quinta-feira, 18 de agosto de 2016

As práticas podem nos devolver a memória de Deus


2. O que é a salvação?

1. A salvação é uma promessa, feita por Deus, de que por fim encontrarás teu caminho até Ele. Ela não pode senão ser cumprida. Ela garante que o tempo terá um fim e que todos os pensamentos que nasceram no tempo também findarão. A Palavra de Deus é dada a cada mente que pensa ter pensamentos separados e substituirá esses pensamentos de conflito pelo Pensamento de paz.

2. O Pensamento de paz foi dado ao Filho de Deus no instante em que sua mente pensou em guerra. Antes não havia necessidade de tal Pensamento porque a paz era dada sem opositores e simplesmente existia. Mas, quando a mente se divide, surge uma necessidade de cura. Por esta razão o Pensamento que tem o poder de curar a divisão se tornou uma parte de cada fragmento da mente que ainda era uma só, mas que deixou de reconhecer sua unidade. Naquele momento ela não se conhecia e pensava que sua própria Identidade estava perdida.

3. Salvação é desfazer no sentido de que, deixando de apoiar o mundo, ela não faz nada. Deste modo, ela abandona as ilusões. Por não apoiá-las, ela deixa simplesmente que elas se reduzam a pó suavemente. E, agora, revela-se o que elas escondiam; um altar ao santo Nome de Deus, sobre o qual está escrita a Palavra d'Ele, com as dádivas do teu perdão depositadas diante dele e a lembrança de Deus logo atrás.

4. Vamos entrar neste lugar diariamente para passar algum tempo juntos. Aqui compartilhamos nosso último sonho. É um sonho no qual não há tristeza, pois ele contém um indício de toda a glória que Deus nos dá. A relva irrompe do solo agora, as árvores começam a brotar e os pássaros vêm viver em seus galhos. A terra renasce com nova perspectiva. A noite acaba e chegamos juntos à luz.

5. Daqui oferecemos a salvação ao mundo, pois é aqui que a salvação foi recebida. A canção de nosso júbilo é o aviso para todo o mundo de que a liberdade voltou, de que o tempo está quase no fim e de que o Filho de Deus só tem de esperar mais um instante até que seu Pai seja lembrado, os sonhos acabem e a eternidade brilhe afastando o mundo para que absolutamente só o Céu exista.

*

LIÇÃO 231

Pai, eu quero apenas me lembrar de Ti.

1. Pai, o que posso buscar a não ser Teu Amor? Talvez eu pense que busco alguma outra coisa; alguma coisa à qual dei muitos nomes. No entanto, Teu Amor é a única coisa que busco ou já busquei. Pois não há, verdadeiramente, nada mais que eu possa querer encontrar. O que mais eu poderia desejar a não ser a verdade acerca de mim mesmo?

2. Esta é tua vontade, meu irmão. E compartilhar esta verdade comigo e também com Aquele Que é nosso Pai. Lembrar d'Ele é o Céu. É isto que buscamos. E é só isto que nos será dado achar.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 231

Recebemos agora, uma vez mais, a segunda das instruções que vão orientar as práticas das ideias contidas nesta segunda parte do Livro de Exercícios, cujo objetivo é nos levar à percepção verdadeira. Isto é, à percepção do mundo que tem por filtro o olhar amoroso do Espírito Santo em nós. Assim, a segunda das instruções, como vemos, é: O que é a salvação? É esta instrução que vai orientar os próximos dez passos de nossa caminhada.

O primeiro deles é a prática com a ideia para hoje, que vem para revelar nosso anseio mais profundo. Um anseio que, em geral, não sabemos definir e que se manifesta sempre que não nos sentimos satisfeitos com qualquer coisa que o mundo nos ofereça, por mais interessante ou grandiosa que ela seja.

Aquela sensação de insatisfação, aquele sentimento que nos traz a impressão de que estamos deslocados no lugar em que estamos, por vezes, nada mais é do que a saudade de casa. É a saudade do divino, com quem pensamos ter perdido o contato e a sintonia, envolvidos pelas atividades e atribulações de um mundo que exige cada vez mais que nos escondamos de nós mesmos. Ou que escondamos uns dos outros aquilo que nos vai pela alma.

Para encontrar a memória de Deus, que é a lembrança do que somos de fato, a memória de nossa Identidade verdadeira é que praticamos hoje, e dia após dia.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário