quarta-feira, 19 de abril de 2017

Viver a paz interna para ver o mundo todo em paz


LIÇÃO 109

Eu descanso em Deus.

1. Pedimos descanso hoje, e uma tranquilidade inabalável pelas aparências do mundo. Pedimos paz e serenidade em meio a todo o distúrbio nascido de sonhos de desarmonia. Pedimos segurança e felicidade, embora pareçamos olhar para o perigo e para a tristeza. E temos o pensamento que atenderá nossa solicitação com aquilo que pedimos.

2. "Eu descanso em Deus." Este pensamento te trará o descanso e a calma, a paz e a serenidade, e a segurança e a felicidade que buscas. "Eu descanso em Deus." Este pensamento tem poder para despertar a verdade adormecida em ti, cuja visão percebe além das aparências esta mesma verdade em todos e em tudo o que existe. Eis aqui o fim do sofrimento para o mundo inteiro e para cada um dos que vieram alguma vez e dos que ainda virão para se demorar algum tempo. Eis aqui o pensamento no qual o Filho de Deus nasce novamente para reconhecer a si mesmo.

3. "Eu descanso em Deus." Inteiramente arrojado, este pensamento te acompanhará através das tempestades e das disputas, além da tristeza e da dor, além da perda e da morte e adiante, até a segurança de Deus. Não há nenhum sofrimento que ele não possa curar. Não há nenhum problema que ele não possa resolver. E nenhuma aparência deixará de se voltar para a verdade diante de teus olhos, tu, que descansas em Deus.

4. Este é o dia da paz. Tu descansas em Deus e, enquanto o mundo é dilacerado pelos ventos do ódio, teu descanso permanece completamente sereno. Teu descanso é o da verdade. Aparências não podem te tocar. Tu chamas a todos para se reunirem a ti em teu descanso e eles te ouvirão e virão a ti porque descansas em Deus. Eles não ouvirão outra voz a não ser a tua porque deste tua voz a Deus e agora descansas n'Ele e permites que Ele fale por teu intermédio.

5. N'Ele não tens cuidados e preocupações, ou fardo, ou ansiedade, ou dor, ou medo do futuro ou arrependimento do passado. Tu descansas na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem te tocar, pois teu descanso não pode absolutamente mudar nunca de modo algum. Tu descansas hoje. E, ao fechares os olhos, mergulhas na serenidade. Deixa que estes períodos de descanso e pausa reassegurem para a tua mente que as fantasias desvairadas dela eram apenas os sonhos febris que acabaram. Deixa que ela silencie e aceite sua cura com gratidão. Sonhos amedrontadores não virão mais, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para te soltares dos sonhos e deslizar para a paz.

6. Cada hora em que descansares hoje, uma mente cansada se torna alegre de repente, um pássaro de asas quebradas começa a cantar, um rio seco há muito tempo flui mais uma vez. O mundo nasce de novo cada vez que descansares e lembrares a cada hora que vieste para trazer a paz de Deus ao mundo, para que ele possa descansar junto contigo.

7. Com cada cinco minutos que dedicares ao descanso hoje, o mundo fica mais próximo do despertar. E o tempo em que o descanso será a única coisa a existir chega mais perto de todas as mentes fatigadas e cansadas, exaustas demais agora para seguirem seu caminho sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio começar a fluir de novo, com a esperança renascida e a energia restabelecida para caminhar com passos leves ao longo da estrada que, de repente, parece fácil enquanto elas seguem.

8. Tu descansas na paz de Deus hoje e, do teu descanso, chamas por teus irmãos para levá-los junto contigo a seu descanso. Tu serás fiel a tua confiança hoje, não esquecendo de nenhum, trazendo todos para o interior de teu ilimitado círculo de paz, o santuário sagrado onde descansas. Abre as portas do templo e deixa que eles venham desde o outro lado do mundo, e de perto também; teus irmãos distantes e teus amigos mais íntimos; convida-os todos a entrarem aqui e a descansarem contigo.

9. Tu descansas na paz de Deus hoje, tranquilo e sem medo. Cada irmão vem para ter seu descanso e para oferecê-lo a ti. Juntos, descansaremos aqui, pois assim nosso descanso se torna completo e o que damos hoje já recebemos. O tempo não é o guardião do que damos hoje. Nós damos àqueles que não nasceram e ao preteridos, a cada Pensamento de Deus e à Mente na qual estes Pensamentos nasceram e aonde descansam. E nós nos lembramos de seu lugar de descanso cada vez que dissermos a nós mesmos: "Eu descanso em Deus".

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 109

"Eu descanso em Deus."

Na verdade, quando nos damos ao trabalho e ao direito de ficar em paz e desfrutar da alegria, que é perceber a vida o tempo todo como a manifestação do divino em nós mesmos e em tudo o que nos cerca, e no mundo inteiro, podemos de fato descansar em Deus.

É o que vamos fazer com as práticas da lição de hoje, que começa assim:

Pedimos descanso hoje, e uma tranquilidade inabalável pelas aparências do mundo. Pedimos paz e serenidade em meio a todo o distúrbio nascido de sonhos de desarmonia. Pedimos segurança e felicidade, embora pareçamos olhar para o perigo e para a tristeza. E temos o pensamento que atenderá nossa solicitação com aquilo que pedimos.

Qual é este pensamento?

Eu descanso em Deus.

Conhecem, lembram, as frases da técnica do ho'oponopono com que podemos nos ligar ao divino de forma instantânea e imediata a qualquer momento? 

Sinto muito.
Me perdoa, por favor.
Obrigado.
Eu te amo.


Dizer isso, repetir estas pequenas frases, tem o mesmo efeito e faz o mesmo bem que faz repetir vezes sem conta "eu descanso em Deus". Pois isso nos faz lembrar, ainda que não necessariamente de forma consciente, de que vivemos e nos movemos em Deus e de que não há nada que precisemos fazer para consertar o mundo, para mudar nenhuma das coisas que percebemos, nem nenhuma pessoa com quem convivemos. Tudo o que precisamos fazer é buscar mudar nosso modo de ver.

A lição continua:

"Eu descanso em Deus." Este pensamento te trará o descanso e a calma, a paz e a serenidade, e a segurança e a felicidade que buscas. "Eu descanso em Deus." Este pensamento tem poder para despertar a verdade adormecida em ti, cuja visão percebe além das aparências esta mesma verdade em todos e em tudo o que existe. Eis aqui o fim do sofrimento para o mundo inteiro e para cada um dos que vieram alguma vez e dos que ainda virão para se demorar algum tempo. Eis aqui o pensamento no qual o Filho de Deus nasce novamente para reconhecer a si mesmo. 

Eu descanso em Deus.

A repetição desta ideia vai nos levar a um estado mental que nos aproxima do espírito em nós. Mesmo quando não estivermos cientes de que precisamos desta ligação. Mesmo que não saibamos por que razão estamos intranquilos, inquietos, inseguros ou amedrontados. Mesmo que aparentemente não haja nenhuma razão para o menor desconforto que sintamos, vale repetir "eu descanso em Deus". Tudo se acalma, se aquieta, em instantes.

Ou como diz a lição:

"Eu descanso em Deus." Inteiramente arrojado, este pensamento te acompanhará através das tempestades e das disputas, além da tristeza e da dor, além da perda e da morte e adiante, até a segurança de Deus. Não há nenhum sofrimento que ele não possa curar. Não há nenhum problema que ele não possa resolver. E nenhuma aparência deixará de se voltar para a verdade diante de teus olhos, tu, que descansas em Deus.

É esta ideia que vai aliviar todas as nossas tensões e nos liberar de quaisquer preocupações, pressas, medo. Não há nenhuma urgência para nada, em nenhum momento. A não ser quando nos deixamos envolver pelas orientações do falso eu, o ego. Sempre podemos nos acalmar e experimentar a paz de Deus, e andar pelo mundo com ela a nos orientar e guiar pelos caminhos que escolhemos trilhar.

Hoje descansamos em Deus, e ficamos em paz com nossa consciência. Hoje e sempre descansamos em Deus, se fizermos e buscarmos fazer tudo o que fazemos inspirados pelo que somos na verdade. Para tanto, basta que aceitemos o desafio de trazer à consciência a verdade a que se refere a ideia que praticamos neste dia.

Fazendo isto podemos ficar tranquilos e dizer confiantes, com a lição:

Este é o dia da paz. Tu descansas em Deus e, enquanto o mundo é dilacerado pelos ventos do ódio, teu descanso permanece completamente sereno. Teu descanso é o da verdade. Aparências não podem te tocar. Tu chamas a todos para se reunirem a ti em teu descanso e eles te ouvirão e virão a ti porque descansas em Deus. Eles não ouvirão outra voz a não ser a tua porque deste tua voz a Deus e agora descansas n'Ele e permites que Ele fale por teu intermédio. 

Eu descanso em Deus.

Dizer isto me dá a mesma paz que Jesus ofereceu a seus discípulos e a todos os que ouviram no tempo em que viveu sua experiência da ilusão de estar em um corpo. Uma paz que não é deste mundo, mas que, ainda assim, pacifica e serena as mentes que pensam que sua realidade está no mundo.

A que outra paz podemos aspirar, se descansar em Deus nos coloca em contato com aquilo que sempre fomos, somos e vamos continuar a ser eternamente? Esta ideia pode - e de fato, se praticada da maneira que o Curso orienta -, nos livrar de toda pressa, de toda urgência e nos permitir fazer nossa caminhada tranquilamente com passos leves e serenos, pois é a paz de Deus que habita em nós que nos guia.

Ou, dito de outra forma, como a lição diz:

N'Ele não tens cuidados e preocupações, ou fardo, ou ansiedade, ou dor, ou medo do futuro ou arrependimento do passado. Tu descansas na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem te tocar, pois teu descanso não pode absolutamente mudar nunca de modo algum. Tu descansas hoje. E, ao fechares os olhos, mergulhas na serenidade. Deixa que estes períodos de descanso e pausa reassegurem para a tua mente que as fantasias desvairadas dela eram apenas os sonhos febris que acabaram. Deixa que ela silencie e aceite sua cura com gratidão. Sonhos amedrontadores não virão mais, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para te soltares dos sonhos e deslizar para a paz.

Não é isso o que mais queremos? Não é só isso que aspiramos viver? Não é só para experimentar um pouco de paz e de tranquilidade que, equivocados muitas vezes, inconscientes e inconsequentes na maior parte do tempo, nos dedicamos a fazer tudo o que fazemos? Haverá algum sentido para nossa vida, se não formos capazes de descansar em Deus? Como viver a alegria, se não conseguimos descansar em Deus?

Eu descanso em Deus.

É esta a ideia que traz consigo o milagre de nos devolver ao contato com o Ser que Deus criou, que nunca nos abandonou e que é - e continua a ser - o que somos na verdade. Precisamos dela hoje e precisamos praticá-la, pois:

Cada hora em que descansares hoje, uma mente cansada se torna alegre de repente, um pássaro de asas quebradas começa a cantar, um rio seco há muito tempo flui mais uma vez. O mundo nasce de novo cada vez que descansares e lembrares a cada hora que vieste para trazer a paz de Deus ao mundo, para que ele possa descansar junto contigo.

E mais:

Com cada cinco minutos que dedicares ao descanso hoje, o mundo fica mais próximo do despertar. E o tempo em que o descanso será a única coisa a existir chega mais perto de todas as mentes fatigadas e cansadas, exaustas demais agora para seguirem seu caminho sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio começar a fluir de novo, com a esperança renascida e a energia restabelecida para caminhar com passos leves ao longo da estrada que, de repente, parece fácil enquanto elas seguem.

Tu descansas na paz de Deus hoje e, do teu descanso, chamas por teus irmãos para levá-los a seu descanso junto contigo. Tu serás fiel a tua confiança hoje, não esquecendo de nenhum, trazendo todos para o interior de teu ilimitado círculo de paz, o santuário sagrado onde descansas. Abre as portas do templo e deixa que eles venham desde o outro lado do mundo, e de perto também; teus irmãos distantes e teus amigos mais íntimos; convida-os todos a entrarem aqui e a descansarem contigo.

Tu descansas na paz de Deus hoje, tranquilo e sem medo. Cada irmão vem para ter seu descanso e para oferecê-lo a ti. Descansaremos juntos aqui, pois assim nosso descanso se torna completo e o que damos hoje já recebemos. O tempo não é o guardião do que damos hoje. Nós damos àqueles que não nasceram e ao preteridos, a cada Pensamento de Deus e à Mente na qual estes Pensamentos nasceram e aonde descansam. E nós nos lembramos de seu lugar de descanso cada vez que dissermos a nós mesmos: "Eu descanso em Deus".

Descansados, calmos e serenos podemos olhar para um mundo em paz. É nossa função carregar conosco, em nós, esta paz. É nossa função dividi-la, compartilhá-la com todos e oferecê-la ao mundo inteiro, para que todos possam descansar em Deus, enquanto buscam, assim como nós, cumprir sua função neste mundo. 

Eu descanso em Deus.

Hoje e sempre, a contar de hoje, de agora.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário