segunda-feira, 3 de abril de 2017

Chegar-se à consciência? Atenção e compromisso!


LIÇÃO 93

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.

1. Tu pensas ser o lar do mal, das trevas e do pecado. Pensas que, se alguém pudesse perceber a verdade acerca de ti, ficaria repugnado e fugiria de ti como de uma cobra venenosa. Pensas que, se aquilo que é a verdade acerca de ti te fosse revelado, serias acometido de um horror tão intenso que te precipitarias para a morte pela tua própria mão, por ser impossível continuar a viver depois de ver isso.

2. Estas são crenças estabelecidas de forma tão firme que é difícil te ajudar a perceber que elas estão embasadas no nada. Que cometes erros, é óbvio. Que procuras a salvação de maneiras estranhas; que estás enganado, que enganas e tens medo de fantasias tolas e de sonhos perversos; e que reverencias ídolos feitos de pó -, tudo isto é verdadeiro de acordo com o que acreditas agora.

3. Hoje, vamos questionar isto, não a partir do ponto de vista daquilo que pensas, mas a partir de um ponto de referência muito diferente, a partir do qual tais pensamentos inúteis não têm significado. Estes pensamentos não estão de acordo com a Vontade de Deus. Ele não compartilha contigo estas crenças bizarras. Isto é suficiente para provar que eles estão errados, mas tu não percebes que isto é verdade.

4. Por que não ficarias em êxtase ao te ser assegurado que todo o mal que pensas que fizeste nunca foi feito, que todos os teus pecados não são nada, que és tão puro e santo quanto foste criado e que a luz e a alegria e a paz habitam em ti? Tua imagem de ti mesmo não pode se opor à Vontade de Deus. Tu pensas que isto é a morte, mas é a vida. Pensas que estás destruído, mas estás salvo.

5. O ser que fizeste não é o Filho de Deus. Por isto, este ser absolutamente não existe. E qualquer coisa que ele pareça fazer e pensar não significa nada. Ele não é nem ruim, nem bom. Ele é irreal, e nada mais do que isso. Ele não luta com o Filho de Deus. Ele não o fere, nem ataca sua paz. Ele não muda a criação nem transforma a inocência eterna em pecado e o amor em ódio. Que força pode possuir este ser que fizeste, se ele contradiria a Vontade de Deus?

6. Tua inocência é garantida por Deus. Isto tem de ser repetido vezes sem conta até ser aceito. É verdade. Tua inocência é garantida por Deus. Nada pode tocá-la ou mudar aquilo que Deus criou eterno. O ser que fizeste, mau e pecador, não tem significado. Tua inocência é garantida por Deus e a luz e a alegria e a paz habitam em ti.

7. A salvação pede apenas a aceitação de um único pensamento: - tu és como Deus te criou, não o que fizeste de ti mesmo. Seja qual for o mal que possas pensar que fizeste, tu és como Deus te criou. Sejam quais forem os erros que cometeste, a verdade acerca de ti é imutável. A criação é eterna e inalterável. Tua inocência é garantida por Deus. Tu és e serás para sempre exatamente como foste criado. A luz e a alegria e a paz habitam em ti porque Deus as colocou aí.

8. Em nosso períodos de exercícios mais longos hoje, que seriam mais proveitosos se feitos nos primeiros cinco minutos de cada hora de vigília, começa declarando a verdade acerca de tua criação:

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.
Minha inocência é garantida por Deus.

Em seguida, descarta tuas auto-imagens tolas e passa o resto do período de prática tentando experimentar o que Deus te dá, em lugar daquilo que decretas para ti mesmo.

9. Tu és aquilo que Deus criou ou aquilo que fizeste. Um único Ser é verdadeiro; o outro não existe. Tenta experimentar a unidade de teu único Ser. Tenta compreender o significado da Santidade d'Ele e do amor a partir do qual Ele foi criado. Tenta não atrapalhar o Ser que Deus criou como tu, escondendo Sua grandeza atrás dos ídolos minúsculos do mal e do pecado que fazes para substituí-Lo. Permite que Ele venha para aquilo que Lhe é Próprio. Eis-te aqui; Tu és Isto. E a luz e a alegria e a paz habitam em ti porque isto é verdade.

10. Tu podes não estar disposto ou até mesmo não ser capaz de utilizar os primeiros cinco minutos de cada hora para estes exercícios. Contudo, tenta fazê-lo quando puderes. Lembra-te ao menos de repetir estes pensamentos a cada hora:

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.
Minha inocência é garantida por Deus.

Em seguida, tenta dedicar pelo menos cerca de um minuto para fechar os olhos e perceber claramente que isto é uma declaração da verdade a teu respeito.

11. Se surgir uma situação que pareça ser perturbadora, dissipa rapidamente a ilusão do medo repetindo estes pensamentos mais uma vez. Se fores tentado a ficar com raiva de alguém, dize-lhe silenciosamente:

A luz e a alegria e a paz habitam em ti.
Tua inocência é garantida por Deus.

Hoje, podes fazer muito pela salvação do mundo. Hoje, podes fazer muito para te aproximar do papel que Deus estabelece para ti na salvação. E podes fazer muito, hoje, para trazer a tua mente a convicção de que a ideia para o dia é, de fato, verdadeira.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 93

"A luz e a alegria e a paz habitam em mim."

É possível acreditares que:

és "o lar do mal, das trevas e do pecado"? Acreditares que "se alguém pudesse perceber a verdade acerca de ti, ficaria repugnado e fugiria de ti como de uma cobra venenosa"? Pensares que, "se aquilo que é a verdade acerca de ti te fosse revelado, serias acometido de um horror tão intenso que te precipitarias para a morte pela tua própria mão, por ser impossível continuar a viver depois de ver isso"?

Se acreditas de fato nisto, que é o que o mundo, via sistema de pensamento do ego, ensina, então acreditas, sem sombra de dúvida, que estás separado de Deus. E te acreditas dividido, no mínimo, em dois seres: um propenso ao mal, outro com a mirada no bem.

No entanto, como ensina a lição:

Estas são crenças estabelecidas de forma tão firme que é difícil te ajudar a perceber que elas estão embasadas no nada. Que cometes erros, é óbvio. Que procuras a salvação de maneiras estranhas; que estás enganado, que enganas e tens medo de fantasias tolas e de sonhos perversos; e que reverencias ídolos feitos de pó -, tudo isto é verdadeiro de acordo com o que acreditas agora.

Não obstante, "a luz e a alegria e a paz habitam" em ti. Basta que questiones as crenças que fundamentam tua vida, tua experiência neste mundo até o momento presente, para que um pouco de luz se faça e comeces a vislumbrar a verdade a teu respeito. 

Como a lição orienta:

Hoje, vamos questionar isto, não a partir do ponto de vista daquilo que pensas, mas a partir de um ponto de referência muito diferente, a partir do qual tais pensamentos inúteis não têm significado. Estes pensamentos não estão de acordo com a Vontade de Deus. Ele não compartilha contigo estas crenças bizarras. Isto é suficiente para provar que eles estão errados, mas tu não percebes que isto é verdade.

E por quê? Porque ainda insistes em dar ouvidos ao ego, ao mundo, que te diz que há muitos problemas se apresentando no mundo, no país em que vives, nos países vizinhos do teu, e nos países distantes de todos os lugares do mundo, que o planeta está sendo devastado, que a violência está ficando cada vez pior, que as guerras não vão acabar nunca, que a pobreza e a fome e as doenças estão dizimando milhões de pessoas todos os dias, os problemas políticos e de corrupção no lugar onde vives e também em muitos outros - na maioria, quem sabe - lugares do mundo estão se agravando cada vez mais, os conflitos raciais e o ódio estão se espalhando, o fundamentalismo religioso está tornando cada vez maior o número de vítimas, e por aí vai.

O que faz com que isso tudo pareça real para ti? Teus pensamentos equivocados. O fato de acreditares que tal coisa é possível. Tua resistência à verdade de que este mundo é apenas sonho e ilusão e de que é apenas uma projeção do caos que trazes em teu interior. O fato de ainda acreditares que há alguma coisa de valor no mundo pela qual vale a pena lutar. Isto é engano. É auto-engano! Nenhuma luta vale a pena.

Aí a lição pergunta:

Por que não ficarias em êxtase ao te ser assegurado que todo o mal que pensas que fizeste nunca foi feito, que todos os teus pecados não são nada, que és tão puro e santo quanto foste criado e que a luz e a alegria e a paz habitam em ti? 

E ela mesma responde:

Tua imagem de ti mesmo não pode se opor à Vontade de Deus. Tu pensas que isto é a morte, mas é a vida. Pensas que estás destruído, mas estás salvo.


A luz e a alegria e a paz habitam em mim.

E habitam em ti e habitam em todos nós, na medida em que temos consciência de nossa unidade com Deus. Na medida em que buscamos cumprir a parte que nos cabe no plano de Deus para a salvação, que é o único que funcionará, como já vimos.

Mas para isso precisamos das práticas. Precisamos descobrir que a divisão que pensamos existir em nós mesmos não é verdadeira. A imagem que fazemos de nós mesmos é apenas parte do sonho e não dura mais do que um instante quando confrontada com a verdade acerca do que somos em Deus, com Ele.

É a continuação da lição que afirma:

O ser que fizeste não é o Filho de Deus. Por isto, este ser absolutamente não existe. E qualquer coisa que ele pareça fazer e pensar não significa nada. Ele não é nem ruim, nem bom. Ele é irreal, e nada mais do que isso. Ele não luta com o Filho de Deus. Ele não o fere, nem ataca sua paz. Ele não muda a criação nem transforma a inocência eterna em pecado e o amor em ódio. Que força pode possuir este ser que fizeste, se ele contradiria a Vontade de Deus?

O ser que fizeste não existe... Ele não é o Filho de Deus. Não foi criado à imagem e semelhança de Deus. Foi feito num sonho em que pensaste poder ficar separado de Deus, de tua Fonte. Não podes! Não é possível. Não existe Deus e tu e eu... Não! Tudo o que existe é Deus. E Deus só cria a Sua imagem e semelhança.

O que podes ser então? O que pensas que Deus teria a dizer a respeito do que és, do que é Seu Filho?

Tua inocência é garantida por Deus. Isto tem de ser repetido vezes sem conta até ser aceito. É verdade. Tua inocência é garantida por Deus. Nada pode tocá-la ou mudar aquilo que Deus criou eterno. O ser que fizeste, mau e pecador, não tem significado. Tua inocência é garantida por Deus e a luz e a alegria e a paz habitam em ti.

A salvação pede apenas a aceitação de um único pensamento: - tu és como Deus te criou, não o que fizeste de ti mesmo. Seja qual for o mal que possas pensar que fizeste, tu és como Deus te criou. Sejam quais forem os erros que cometeste, a verdade acerca de ti é imutável. A criação é eterna e inalterável. Tua inocência é garantida por Deus. Tu és e serás para sempre exatamente como foste criado. A luz e a alegria e a paz habitam em ti porque Deus as colocou aí.

Tua inteira atenção e teu compromisso total com as orientações que a lição oferece para as práticas são essenciais para que experimentes a consciência da Presença de Deus em teu dia. Para que essa Presença te acompanhe e abra teus caminhos ao longo do dia, ao longo de toda a tua vida. Para que saibas interiormente a verdade a teu respeito a partir do que a lição ensina:

Tu és aquilo que Deus criou ou aquilo que fizeste. Um único Ser é verdadeiro; o outro não existe. Tenta experimentar a unidade de teu único Ser. Tenta compreender o significado da Santidade d'Ele e do amor a partir do qual Ele foi criado. Tenta não atrapalhar o Ser que Deus criou como tu, escondendo Sua grandeza atrás dos ídolos minúsculos do mal e do pecado que fazes para substituí-Lo. Permite que Ele venha para aquilo que Lhe é Próprio. Eis-te aqui; Tu és Isto. E a luz e a alegria e a paz habitam em ti porque isto é verdade.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário