quarta-feira, 5 de abril de 2017

Crucial é a vontade de nos unirmos à Consciência


LIÇÃO 95

Eu sou um Ser único, unido ao meu Criador.

1. A ideia de hoje te descreve com precisão do modo como Deus te criou. Tu és único em ti mesmo e único com Ele. A unidade de toda a criação é tua. Tua perfeita unidade torna impossível a mudança em ti. Tu não aceitas isto, e deixas de perceber de forma clara que isto tem de ser verdade, apenas porque acreditas que já mudaste a ti mesmo.

2. Tu te vês como uma paródia da criação de Deus; fraco, perverso, feio e pecador, desgraçado e assaltado pela dor. Esta é tua versão de ti mesmo; um ser dividido em muitas partes antagônicas, separadas de Deus e presas minimamente por seu autor excêntrico e imprevisível para quem rezas. Ele não ouve tuas preces porque é surdo. Ele não vê a unidade em ti, porque é cego. Ele não compreende que és o Filho de Deus, porque é inconsciente e não compreende nada.

3. Hoje, tentaremos ficar conscientes apenas daquilo que pode ouvir e ver, e daquilo que é perfeitamente compreensível. Mais uma vez vamos orientar nossos exercícios para alcançar teu Ser único, que está unido a Seu Criador. Com paciência e esperança tentamos novamente hoje.

4. O uso dos primeiros cinco minutos de cada hora de vigília para a prática da ideia para o dia oferece vantagens especiais no estágio de aprendizado em que te encontras no momento. É difícil, a esta altura, não deixar que tua mente divague, se ela empreender uma prática prolongada. Agora certamente já te deste conta disto. Percebes o tamanho de tua falta de disciplina mental e o tamanho de tua necessidade de treinamento da mente. É necessário que fiques ciente disto, pois isto é, de fato, um obstáculo a teu progresso.

5. Períodos de prática frequentes, mas mais breves, te oferecem outras vantagens neste momento. Além de reconheceres tuas dificuldades em relação a uma atenção prolongada, também tens de ter notado que, a menos que sejas lembrado com frequência de teu objetivo, tendes a te esquecer dele por longos períodos de tempo. Deixas de lembrar muitas vezes das aplicações mais breves da ideia para o dia e ainda não criaste o hábito de usar a ideia como uma resposta automática à tentação.

6. Por isto, neste momento, é necessário para ti uma estrutura, planejada para incluir lembretes frequentes de tua meta e tentativas regulares para alcançá-la. A regularidade em termos de tempo não é o requisito ideal para a forma mais benéfica de prática da salvação. Entretanto, a regularidade é vantajosa para aqueles cuja motivação é inconstante e que permanecem fortemente protegidos contra o aprendizado.

7. Por esta razão, vamos manter o período de prática de cinco minutos por hora por algum tempo e recomendar com insistência que omitas o menor número possível deles. Será particularmente útil usar os primeiros cinco minutos da hora, uma vez que isto impõe uma estrutura mais estável. Não uses, porém, teus lapsos neste horário como uma desculpa para não voltar a ele mais uma vez assim que puderes. É bem provável que haja uma tentação de considerar perdido o dia porque já deixaste de fazer o que se pede. Isto, no entanto, tem apenas de ser reconhecido pelo que é, uma recusa em permitir que teus erros sejam corrigidos e uma falta de vontade para tentar de novo.

8. O Espírito Santo não Se atrasa em Seu ensinamento por teus erros. Ele só pode ser detido por tua falta de vontade de abandoná-los. Por isto, vamos nos decidir, particularmente durante a próxima semana ou tanto, a ficar dispostos a nos perdoarmos por nossos lapsos no empenho e por nossas falhas em seguir as instruções para as práticas da ideia do dia. Esta tolerância para com a fraqueza nos capacitará a ignorá-la, em lugar de lhe dar poder para atrasar nosso aprendizado. Se lhe dermos poder para fazer isto, nós a consideraremos força e confundiremos força com fraqueza.

9. Quando deixas de cumprir os requisitos deste curso, cometes um erro simplesmente. Isto pede correção e nada mais. Permitir que um erro perdure é cometer erros adicionais baseados no primeiro, que o reforçam. É este processo que tem de ser abandonado, pois ele não é senão outro modo com que defenderias as ilusões da verdade.

10. Abandona todos estes erros reconhecendo-os pelo que são. Eles são tentativas de te manter inconsciente de que és um Ser único, unido a teu Criador, em unidade com cada aspecto da criação e ilimitado em poder e em paz. Esta é a verdade, e nada mais é verdadeiro. Hoje, afirmaremos esta verdade mais uma vez e tentaremos alcançar o lugar em ti no qual não há nenhuma dúvida de que só isto é verdadeiro.

11. Começa os períodos de prática hoje com esta garantia oferecida a tua mente com toda a certeza que podes dar:

Eu sou um Ser único, unido ao meu Criador, em unidade
com cada aspecto da criação e ilimitado em poder e em paz.

Em seguida, fecha os olhos e dize a ti mesmo mais uma vez, lentamente e de modo refletido, tentando permitir que o significado das palavras penetre profundamente em tua mente, substituindo ideias falsas:

Eu sou um Ser único.

Repete isto várias vezes e, depois, tenta ter consciência do significado que as palavras carregam.

12. Tu és um Ser único, em harmonia e seguro na luz e na alegria e na paz. Tu és o Filho de Deus, um Ser único, com um único Criador e um só objetivo: levar a consciência desta unidade para todas as mentes, para que a criação verdadeira possa estender a totalidade e a unidade de Deus. Tu és um Ser único, perfeito e curado e íntegro, com poder para erguer o véu da escuridão do mundo e deixar que a luz em ti seja bem-sucedida em ensinar ao mundo a verdade a teu próprio respeito.

13. Tu és um Ser único, em perfeita harmonia com tudo o que existe e com tudo o que existirá. Tu és um Ser único, o Filho santo de Deus, unido aos teus irmão neste Ser, unido a teu Pai e à Vontade d'Ele. Sente este Ser único em ti e deixa que Ele desfaça todas as tuas ilusões e todas as tuas dúvidas com Seu brilho. Este é teu Ser, o Filho do Próprio Deus, inocente como Seu Criador, com Sua força dentro de ti e com Seu Amor para sempre teu. Tu és um Ser único e te é dado experimentar este Ser dentro de ti e expulsar todas as tuas ilusões da Mente única que é este Ser, a verdade santa em ti.

14. Não te esqueças hoje. Nós precisamos de tua ajuda; de tua pequena parte para levar a felicidade ao mundo inteiro. E o Céu olha para ti confiante em que tentarás hoje. Compartilha, então, sua certeza, porque ela é tua. Sê vigilante. Não te esqueças hoje. Não te esqueças de tua meta do início ao fim do dia. Repete a ideia de hoje com a maior frequência possível e compreende que cada vez que o fazes, alguém ouve a voz da esperança, o estímulo da verdade em sua mente, o suave sussurro das asas da paz.

15. Teu próprio reconhecimento de que és um Ser único, unido a teu Pai, é um chamado ao mundo inteiro para estar em unidade contigo. Certifica-te de oferecer a promessa da ideia de hoje a cada um que encontrares hoje, dizendo-lhe:

Tu és um Ser único comigo, unido ao nosso Criador neste
Ser. Eu te louvo por causa d'Aquilo Que sou e d'Aquilo
Que Ele é, Que nos ama igualmente como a Um Só.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 95

"Eu sou um Ser único, unido ao meu Criador."

O desafio que a lição nos reserva, mais uma vez, para hoje está diretamente relacionado à questão da crença na separação, que, como já vimos, é o único problema que precisamos resolver. Livres deste problema que, na verdade, já está resolvido, como vimos também há alguns dias, acabam-se todos os conflitos e podemos viver em paz a alegria que é conhecer nossa verdadeira Identidade. E experimentar também o milagre que as práticas com esta ideia nos reserva.

A lição começa de forma muito clara:

A ideia de hoje te descreve com precisão do modo como Deus te criou. Tu és único em ti mesmo e único com Ele. A unidade de toda a criação é tua. Tua perfeita unidade torna impossível a mudança em ti. Tu não aceitas isto, e deixas de perceber de forma clara que isto tem de ser verdade, apenas porque acreditas que já mudaste a ti mesmo.

Há razão para se duvidar disso? E se buscássemos viver a partir do que a lição diz? Nem que fosse só por um dia. Já se imaginaram vivendo um dia inteiro com a certeza de que somos um Ser único e de que estamos unidos ao nosso Criador, que tudo o que Ele tem também nos pertence, e que, por isso, nada pode nos faltar?

E a lição prossegue:

Tu te vês como uma paródia da criação de Deus; fraco, perverso, feio e pecador, desgraçado e assaltado pela dor. Esta é tua versão de ti mesmo; um ser dividido em muitas partes antagônicas, separadas de Deus e presas minimamente por seu autor excêntrico e imprevisível para quem rezas. Ele não ouve tuas preces porque é surdo. Ele não vê a unidade em ti, porque é cego. Ele não compreende que és o Filho de Deus, porque é inconsciente e não compreende nada.

Não é assim que nos vemos, com uns raros lampejos de luz em que vislumbramos algo além da auto-imagem equivocada que fazemos de nós mesmos e de todos aqueles que habitam este mundo conosco? Mas a verdade eterna que a lição quer revelar é que: 

Eu sou um Ser único, unido ao meu Criador.

Eu sou a luz do mundo, cuja função no plano de Deus para a salvação é perdoar este mesmo mundo. E por quê? Porque só perdoando o mundo por minha percepção equivocada é que vou conseguir me perdoar. E o perdão vai me devolver a pureza, a inocência na qual fui criado e que não posso macular com nada do que eu fizer.

Mesmo que eu pense que sou a imagem que fiz de mim, a verdade a meu respeito virá à tona, mais dia, menos dia, para mim. Pois, ainda sou como Deus me criou. E é só acreditando nesta ideia que posso ver a luz a meu próprio respeito, que posso me ver com um Ser único, unido ao meu Criador.

É para chegarmos a isso que a lição nos pede que pratiquemos. Assim:

Hoje, tentaremos ficar conscientes apenas daquilo que pode ouvir e ver, e daquilo que é perfeitamente compreensível. Mais uma vez vamos orientar nossos exercícios para alcançar teu Ser único, que está unido a Seu Criador. Com paciência e esperança tentamos novamente hoje.

Como fazer isso? Seguindo com atenção todas as orientações que a lição oferece. E certos de que mesmo que nos esqueçamos de um período de prática, continuamos a ser como Deus nos criou e nossa unidade com o Criador não fica prejudicada.

O mais importante, o vital, o crucial, eu diria, é a nossa vontade de unir nossa consciência de nós mesmos à Consciência de Deus, para que experimentemos a unidade com o Criador, de Quem nunca nos separamos. Aí o milagre que nos reserva a lição de hoje em suas práticas.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário