sexta-feira, 7 de abril de 2017

Como chegar à comunicação perfeita com o Ser


LIÇÃO 97

Eu sou espírito.

1. A ideia de hoje te identifica com teu Ser único. Ela não aceita nenhuma identidade dividida, nem tenta combinar fatores opostos em unidade. Ela simplesmente declara a verdade. Pratica esta verdade hoje tantas vezes quanto puderes, pois ela levará tua mente do conflito aos campos serenos da paz. Nenhum arrepio de medo pode vir ao pensamento, pois tua mente, ao abandonar as ilusões de uma identidade dividida, está perdoada da loucura.

2. Declaramos mais uma vez a verdade a respeito de teu Ser, o Filho santo de Deus Que descansa em ti, cuja mente foi restituída à sanidade. Tu és o espírito dotado amorosamente de todo o Amor de teu Pai e de paz e de alegria. Tu és o espírito que O completa a Si Mesmo e compartilha a função d'Ele como Criador. Ele está sempre contigo e tu estás com Ele.

3. Hoje tentamos trazer a realidade ainda mais perto de tua mente. Cada vez que praticares, a consciência é trazida pelo menos um pouco mais perto; algumas vezes poupa-se mil anos ou mais. Os minutos que dás se multiplicam muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele. A salvação é um milagre, o primeiro e o último; o primeiro que é o último, pois ele é único.

4. Tu és o espírito em cuja mente habita o milagre no qual todo o tempo para; o milagre no qual um minuto gasto na utilização destas ideias se torna um tempo que não tem nenhum limite e que não tem fim. Dá, por isto, estes minutos de boa vontade e conta com Aquele Que prometeu depositar a intemporalidade ao lado deles. Ele oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele necessita hoje, para te ajudar a compreender com Ele que és o espirito que habita n'Ele e que chama, por meio de Sua Voz, todas as coisas vivas; oferece Sua visão a todos que pedem; substitui o erro pela simples verdade.

5. O Espírito Santo ficará contente em tomar cinco minutos de cada hora das tuas mãos e carregá-los por este mundo que sofre, em que a dor e a infelicidade parecem reinar. Ele não ignorará nem sequer uma única mente aberta que queira aceitar as dádivas curadoras que eles trazem, e Ele as depositará em todos os lugares em que Ele sabe que elas serão bem-vindas. E elas aumentarão em poder curador cada vez que alguém as aceitar como seus pensamentos e as usar para curar.

6. Deste modo cada dádiva a Ele será multiplicada mil vezes e dez mil vezes mais. E, quando ela te for devolvida, ultrapassará em força a pequena dádiva tanto quanto a radiância do sol ultrapassa o diminuto lampejo que um vaga-lume faz por um momento incerto e que se extingue. O brilho estável desta luz permanece e te conduz para fora das trevas, e não serás capaz de esquecer o caminho outra vez.

7. Começa estes exercícios felizes com as palavras que o Espírito Santo te diz e deixa que elas ecoem por todo o mundo por intermédio d'Ele:

Eu sou espírito, um Filho de Deus, livre de todos os limites, seguro
e curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.

Manifestada por teu intermédio, o Espírito Santo aceitará esta dádiva que recebeste d'Ele, aumentará seu poder e a devolverá a ti.

8. Oferece a Ele alegremente cada período de prática hoje. E ele falará contigo, lembrando-te de que és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e teu Ser. Escuta, esperando Sua garantia cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa que Ele diga a tua mente que elas são verdadeiras. Usa-as contra a tentação e escapa de suas tristes consequências, se cederes à crença de que és alguma coisa diferente. O Espírito Santo te dá paz hoje. Recebe Suas palavras e oferece-as a Ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 97

"Eu sou espírito."

A única ideia que pode nos pôr diretamente em contato com o Ser único que somos, em e com Deus, em harmonia com tudo o que existe, é esta que praticamos hoje. A única ideia que pode nos fazer acreditar que nossa salvação e, por extensão, a salvação do mundo, vem de nosso Ser único. A única ideia que pode nos levar para muito mais perto da verdade a respeito do que somos, contrariando tudo aquilo que o mundo do ego quer que acreditemos acerca de nós mesmos e de nossa função nele. 

Como a própria lição diz:

A ideia de hoje te identifica com teu Ser único. Ela não aceita nenhuma identidade dividida, nem tenta combinar fatores opostos em unidade. Ela simplesmente declara a verdade. Pratica esta verdade hoje tantas vezes quanto puderes, pois ela levará tua mente do conflito aos campos serenos da paz. Nenhum arrepio de medo pode vir ao pensamento, pois tua mente, ao abandonar as ilusões de uma identidade dividida, está perdoada da loucura.

As práticas de hoje põem, mais uma vez, a nossa disposição o melhor instrumento de que podemos nos valer para varrer de nossa mente, de uma vez por todas, todos os conceitos e imagens equivocadas de nós mesmos, que oferece o sistema de pensamento do ego [o falso eu], que se baseia nas necessidades de um ser separado de Deus, um ser que não existe, nem pode existir.  O ego é apenas uma ideia, uma imagem equivocada de nós mesmos, que se apresenta quando nos acreditamos separados da Fonte.

Na Fonte, para a Fonte, a verdade a meu respeito é que:

Eu sou espírito.

É isto que fazemos em sintonia com  o que a lição nos pede para fazermos com as práticas de hoje:

Declaramos mais uma vez a verdade a respeito de teu Ser, o Filho santo de Deus Que descansa em ti, cuja mente foi restituída à sanidade. Tu és o espírito dotado amorosamente de todo o Amor de teu Pai e de paz e de alegria. Tu és o espírito que O completa a Si Mesmo e compartilha a função d'Ele como Criador. Ele está sempre contigo e tu estás com Ele.

Neste dia, com a verdade eterna que a lição oferece, a partir da ideia que praticamos, entramos em contato com a verdade acerca de nós mesmos. Aprendemos, hoje, de que modo a aceitar a orientação de Deus por meio do Espírito Santo, a Voz por Deus, em nós mesmos. São as práticas da lição de hoje que vão nos levar a reconhecer, compreender, aceitar - porque compreender é aceitar - e acolher em nossa mente o Ser único que somos, que cada um de nós é na Unidade. O Ser único, que é o que somos, não tem nada a ver com a forma, ou com a imagem que fazemos de nós mesmos.

Eu sou espírito. 

A lição de hoje traz em si a ideia que pode nos ajudar a compreender que aquele "eu" que procura já é o Deus que procura, já é o Ser único que busca. Que o Espírito que procura é sempre Aquele Espírito que encontra, que já encontrou aquilo que nunca foi perdido. Porque não há como perder o que somos. A essência, a luz que somos é eterna. Não há como forçar Deus a mostrar Sua Face, uma vez que Sua Face é minha Face Original. Ou como o próprio Curso diz: já és - sempre foste e sempre serás - aquilo que buscas.

É isto que as práticas nos proporcionam hoje:

Hoje tentamos trazer a realidade ainda mais perto de tua mente. Cada vez que praticares, a consciência é trazida pelo menos um pouco mais perto; algumas vezes poupa-se mil anos ou mais. Os minutos que dás se multiplicam muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele. A salvação é um milagre, o primeiro e o último; o primeiro que é o último, pois ele é único.

Eu sou espírito.

Nada do que vejo, nada do que penso, nada do que acredito existir como forma é real ou tem, para a verdade, qualquer significado. É isto que preciso aprender para poder entrar em contato com a realidade a meu respeito, para poder me encontrar na harmonia que é meu direito por herança na unidade com Deus. É a verdade acerca do que sou que vai me dar a paz e a alegria, completas e perfeitas, que são a Vontade de Deus para mim e que é também a minha vontade.

É isto que a lição de hoje ensina a respeito do que sou:

Tu és o espírito em cuja mente habita o milagre no qual todo o tempo para; o milagre no qual um minuto gasto na utilização destas ideias se torna um tempo que não tem nenhum limite e que não tem fim. Dá, por isto, estes minutos de boa vontade e conta com Aquele Que prometeu depositar a intemporalidade ao lado deles. Ele oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele necessita hoje, para te ajudar a compreender com Ele que és o espirito que habita n'Ele e que chama, por meio de Sua Voz, todas as coisas vivas; oferece Sua visão a todos que pedem; substitui o erro pela simples verdade.

A partir daquilo que sou, basta que eu dedique toda a minha atenção às orientações que a lição dá para as práticas e, sem sombra de dúvida, vou experimentar, ainda que, inicialmente, por um breve instante, a comunicação perfeita com o Ser, com o espírito que sou, com o divino que mora em mim, para abandonar toda e qualquer ilusão que se interponha entre meu Ser único e Deus.

Às práticas?

Um comentário:

  1. Moises, ao tentar a prática que você propôs, percebi que deixava passar situações ou pessoas que haviam despertado em mim raiva, irritação etc. Até tinha a sensação que nada disso havia ocorrido. Então, usei a técnica usada por alguns profissionais, de colocar um elástico no braço e ao entrar em contato com essa questão, puxar o elástico. Isso me fez perceber quantas vezes isso acontecia. Principalmente com situações na televisão, com políticos, nas ruas, no face, etc. Estou praticando e, ás vezes tenho resistências de afirmar: " tu és como Deus te criou "

    ResponderExcluir