domingo, 9 de abril de 2017

Ficar em contato com a felicidade é nossa função


LIÇÃO 99

A salvação é minha única função aqui.

1. Salvação e perdão são a mesma coisa. Ambos pressupõem que algo saiu errado, alguma coisa da qual é preciso ser salvo, perdoado; algo errado que necessita de mudança corretiva, alguma coisa separada ou diferente da Vontade de Deus. Deste modo, ambos os termos pressupõem uma coisa impossível mas que, não obstante, aconteceu, tendo por consequência um estado de conflito percebido entre o que existe e o que nunca poderia existir.

2. Agora, verdade e ilusão são iguais, pois ambas aconteceram. O impossível vem a ser a coisa pela qual precisas perdão, salvação. Agora, a salvação se torna a fronteira entre a verdade e a ilusão. Ela reflete a verdade porque é o meio pelo qual podes escapar das ilusões. No entanto, ela ainda não é a verdade porque ela desfaz o que nunca foi feito.

3. Como poderia, de alguma forma, haver um ponto de convergência em que se pode conciliar terra e Céu dentro de uma mente em que ambos existem? A mente que vê ilusões pensa que elas são reais. Elas existem no sentido de que são pensamentos. E, no entanto, elas não são reais porque a mente que tem estes pensamentos está separada de Deus.

4. O que une a mente e os pensamentos separados à Mente e aos Pensamentos que são um só para sempre? Que plano poderia manter inviolada a verdade, apesar de reconhecer a necessidade que as ilusões trazem e oferecer o meio pelo qual elas se desfazem sem ataque e sem nenhum toque de dor? O que, a não ser um Pensamento de Deus, poderia ser este plano, pelo qual se ignora o que nunca foi feito e se esquecem os pecados que nunca foram reais?

5. O Espírito Santo mantém este plano de Deus exatamente como o recebeu d'Ele dentro da Mente de Deus e em tua própria mente. Ele está separado do tempo pelo fato de que sua Fonte é intemporal. No entanto, ele opera no tempo em razão de tua crença de que o tempo é real. Inabalável, o Espírito Santo olha para o que vês; para o pecado e a dor e a morte, para a angústia e a separação e a perda. Mas Ele sabe que uma única coisa ainda tem de ser verdadeira, Deus ainda é Amor e esta não é a Vontade d'Ele.

6. Este é o Pensamento que traz as ilusões à verdade e as vê como aparências atrás das quais está o imutável e o certo. Este é o Pensamento que salva e que perdoa, porque não deposita nenhuma fé naquilo que não é criado pela única Fonte que conhece. Este é o Pensamento cuja função é salvar por te dar a função dele como a tua própria. A salvação é tua função com Aquele a Quem o plano foi dado. Agora tu estás encarregado deste plano juntamente com Ele. Ele tem apenas uma resposta para as aparências, independente de sua forma, seu tamanho, sua profundidade ou qualquer característica que elas pareçam ter:

A salvação é minha única função aqui.
Deus ainda é Amor e esta não é a Vontade d'Ele.

7. Tu, que ainda farás milagres, certifica-te de praticar bem a ideia para hoje. Tenta perceber a força naquilo que dizes, pois estas são palavras nas quais está tua liberdade. Teu Pai te ama. Todo o mundo de dor não é Vontade d'Ele. Perdoa a ti mesmo pelo pensamento de que Ele quis isto para ti. Deixa, então, que o Pensamento com o qual Ele substitui todos os teus erros penetre nos lugares sombrios de tua mente que teve os pensamentos que nunca foram a Vontade d'Ele.

8. Esta parte pertence a Deus, assim como o resto. Ela não tem seus pensamentos solitários e os torna reais ao escondê-los d'Ele. Deixa a luz entrar e não verás nenhum obstáculo para aquilo que Ele quer para ti. Revela teus segredos para Sua luz benigna e vê quão radiante esta luz ainda brilha em ti.

9. Pratica o Pensamento d'Ele hoje e deixa que Sua luz descubra e ilumine todos os pontos sombrios e brilhe através deles para uni los ao resto. É a Vontade de Deus que tua mente seja uma só com a d'Ele. É a Vontade de Deus que Ele tenha um único Filho. É a Vontade de Deus que tu sejas Seu único Filho. Pensa nestas coisas ao praticares hoje e começa a lição que aprendemos hoje com esta instrução no caminho da verdade:

A salvação é minha única função aqui.
Salvação e perdão são a mesma coisa.

Em seguida, volta-te para Aquele Que compartilha tua função aqui e deixa que Ele te ensine o que precisas aprender para deixar todo o medo de lado e conhecer teu Ser como o Amor que não tem nenhum oposto em ti.

10. Perdoa todos os pensamentos que querem contrariar a verdade de tua completude, unidade e paz. Tu não podes perder as dádivas que teu Pai te deu. Tu não queres ser outro ser. Tu não tens nenhuma função que não seja de Deus. Perdoa a ti mesmo pelo que pensas que fizeste. Perdão e salvação são a mesma coisa. Perdoa o que fazes e estás salvo.

11. Há uma mensagem especial para hoje que tem o poder de eliminar todas as formas de dúvida e de medo de tua mente para sempre. Se fores tentado a acreditar que elas são verdadeiras, lembra-te de que aparências não podem se opor à verdade que estas palavras poderosas contêm:

A salvação é minha única função aqui.
Deus ainda é Amor e isto não é Vontade d'Ele.

12. Tua única função te diz que tu és único. Lembra-te disto entre os momentos em que dás cinco minutos para serem partilhados com Aquele Que compartilha o plano de Deus contigo. Lembra-te:

A salvação é minha única função aqui.

Deste modo depositas o perdão em tua mente e permites que todo o medo seja posto de lado tranquilamente, a fim de que o amor possa achar seu lugar legítimo em ti e te mostrar que tu és o Filho de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 99

"A salvação é minha única função aqui."

Eis aqui, com esta lição, mais uma oportunidade para aprendermos qual é nossa função neste mundo. A única que temos. E o que é salvação?

É a lição que explica, para começar:

Salvação e perdão são a mesma coisa. Ambos pressupõem que algo saiu errado, alguma coisa da qual é preciso ser salvo, perdoado; algo errado que necessita de mudança corretiva, alguma coisa separada ou diferente da Vontade de Deus. Deste modo, ambos os termos pressupõem uma coisa impossível mas que, não obstante, aconteceu, tendo por consequência um estado de conflito percebido entre o que existe e o que nunca poderia existir.

O que pode ter saído errado? Aquilo de que falamos antes, o mundo, desde que aparentemente chegamos aqui, prepara nosso condicionamento ao sistema de pensamento do ego, para que nos ocupemos apenas de tudo o que se refere à ilusão, com o objetivo de nos afastar da verdade a respeito do que somos.

Se não nos damos tempo para voltar o olhar para o interior de nós mesmos, dificilmente vamos perceber que estamos, na ilusão, nos afastando cada vez mais da alegria, da felicidade e da paz de espírito, acossados que somos pelos compromissos com as coisas do mundo.

A salvação é minha única função aqui.

Mais dia, menos dia, quando menos esperarmos vamos ver se tornar verdadeiro o que a lição diz:

Agora, verdade e ilusão são iguais, pois ambas aconteceram. O impossível vem a ser a coisa pela qual precisas perdão, salvação. Agora, a salvação se torna a fronteira entre a verdade e a ilusão. Ela reflete a verdade porque é o meio pelo qual podes escapar das ilusões. No entanto, ela ainda não é a verdade porque ela desfaz o que nunca foi feito.

A salvação não é a verdade porque só desfaz o que nunca foi feito. É importante levar isso em conta. Pois nada daquilo que fazemos, ou pensamos fazer, tem nada a ver com a realidade. É nossa mente dividida que nos faz pensar que podemos mudar alguma coisa no que somos. Não podemos. Tudo o que podemos fazer é apenas reconhecer que vivemos um sonho. Uma ilusão que não parece ter fim. E queremos ver realidade no sonho. 

A salvação é minha única função aqui.

A lição continua:

Como poderia, de alguma forma, haver um ponto de convergência em que se pode conciliar terra e Céu dentro de uma mente em que ambos existem? A mente que vê ilusões pensa que elas são reais. Elas existem no sentido de que são pensamentos. E, no entanto, elas não são reais porque a mente que tem estes pensamentos está separada de Deus.

O que une a mente e os pensamentos separados à Mente e aos Pensamentos que são um só para sempre? Que plano poderia manter inviolada a verdade, apesar de reconhecer a necessidade que as ilusões trazem e oferecer o meio pelo qual elas se desfazem sem ataque e sem nenhum toque de dor? O que, a não ser um Pensamento de Deus, poderia ser este plano, pelo qual se ignora o que nunca foi feito e se esquecem os pecados que nunca foram reais?

Não estamos separados de Deus. É impossível que fiquemos separados d'Ele. Não existimos separados d'Ele. Não existe nada separado d'Ele. Ele é que sou. Tudo o que Deus tem é meu.

Ao aceitar meu papel no plano de Deus para a salvação, assumi um compromisso de buscar ouvir a Voz por Deus. E é o Espírito Santo em mim que vai me orientar e me guiar na direção da verdade, a meu próprio respeito, a respeito da realidade e de Deus: a única Realidade.

Na prática:

O Espírito Santo mantém este plano de Deus exatamente como o recebeu d'Ele dentro da Mente de Deus e em tua própria mente. Ele está separado do tempo pelo fato de que sua Fonte é intemporal. No entanto, ele opera no tempo em razão de tua crença de que o tempo é real. Inabalável, o Espírito Santo olha para o que vês; para o pecado e a dor e a morte, para a angústia e a separação e a perda. Mas Ele sabe que uma única coisa ainda tem de ser verdadeira, Deus ainda é Amor e esta não é a Vontade d'Ele.

Este é o Pensamento que traz as ilusões à verdade e as vê como aparências atrás das quais está o imutável e o certo. Este é o Pensamento que salva e que perdoa, porque não deposita nenhuma fé naquilo que não é criado pela única Fonte que conhece. Este é o Pensamento cuja função é salvar por te dar a função dele como a tua própria. A salvação é tua função com Aquele a Quem o plano foi dado. 

Quando nos pensamos separados de Deus, esquecemos de que, na verdade, estamos em casa em Deus, "sonhando com o exílio". Esquecemos que somos perfeitamente capazes de despertar para a realidade. Mas isso depende de nossa decisão. E o Curso diz que vamos nos lembrar da unidade no instante em que a desejarmos totalmente.

A lição nos desafia a praticar para que o plano se realize assim:

Agora tu estás encarregado deste plano juntamente com Ele. Ele tem apenas uma resposta para as aparências, independente de sua forma, seu tamanho, sua profundidade ou qualquer característica que elas pareçam ter:

A salvação é minha única função aqui.
Deus ainda é Amor e esta não é a Vontade d'Ele.

É isto que precisamos praticar de forma sincera e honesta, acreditando nas palavras que traduzem a verdade eterna da lição, que ensina qual é a única função que nos cabe cumprir neste mundo. E a lição pede que pratiquemos bem a ideia de hoje. Que tentemos perceber a força que há naquilo que dizemos:

... pois estas são palavras nas quais está tua liberdade. Teu Pai te ama. Todo o mundo de dor não é Vontade d'Ele. Perdoa a ti mesmo pelo pensamento de que Ele quis isto para ti. Deixa, então, que o Pensamento com o qual Ele substitui todos os teus erros penetre nos lugares sombrios de tua mente que teve os pensamentos que nunca foram a Vontade d'Ele.

Esta parte pertence a Deus, assim como o resto. Ela não tem seus pensamentos solitários e os torna reais ao escondê-los d'Ele. Deixa a luz entrar e não verás nenhum obstáculo para aquilo que Ele quer para ti. Revela teus segredos para Sua luz benigna e vê quão radiante esta luz ainda brilha em ti.

Voltemos, pois, toda a nossa atenção às instruções que a lição dá acerca do modo de praticar e busquemos fazer com que as palavras que dizemos soem verdadeiras para transformar nossa experiência neste mundo em uma experiência do Céu. Isto é possível, se reconhecermos e aceitarmos que:

A salvação é minha única função aqui. 

Pratiquemos, então, para compreender claramente que cumprir nossa função significa entrar em contato com a felicidade, ficar em contato com a alegria e com a paz, condições naturais do Filho de Deus. Para conseguir isso, é necessário aprendermos a oferecer apenas o perdão, a nós mesmos, a todos e a tudo no mundo e ao próprio mundo. Ao fazermos isto, também oferecemos e recebemos a salvação, para nós mesmos e para o mundo inteiro. 

Às práticas? 

OBSERVAÇÃO: 

Caros, caras, cara Cida,

A respeito de seu comentário na lição do último dia 7, a partir da proposta que fiz para tentarmos, a cada momento em que nos encontrássemos com alguém em uma situação que nos perturbasse, olhar para a pessoa e dizer: " tu és como Deus te criou", como sugeria uma lição anterior.

O que você experimentou é típicamente normal de todos nós que andamos pelo mundo feito robôs, "zumbis", mortos-vivos, a reagir a qualquer situação de forma impensada, esquecidos que estamos do que somos. E de que ainda somos como Deus nos criou.

Isso, este viver de forma automática, é mais uma das estratégias, ou das artimanhas, do ego - o falso eu -, o impostor que pensamos que vive a nossa vida. É óbvio que ele não quer que tenhamos consciência, ou que cheguemos à consciência de que, na verdade, ele, o ego, não existe, que não precisamos dele, senão, enquanto ainda vivemos a experiência da forma e dos sentidos, para a função utilitária, que ele pode oferecer, que é nos servir de veículo de locomoção, ou de veículo de comunicação, atendendo às necessidades que temos de ir daqui para ali, ou de entrar em contato com qualquer pessoa com quem tenhamos interesse de conversar, ou de realizar alguma ação.

Então, é claro, que sempre que possível o ego vai nos fazer evitar a consciência de que estamos deixando passar esta ou aquela mágoa, esta ou aquela sensação, para que não possamos despertar da letargia a que ele quer que nos acostumemos.

Foi exatamente a partir da consciência de que na maior parte do tempo vivemos esquecidos daquilo que somos na verdade, e daquilo que nosso próximo é conosco, que propus as práticas, exatamente como é a proposta de que façamos uma lição por dia. Para que despertemos para o que somos. Para que não nos deixemos enganar por aquilo que o mundo do ego quer que acreditemos.

Obrigado por comentar e por continuar conosco compartilhando sua prática, Cida.

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário