi aberto. Contando que haverá uma revisão após a lição de número 50, onde teremos oportunidade de comentar as primeiras [e eu diria as mais importantes] lições, creio que haverá, então, um jeito de recuperarmos os primeiros 20 dias do ano com comentários a respeito das vinte primeiras lições.
Outra observação diz respeito à forma pela qual as lições devem ser feitas. O livro traz a cada exercício uma série de orientações que não reproduzo aqui. A intenção do blog, a princípio, é apenas trazer a ideia do dia à tona, permitindo aos estudantes, professores e interessados em geral que parem por uns breves instantes e busquem lembrar-se de si, por meio do exercício. Isto é, o blog só quer convidar à parada, à reflexão. É esta parada que, ao tornar-se um hábito diário, vai permitir que nos envolvamos com o ensinamento e que tomemos a decisão de fazer, de fato, os exercícios. Experimentar o lado prático do Curso é o que vai trazer o ensinamento ao dia a dia de todos nós e provar a necessidade de que olhemos para o mundo de modo diferente. Se quisermos, é claro, um mundo diferente daquele que vivemos agora.
Outra possibilidade para o uso do blog é a de responder a questionamentos acerca do Curso, acerca de seus ensinamentos e de pontos específicos que podem muitas vezes não ser, ou não parecer, tão claros quanto gostaríamos que fossem. Isso, é óbvio, a partir de todas as limitações do blogger, que espera aprender muito mais com os comentários de todos. E, para isso, além do espaço aberto aos comentários de todos, meu e-mail está à disposição para o encaminhamento de questões, em caso de necessidade.
Recorrendo a algumas coisas que o Curso diz para justificar a iniciativa deste espaço e, talvez, destas observações, podemos lembrar, por exemplo que, diferentemente do currículo do mundo, o Curso afirma que "professor e aluno são iguais no processo do aprendizado", estando ambos "no mesmo nível" e tendo a mesma necessidade de compartilhar suas lições, sob o risco de lhes faltar convicção. Para o Curso, um bom professor [que é o equivalente a um bom estudante ou aluno]fortalece suas ideias ao ensiná-las. E mais, além de acreditar na ideias que ensina, ele tem de acreditar nos estudantes a quem as oferece. É muito importante aprendermos que, conforme diz o Curso: "Todo mundo ensina e ensina o tempo todo". A lembrança constante desta afirmação pode nos impedir de ensinar lições que, por não termos gostado de aprender, podemos escolher não ensinar.
Por fim, mas não menos importante, apenas para deixar registrado para aqueles que acessarem as informações deste blog tendo pouca ou talvez nenhuma familiaridade com o Curso, ou sem saber de que ele trata, é bom registrar que somos professores e estudantes o tempo inteiro, revezando-nos, ora numa função, ora noutra. E que o Curso busca nos mostrar, de muitas maneiras diferentes, como transformar tudo o que se apresenta a nós em situações de ensino-aprendizagem da verdade acerca de nós mesmos, pois a meta de seu currículo, independemente do professor que escolhermos, é: "Conhece-te a ti mesmo."

2 comentários:

  1. Moisés
    Você esqueceu de comentar que a lição de hoje é: "Meus pensamentos de ataque estão atacando a minha invulnerabilidade".
    Preciso te perguntar algumas coisas sobre isto, mas vou tentar fazer isto à noite, pois agora estou na correria e o assunto é longo.
    Bjs
    Obrigada!
    Nina

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  2. Quem disse que esqueci?
    Pode enviar as perguntas.
    Quem sabe são as mesmas que tenho.
    Eu é que agradeço.

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