quarta-feira, 12 de abril de 2017

Aceitar nossa condição natural é viver só a alegria


LIÇÃO 102

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

1. Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento compra alguma coisa para ti e ainda podes acreditar que ele compra o que tu queres para ti. Mas agora esta crença está certamente abalada, pelo menos o suficiente para permitir que a questiones e para que suspeites que ela realmente não faz sentido. Ela ainda não desapareceu, mas faltam-lhe as raízes que outrora a ligavam firmemente à escuridão e escondiam os lugares secretos de tua mente.

2. Hoje tentamos afrouxar ainda mais seu controle enfraquecido e perceber de forma clara que a dor é sem sentido, não tem uma razão e não tem nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente nada. Ela não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece não existe, como ela mesma. És escravo do nada. Liberta-te hoje para te unires à Vontade feliz de Deus.

3. Continuaremos, por vários dias, a dedicar nossos períodos de prática a exercícios planejados para te ajudar a alcançar a felicidade que a Vontade de Deus colocou em ti. Aqui é o teu lar e aqui está tua segurança. Aqui está tua paz e aqui não existe nenhum medo. Aqui está a salvação. Aqui, enfim, está o descanso.

4. Começa teus períodos de prática hoje com esta aceitação da Vontade de Deus para ti:

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade
para mim e a aceito agora como minha função.

Em seguida, busca esta função no fundo de tua mente, pois ela está lá, esperando apenas tua escolha. Não podes deixar de encontrá-la, quando aprenderes que ela é tua escolha e que compartilhas a Vontade de Deus.

5. Sê feliz, pois tua única função aqui é a felicidade. Tu não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destas pausas de cinco minutos a cada hora, para com frequência hoje para dizer a ti mesmo que agora aceitas a felicidade como tua única função. E fica certo de que, ao fazê-lo, te unes à Vontade de Deus.

*

COMENTÁRIO: 

Explorando a LIÇÃO 102

"Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim."

Compartilho? Compartilhas? Compartilhamos? Quem, dentre nós, de fato, compartilha? Quem, dentre nós, de verdade, se acha merecedor da felicidade plena, perfeita, completa, para se viver todos os dias? Quem, dentre nós, se considera capaz de ser feliz de forma constante, dia a dia? Ou não é fato que a maioria de nós não tem coragem de se declarar feliz, mesmo quando se sente assim?

Vale também, mais uma vez, repetir todas as perguntas que fiz no comentário à lição de ontem. Para que pensemos, para nos impormos uma reflexão. Não é bem verdade que se, de fato, compartilhássemos a Vontade de Deus de felicidade perfeita para nós, seríamos todos felizes o tempo inteiro?

Quem dentre nós, neste mundo, se considera feliz o tempo todo? Na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na dor, no sofrimento, na pobreza e na riqueza, na presença da morte? Quem? Algum de nós conhece alguém que...?

Quando não estamos vivendo a alegria inteiramente, diz o Curso, já nos afastamos da condição natural de filhos de Deus e experimentamos os resultados da crença na separação. Mas já paramos para observar de modo nos sentimos a maior parte do tempo? Ou estamos tão assoberbados pelas "tarefas e obrigações" do mundo do ego que não nos sobra tempo para um instante de quietude para nos voltarmos para Deus, como recomenda o Curso?

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

A lição que praticamos hoje traz mais uma oportunidade de escolhermos de modo diferente, de tomarmos a decisão de ver de modo diferente, de reconhecer que ainda somos como Deus nos criou, e de aceitar que a Vontade d'Ele e a nossa são a mesma: a felicidade perfeita.

Ela começa por nos chamar a atenção para o fato de que:

Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento compra alguma coisa para ti e ainda podes acreditar que ele compra o que tu queres para ti. Mas agora esta crença está certamente abalada, pelo menos o suficiente para permitir que a questiones e para que suspeites que ela realmente não faz sentido. Ela ainda não desapareceu, mas faltam-lhe as raízes que outrora a ligavam firmemente à escuridão e escondiam os lugares secretos de tua mente.

Ninguém quer sofrer. Por que, em geral, a maioria de nós sofre, então? Não será pelo fato de que ainda não nos decidimos verdadeiramente a abandonar a crença na separação? Não será porque ainda acreditamos que o mundo, este mundo que é pura ilusão, pode nos dar alguma coisa que dure para sempre, que ele tenha alguma coisa que possa nos trazer a felicidade?

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

O mundo, este mundo em que aparentemente vivemos todos nós a experiência de corpos e dos sentidos, não foi criado por Deus. Por mais incrível que isto pareça, esta ideia é fundamental para se entender o ensinamento do Curso. Este é um mundo criado, melhor seria dizer inventado, pelo ego - aquela imagem falsa que fazemos de nós mesmos -, desde o momento em que ele se acreditou separado de Deus. E, para provar sua existência, o ego precisa que acreditemos no valor do corpo, no valor do mundo, no valor do sacrifício, da dor, do medo, da culpa e do julgamento.

Não é bem isso que a lição pede que pratiquemos, quando nos aconselha a tentarmos afrouxar ainda mais o controle da crença no sofrimento e na dor? Vejamos:

Hoje tentamos afrouxar ainda mais seu controle enfraquecido e perceber de forma clara que a dor é sem sentido, não tem uma razão e não tem nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente nada. Ela não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece não existe, como ela mesma. És escravo do nada. Liberta-te hoje para te unires à Vontade feliz de Deus.

As orientações que a lição traz em seguida servem para conduzir nossas práticas, neste e nos próximos dias, na direção da felicidade que Deus quer para nós. Por isso é importante afirmar sempre que possível, sempre que lembrarmos:

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

É também importante que nos lembremos de que nossa função e nossa felicidade são a mesma coisa. É por esta razão também que a lição termina por nos dizer:

Sê feliz, pois tua única função aqui é a felicidade. Tu não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destas pausas de cinco minutos a cada hora, para com frequência hoje para dizer a ti mesmo que agora aceitas a felicidade como tua única função. E fica certo de que, ao fazê-lo, te unes à Vontade de Deus.

Afinal, como o Curso pergunta a certa altura, "o que queres: ter razão ou ser feliz"? Como sabemos, pelos resultados que temos e pelas experiências que se apresentam a nós dia após dia, distraídos de nós mesmos e vivendo o transe das escolhas mundanas que o sistema de pensamento do ego nos oferece, buscamos ter razão, mesmo, às vezes, às custas de nossa alegria, de nossa felicidade e de nossa paz.

Não será isto um exemplo de insanidade?

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

Aceitemos a verdade eterna que há nas palavras que a lição nos oferece para as práticas hoje. Preparemo-nos para receber o milagre que ela reserva a cada um de nós, renunciando à dor, ao sofrimento, ao sacrifício e a tudo o que nos oferece o ego que só quer nossa morte.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário