terça-feira, 18 de abril de 2017

Queres mesmo corrigir todos os erros de tua mente?


LIÇÃO 108

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

1. A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois ela concilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz exceto a solução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados em um único conceito que é inteiramente verdadeiro? Mesmo este desaparecerá, porque o Pensamento por detrás dele aparecerá como uma alternativa para tomar seu lugar. E agora tu ficas em paz para sempre, pois o sonho acaba assim.

2. A luz verdadeira que torna possível a visão não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que se tornou tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E, deste modo, o que é o mesmo é visto como único, enquanto que aquilo que não é o mesmo permanece não percebido, pois não existe.

3. Esta é a luz que não apresenta nenhum oposto e a visão, por estar curada, tem poder para curar. Esta é a luz que leva tua paz de espírito a outras mentes, para compartilhá-la e ficar contente que elas sejam uma só contigo e consigo mesmas. Esta é a luz que cura porque ela traz a única percepção, baseada em um único ponto de referência, do qual um só significado emerge.

4. Nisto, vê-se dar e receber como aspectos diferentes de um único Pensamento cuja verdade não depende do que se vê como primeiro, nem do que parece estar em segundo lugar. Nisto, compreende-se que ambos acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser íntegro. E nesta compreensão está a base sobre a qual se conciliam todos os opostos, porque eles são percebidos a partir do mesmo ponto de referência que unifica este Pensamento.

5. Um único Pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isto é o mesmo que dizer que uma única correção será suficiente para todas as correções, ou que perdoar inteiramente a um único irmão é suficiente para levar a salvação a todas as mentes. Pois estes são apenas casos especiais de uma única lei que se aplica a todos os tipos de aprendizado, se eles forem orientados por Aquele Que conhece a verdade.

6. Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem particular utilidade porque é algo que pode ser posto à prova muito facilmente, e ser percebido como verdadeiro. E quando este caso particular prova que sempre funciona, em qualquer circunstância em que seja posto à prova, o pensamento por detrás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de visão dual. E, a partir daí, ele se estenderá para chegar, finalmente, ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

7. Hoje, praticamos o caso específico de dar e receber. Usaremos esta lição simples a respeito do óbvio porque ela traz resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje tentaremos oferecer a paz a todos para ver quão rapidamente a paz volta para nós. Luz é tranquilidade e nesta paz a visão nos é dada e podemos ver.

8. Então, começamos os períodos de prática com a instrução para hoje e dizemos:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.
Eu vou receber o que estou dando agora.

Em seguida, fecha os olhos e pensa durante cinco minutos no que queres oferecer a todos para que seja teu. Poderias, por exemplo, dizer:

Ofereço serenidade a todos.
Ofereço paz de espírito a todos.
Ofereço mansidão a todos.

9. Dize cada uma destas frases lentamente e, em seguida, para, e espera para receber a dádiva que ofereceste. E ela virá para ti na medida em que a deste. Vais descobrir que tens o retorno exato, pois é isto que pediste. Também pode ser útil pensar em alguém a quem oferecer tuas dádivas. Ele representa os outros e, por intermédio dele, dás a todos.

10. Nossa lição muito simples para hoje te ensinará muito. Causa e efeito serão muito melhor compreendidos deste momento em diante e vamos avançar muito mais rápido agora. Pensa nos exercícios para hoje como avanços rápidos em teu aprendizado, que se torna ainda mais rápido e mais seguro cada vez que dizes, "Dar e receber são a mesma coisa na verdade".

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 108

"Dar e receber são a mesma coisa na verdade." 

Repito o comentário feito a esta lição em anos passados, inclusive repetindo a pergunta do título da postagem, por acreditar que ambos são pertinentes e podem nos ajudar tanto na reflexão a respeito das ideias para as práticas, quanto para nos ajudar a tomar posição em relação a tudo o que acontece em nossas vidas, quer no que se refere a nossas experiências de indivíduos, quer no que se refere a nossas experiências de cidadãos do mundo que participam do coletivo de uma sociedade, mesmo com a consciência de que tudo o que nossos sentidos percebem - nossa percepção - é apenas a ilusão. 

Vamos, pois, à lição:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Eis aí o grande desafio da lição de hoje, que pode, se aceito, nos dar a visão e permitir que vejamos a luz. Ou melhor, dizendo como a lição diz:

A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois ela concilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz exceto a solução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados em um único conceito que é inteiramente verdadeiro? Mesmo este desaparecerá, porque o Pensamento por detrás dele aparecerá como uma alternativa para tomar seu lugar. E agora tu ficas em paz para sempre, pois o sonho acaba assim.

A ideia que praticamos hoje "concilia todos os opostos aparentes". Isto é, reconhecer a verdade que há na lição de hoje e na ideia que praticamos, aceitá-la e pô-la em prática vai nos dar a paz que dura para sempre, pois ela permite que todas as ilusões que se baseiam em opostos desapareçam.

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Não é consolador, reconfortante, tranquilizador, saber que dar é a mesma coisa que receber? Isto elimina a crença na separação, pois, como vamos ver daqui a pouco, só posso dar a mim mesmo. Do mesmo modo, só posso receber de mim mesmo. Por quê? Porque não existe nada fora de mim, conforme o Curso ensina. Isto é ver. É isto que traz a luz em que podemos ver verdadeiramente.

Ou como a diz a lição:

A luz verdadeira que torna possível a visão não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que se tornou tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E, deste modo, o que é o mesmo é visto como único, enquanto que aquilo que não é o mesmo permanece não percebido, pois não existe.

Vivemos, mesmo que não tenhamos a percepção disso, na unidade, em Deus. Movemo-nos n'Ele. Tudo o que existe de fato existe n'Ele. Só n'Ele vemos a luz, a força, o amor, a alegria, a felicidade e a paz. É em nosso estado natural de graça que podemos nos perceber e sentir filhos de Deus. Ou, como o Curso diz, "um Filho de Deus só é feliz quando sabe que está com Deus... porque [Deus] é o seu lugar". Viver a partir disto também é viver na luz.

Continuando com a lição:

Esta é a luz que não apresenta nenhum oposto e a visão, por estar curada, tem poder para curar. Esta é a luz que leva tua paz de espírito a outras mentes, para compartilhá-la e ficar contente que elas sejam uma só contigo e consigo mesmas. Esta é a luz que cura porque ela traz a única percepção, baseada em um único ponto de referência, do qual um só significado emerge.

Como dizia um amigo, que, como costuma dizer Rolando Boldrin, viajou fora do combinado, ou ficou encantado, no dizer de Guimarães Rosa, "a luz cura tudo", pois é só a luz que existe. Tudo o que vemos ou tocamos é luz solidificada. É, pois, na luz que vamos perceber de forma clara que:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Pois dar a quem, se não há nada fora de mim? Receber de quem, se não há ninguém fora de mim, pedir, pois, a quem?

Esta ideia, como sabemos, é crucial para invertermos a crença do mundo segundo a qual perdemos tudo aquilo que damos, não é mesmo? Ela também serve para que eliminemos de forma cabal e definitiva esta distorção perceptiva, na qual se baseiam todas as negociações e relacionamentos especiais do mundo, isto é, todos aqueles relacionamentos que se baseiam no sistema de pensamento do ego, o falso eu. E serve também para nos livrar de todo e qualquer medo da perda ou da escassez.

À luz do que a lição nos oferece hoje:

... vê-se dar e receber como aspectos diferentes de um único Pensamento cuja verdade não depende do que se vê como primeiro, nem do que parece estar em segundo lugar... compreende-se que ambos [dar e receber] acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser íntegro. E nesta compreensão está a base sobre a qual se conciliam todos os opostos, porque eles são percebidos a partir do mesmo ponto de referência que unifica este Pensamento.

É esta ideia que, praticada de modo honesto e sincero, e aplicada a nossa experiência diária, vai nos dar os meios para nos libertarmos de todo e qualquer apego, ao nos oferecer a base e o fundamento para acreditarmos que, na verdade, só temos de fato aquilo que damos. O que é o mesmo que dizer:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Mais ainda, dar e receber são, como a lição diz, apenas "aspectos diferentes de um único Pensamento". Um Pensamento para o qual não existe ordem de dificuldades, pois sua verdade não depende daquilo que se vê, aparentemente, por primeiro, nem do que parece vir em segundo, terceiro, e assim por diante, É, pois, a partir deste Pensamento único que podemos deixar de ter qualquer preocupação com o que parece que temos ou com o que parece que não temos [na verdade, o Curso ensina que só temos, de fato, aquilo que damos]. 

O Pensamento, portanto, este Pensamento único, nos permite, então, perceber que temos tudo. E que, por isso, podemos dar tudo, sem qualquer receio de perda, de escassez, de ficar sem alguma coisa. Seja qualquer coisa, pois tudo o que dermos é o que vamos receber de volta. Multiplicado vezes sem conta.

O que queres? Pensa a respeito disso por um instante. E lembra-te de que só te falta aquilo que não dás.

E que Pensamento único é este e para que Ele server? É a lição que explica:

Um único Pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isto é o mesmo que dizer que uma única correção será suficiente para todas as correções, ou que perdoar inteiramente a um único irmão é suficiente para levar a salvação a todas as mentes. Pois estes são apenas casos especiais de uma única lei que se aplica a todos os tipos de aprendizado, se eles forem orientados por Aquele Que conhece a verdade.

E mais:

Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem particular utilidade porque é algo que pode ser posto à prova muito facilmente, e ser percebido como verdadeiro. E quando este caso particular prova que sempre funciona, em qualquer circunstância em que seja posto à prova, o pensamento por detrás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de visão dual. E, a partir daí, ele se estenderá para chegar, finalmente, ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

E como se põe isto à prova? Ora, simples, simples. Basta experimentar oferecer a alguém aquilo que queres receber. Qual é o teu desejo mais profundo? Paz, amor, alegria, sucesso, dinheiro, felicidade..., seja o que for, experimenta dar a outro aquilo que escolheres como o mais importante. Nem vai ser preciso esperar muito para perceberes que aquilo que deste é o que vai bater a tua porta - tudo aquilo que procuras te procura. Mas, atenção, isto também vale para aquelas coisas que classificas como negativas. Se as ofereceres, com certeza é o que receberás em abundância do mesmo modo.

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

É isto que praticamos com a lição de hoje. Vejamos:

Hoje, praticamos o caso específico de dar e receber. Usaremos esta lição simples a respeito do óbvio porque ela traz resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje tentaremos oferecer a paz a todos para ver quão rapidamente a paz volta para nós. Luz é tranquilidade e nesta paz a visão nos é dada e podemos ver.

O restante da lição traz as instruções específicas a respeito da forma de praticar. Se nos pusermos atentos e buscarmos seguir as orientações que recebemos para as práticas, vamos, com certeza, obter de forma rápida, tranquila e segura, a comprovação da verdade que há por detrás das palavras que a lição oferece hoje e será mais fácil reconhecer o milagre que ela nos dá e o aceitaremos prontamente porque acolhemos a verdade e sabemos que a verdade corrige todos os erros em nossas mentes.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário