quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Mudança Necessária

Começamos falando de mudança e alguns dos comentários também trouxeram observações a respeito dela. Continuemos, pois, nesta direção, uma vez que já disse alguém que a única constante com a qual podemos contar neste mundo que criamos em conjunto, o lugar aonde pensamos viver, é a mudança.
No início do ano passado, ocorreu-me o seguinte: a "mudança" necessária para que vejamos o mundo de forma diferente [lembram da lição de ontem, 21/jan?] não é um estado para ser obtido, ou perseguido e alcançado em muitas vidas. No tempo. Pode-se [é possível!] consegui-la instantânea e imediatamente. Num piscar de olhos.
Ela depende apenas de uma decisão. Depende de se buscar um estado de atenção permanente a nós mesmos. Ao que somos e ao que vivemos, e ao que criamos a partir do que somos, ou seja, a partir do estado de atenção. Ao que sentimos em nosso contato particular com o mundo que criamos e recriamos a cada instante, a cada nova informação, a cada experiência nova. É um estado de "iluminação" constante e permanente que se pode, sim, alcançar pela consciência de que não há, a consciência de que não existe um estado diferente daquele que vivemos agora. A consciência de que, como diz, uma antiga canção: "tudo está no seu lugar, graças a Deus". O tempo inteiro. Agora e sempre.
Assim, não precisamos nos preocupar muito com o que vemos [projeção de nossos desejos no mundo] porque, se prestarmos bastante atenção ao que se passa internamente em nós durante a maior parte de nossos dias, havemos de concordar com a ideia expressa pelo exercício do UCEM para este dia 22 de janeiro, que diz: O que vejo é uma forma de vingança.
Alguém quer comentar a respeito. Por favor. À vontade.

3 comentários:

  1. Querido Moises,
    Quero apenas comentar agora que voce está "beginning" o ano , muito moderno , e eu achei o máximo !!!
    Vá em frente .... super bjo elica.

    ResponderExcluir
  2. Moisés,
    Iniciativa que permite compartilhar com mais pessoas o conhecimento do Curso em Milagres, pessoas que não conseguem participar do grupo de estudos.
    Que Deus com seu amor e luz esteja em cada palavra. Obrigada
    Bete, Vila Mariana, São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Queridas Elyca e Elizabete, que bom vocês se manifestarem. Quem sabe a gente possa estender as conversas dos encontros e aprender novas lições a partir deste espaço.
    Obrigado por sua manifestação.
    Comentem, perguntem, contestem, contribuam sempre, por favor. A ideia é que o espaço seja de todos.
    Abraços.

    ResponderExcluir