domingo, 16 de abril de 2017

Ouvir a verdade que brota no fundo de nós mesmos


LIÇÃO 106

Que eu me aquiete e escute a verdade.

1. Se estiveres disposto a deixar de lado a voz do ego, por mais alto que ela pareça chamar; se estiveres disposto a não aceitar suas dádivas mesquinhas que não dão nada que realmente queiras; se estiveres disposto a ouvir com uma mente aberta, que não te diz o que a salvação é; então, ouvirás a Voz poderosa da verdade, serena em poder, forte em tranquilidade e absolutamente correta em Suas mensagens.

2. Escuta e ouve teu Pai te falar por meio da Voz que Ele designou, que silencia o alarido do sem significado e mostra o caminho para a paz àqueles que não podem ver. Aquieta-te hoje e escuta a verdade. Não te deixes enganar pelas vozes dos mortos, que te dizem que encontraram a fonte da vida e a oferecem a ti para acreditares. Não dês atenção a elas, mas escuta a verdade.

3. Não tenhas medo de te desviar das vozes do mundo hoje. Anda com leveza para além da percepção insignificante delas. Não lhes dês ouvidos. Aquieta-te e escuta a verdade hoje. Ultrapassa todas as coisas que não falem d'Aquele Que mantém tua felicidade em Sua Mão, oferecendo-a a ti em acolhimento e amor. Ouve só a Ele hoje e não esperes mais para alcançá-Lo. Ouve uma única Voz hoje.

4. Hoje se cumpre a promessa da Palavra de Deus. Ouve e fica em silêncio. Ele quer falar contigo. Ele vem com milagres mil vezes tão felizes e maravilhosos quanto aqueles que já sonhaste ou desejaste em teus sonhos. Os milagres d'Ele são verdadeiros. Eles não se desvanecerão quando o sonho acabar. Em lugar disto, eles porão fim ao sonho e durarão para sempre, pois vêm de Deus para Seu Filho querido, cujo outro nome é tu. Prepara-te para milagres hoje. Permite que se cumpra hoje a antiga promessa de teu Pai para ti e para todos os teus irmãos.

5. Ouve-O hoje e escuta a Palavra que ergue o véu que está sobre a terra e desperta todos os que dormem e não podem ver. Deus os chama por teu intermédio. Ele precisa de tua voz para falar com eles, pois quem poderia alcançar o Filho de Deus exceto seu Pai chamando por meio de teu Ser? Ouve-O hoje e oferece tua voz a Ele para falar com toda a multidão que espera para ouvir a Palavra que Ele dirá hoje.

6. Apronta-te para a salvação. Ela está aqui e te será dada hoje. E aprenderás tua função d'Aquele Que a escolheu para ti em Nome de teu Pai. Escuta hoje e ouvirás uma Voz que ressoará pelo mundo inteiro a partir de ti. O portador de todos os milagres precisa que tu os recebas primeiro e, assim, te tornes o feliz doador daquilo que recebeste.

7. Desta forma a salvação começa e desta forma termina: quando tudo for teu e tudo for doado, a salvação permanecerá contigo para sempre. E a lição está aprendida. Hoje praticamos o dar, não da maneira que o compreendes, mas da forma como dar é. Os exercícios de cada hora devem começar com este pedido para teu esclarecimento:

Eu me aquietarei e escutarei a verdade.
O que significa dar e receber?

8. Pergunta e espera uma resposta. Teu pedido é uma pergunta cuja resposta espera para ser recebida por ti há muito tempo. Ela dará início ao ministério para o qual vieste e que libertará o mundo do pensamento de que dar é uma forma de perder. E, então, o mundo fica pronto para entender e receber.

9. Aquieta-te e escuta a verdade hoje. Para cada cinco minutos gastos em escutar, mil mentes se abrem à verdade e ouvirão a Palavra sagrada que ouves. E, quando a hora passar, tu liberarás de novo mais mil que param, junto contigo, para pedir que a verdade lhes seja dada.

10. Hoje a Palavra sagrada de Deus se mantém por meio de teu recebimento dela para ser dada, de modo que possas ensinar ao mundo o que significa dar, escutando e aprendendo d'Ele. Não te esqueças, neste dia, de reforçar tua escolha de ouvir e de receber a Palavra com este lembrete, feito a ti mesmo tantas vezes quantas possíveis hoje:

Que eu me aquiete e escute a verdade.
Hoje, eu sou o mensageiro de Deus,
Minha voz é d'Ele, para dar o que recebo.


*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 106

"Que eu me aquiete e escute a verdade."

Quem quer ouvir a Voz por Deus? Quem quer, de fato, ouvir a verdade a seu próprio respeito? Saber o que é? Quem é? De onde veio? Onde está na verdade?

O que é preciso fazer? A lição responde:

Se estiveres disposto a deixar de lado a voz do ego, por mais alto que ela pareça chamar; se estiveres disposto a não aceitar suas dádivas mesquinhas que não dão nada que realmente queiras; se estiveres disposto a ouvir com uma mente aberta, que não te diz o que a salvação é; então, ouvirás a Voz poderosa da verdade, serena em poder, forte em tranquilidade e absolutamente correta em Suas mensagens.

É esta a ideia que nos oferece uma das melhores formas de nos prepararmos para escutar a Voz por Deus, se de fato a quisermos ouvir. 

Qual é ela? É o aquietar-se, abrindo mentes e corações para criar um espaço interior em que se possa ouvir o Espírito de Deus, e não o ego, nos instruir acerca da melhor maneira de receber a salvação para nós mesmos. Para que, assim que a aceitarmos, nos tornemos capazes de oferecê-la ao mundo todo de mesma forma que Deus faz.

Que eu me aquiete e escute a verdade.

Escuta e ouve teu Pai te falar por meio da Voz que Ele designou, que silencia o alarido do sem significado e mostra o caminho para a paz àqueles que não podem ver. Aquieta-te hoje e escuta a verdade. Não te deixes enganar pelas vozes dos mortos, que te dizem que encontraram a fonte da vida e a oferecem a ti para acreditares. Não dês atenção a elas, mas escuta a verdade.

Esta lição tem a ver com algo a respeito de que se costuma discutir muitas vezes nos grupos de estudos do Curso. Quando, em algum momento, alguém, equivocado por acreditar no que lhe diz o ego [seu falso eu], fica tentado a acreditar que o outro não está levando o ensinamento a sério, ou que não está fazendo aquilo que o Curso pede. Como se o Curso fosse o dono absoluto da verdade e não apenas um caminho entre tantos. Ou, pior, quando a pessoa busca chamar a atenção da outra como se fosse a autoridade, ou a autora, que sabe de que forma é preciso se aproximar do Curso. Estudá-lo. Praticá-lo. Esquecendo-se de que cada um ouve a Voz por Deus de forma diferente, a partir de sua própria experiência. Esquecendo-se de que cada um tem um tempo diferente e de que não há uma maneira certa que seja a mesma para todos. 

Aí é hora de parar e atentar para aquilo que o Curso diz quando queremos saber se a voz que escutamos é a do ego ou a do espírito. Como discernir entre uma e outra? O Curso diz: em geral, a voz do ego é a que fala primeiro. É preciso que nos demoremos um pouco mais na escuta.

Que eu me aquiete e escute a verdade.

Para tanto é preciso que:

Não tenhas medo de te desviar das vozes do mundo hoje. Anda com leveza para além da percepção insignificante delas. Não lhes dês ouvidos. Aquieta-te e escuta a verdade hoje. Ultrapassa todas as coisas que não falem d'Aquele Que mantém tua felicidade em Sua Mão, oferecendo-a a ti em acolhimento e amor. Ouve só a Ele hoje e não esperes mais para alcançá-Lo. Ouve uma única Voz hoje.

Ouve a Voz que diz a Verdade, que, é claro, é o que o Curso nos oferece, não em seu conteúdo disposto pelas palavras, não só com suas palavras. Pois as palavras são passíveis das mais variadas interpretações, mas no que há além das palavras, no ensinamento que nos dispomos a receber, apesar das palavras, insuficientes para nos fazer ver a luz e escutar e reconhecer a verdade.

É este o desafio da lição de hoje. Neste mundo tão cheio de informações, neste lugar em que a pressa parece ser soberana absoluta, em que a estática e os ruídos não nos permitem perceber a sinfonia da beleza da criação a se dispor para nós a cada instante, a cada inspirar e expirar, é um grande desafio parar, calar as vozes que nos assediam para buscar ouvir a Voz por Deus.

Que eu me aquiete e escute a verdade.

No entanto, é exatamente esta disposição de parar, de aquietar-se, de voltar-se para dentro, para o interior de ti mesmo que pode te fazer ver cumprirem-se as promessas de Deus. Ou como diz a lição:

Hoje se cumpre a promessa da Palavra de Deus. Ouve e fica em silêncio. Ele quer falar contigo. Ele vem com milagres mil vezes tão felizes e maravilhosos quanto aqueles que já sonhaste ou desejaste em teus sonhos. Os milagres d'Ele são verdadeiros. Eles não se desvanecerão quando o sonho acabar. Em lugar disto, eles porão fim ao sonho e durarão para sempre, pois vêm de Deus para Seu Filho querido, cujo outro nome é tu. Prepara-te para milagres hoje. Permite que se cumpra hoje a antiga promessa de teu Pai para ti e para todos os teus irmãos.

Mesmo sabendo que a verdade pode ser muito diferente daquilo que pensamos a seu respeito - em geral ela é, pois nada do que o ego nos fala tem nada a ver com a verdade, levando a sério a possibilidade de chegarmos ao autoconhecimento que nos propõe o ensinamento, certamente vamos chegar à Verdade que está em cada um de nós, e que só pode ser descoberta individualmente. A partir de uma decisão pessoal. É por isso que ninguém pode saber em que momento do aprendizado se encontra o outro. Por isso não pode julgar o que o outro faz ou deixa de fazer com o que o Curso lhe diz.

Por isso é necessário seguir a orientação que cada lição nos dá e fazer, como hoje, o que ela pede, abandonando, de preferência, toda e qualquer instrução que nos chegue na forma de informação dada pelo ego, que se refere apenas à ilusão, ao sonho.

Assim:

Ouve-O hoje e escuta a Palavra que ergue o véu que está sobre a terra e desperta todos os que dormem e não podem ver. Deus os chama por teu intermédio. Ele precisa de tua voz para falar com eles, pois quem poderia alcançar o Filho de Deus exceto seu Pai chamando por meio de teu Ser? Ouve-O hoje e oferece tua voz a Ele para falar com toda a multidão que espera para ouvir a Palavra que Ele dirá hoje.

Que eu me aquiete e escute a verdade.

É, pois, um grande equívoco querer ditar normas e regras, impor leis e métodos para um estudante-professor do Curso, baseando-nos na interpretação que o ego faz do que o Curso diz. Só o falso eu, o ego de que o Curso fala, pode pretender tal coisa. É por isso que as práticas dos exercícios são tão importantes. São elas e as ideias que o Curso oferece para as práticas que vão trazer a possibilidade de mudança da percepção. São elas que vão nos mostrar que tudo o que fazemos, em geral, não está relacionado às coisas em si mesmas, nem aos acontecimentos em si mesmos, nem às pessoas em si mesmas, nem aos fatos e nem mesmo àquilo que somos, na verdade, mas apenas à interpretação que fazemos de tudo isso.

É, por isso, muito importante que deixemos de lado quaisquer intenções, planos ou metas em relação à lição, dispondo-nos apenas a fazer o que ela nos pede que façamos. Caso contrário, permaneceremos ligados à necessidade de e às tentativas de controle onipotente do ego. E não é isso que queremos, não é mesmo? Queremos, de fato, a salvação.

A lição continua:

Apronta-te para a salvação. Ela está aqui e te será dada hoje. E aprenderás tua função d'Aquele Que a escolheu para ti em Nome de teu Pai. Escuta hoje e ouvirás uma Voz que ressoará pelo mundo inteiro a partir de ti. O portador de todos os milagres precisa que tu os recebas primeiro e, assim, te tornes o feliz doador daquilo que recebeste.

Lembremo-nos uma vez mais de que só não temos aquilo que não damos. É por esta razão que a lição de hoje nos oferece o milagre que advém do aprendizado do dar. E dar e receber, para o Curso, são a mesma coisa.

Assim é que a lição orienta para as práticas:

Desta forma a salvação começa e desta forma termina: quando tudo for teu e tudo for doado, a salvação permanecerá contigo para sempre. E a lição está aprendida. Hoje praticamos o dar, não da maneira que o compreendes, mas da forma como dar é. Os exercícios de cada hora devem começar com este pedido para teu esclarecimento: 

Eu me aquietarei e escutarei a verdade. 
O que significa dar e receber?

Pergunta e espera uma resposta. Teu pedido é uma pergunta cuja resposta espera para ser recebida por ti há muito tempo. Ela dará início ao ministério para o qual vieste e que libertará o mundo do pensamento de que dar é uma forma de perder. E, então, o mundo fica pronto para entender e receber.

A ideia para as práticas de hoje é particularmente importante para resolver a questão do dar e do receber. Pois ela nos convida a nos aquietarmos para ouvir verdadeiramente a verdade, não aquela a que o Curso se refere, não aquela que faz parte do conhecimento que o mundo oferece, mas a verdade que só pode ser encontrada no mais fundo de nós mesmos. De cada um de nós.

Que eu me aquiete e escute a verdade. 

É só isso que a lição me pede para fazer. É só isso que ela pede que faças. Não há que fazer nada mais.

Aquieta-te e escuta a verdade hoje. Para cada cinco minutos gastos em escutar, mil mentes se abrem à verdade e ouvirão a Palavra sagrada que ouves. E, quando a hora passar, tu liberarás de novo mais mil que param, junto contigo, para pedir que a verdade lhes seja dada.

A verdade vai nos revelar o que somos e permitir que sejamos capazes de dar e de receber, entendendo que são uma coisa só. A verdade vai permitir que santifiquemos todos os nossos relacionamentos mesmo neste mundo. E vamos ser capazes de fazê-lo hoje, agora. Porque:

Hoje a Palavra sagrada de Deus se mantém por meio de teu recebimento dela para ser dada, de modo que possas ensinar ao mundo o que significa dar, escutando e aprendendo d'Ele. Não te esqueças, neste dia, de reforçar tua escolha de ouvir e de receber a Palavra com este lembrete, feito a ti mesmo tantas vezes quantas possíveis hoje:

Que eu me aquiete e escute a verdade.
Hoje, eu sou o mensageiro de Deus,
Minha voz é d'Ele, para dar o que recebo.


Às práticas? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário