quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Expiação: desfazer o erro. Sinônimo: ho'oponopono.


2. O que é a salvação?

1. A salvação é uma promessa, feita por Deus, de que por fim encontrarás teu caminho até Ele. Ela não pode senão ser cumprida. Ela garante que o tempo terá um fim e que todos os pensamentos que nasceram no tempo também findarão. A Palavra de Deus é dada a cada mente que pensa ter pensamentos separados e substituirá esses pensamentos de conflito pelo Pensamento de paz.

2. O Pensamento de paz foi dado ao Filho de Deus no instante em que sua mente pensou em guerra. Antes não havia necessidade de tal Pensamento porque a paz era dada sem opositores e simplesmente existia. Mas, quando a mente se divide, surge uma necessidade de cura. Por esta razão o Pensamento que tem o poder de curar a divisão se tornou uma parte de cada fragmento da mente que ainda era uma só, mas que deixou de reconhecer sua unidade. Naquele momento ela não se conhecia e pensava que sua própria Identidade estava perdida.

3. Salvação é desfazer no sentido de que, deixando de apoiar o mundo, ela não faz nada. Deste modo, ela abandona as ilusões. Por não apoiá-las, ela deixa simplesmente que elas se reduzam a pó suavemente. E, agora, revela-se o que elas escondiam; um altar ao santo Nome de Deus, sobre o qual está escrita a Palavra d'Ele, com as dádivas do teu perdão depositadas diante dele e a lembrança de Deus logo atrás.

4. Vamos entrar neste lugar diariamente para passar algum tempo juntos. Aqui compartilhamos nosso último sonho. É um sonho no qual não há tristeza, pois ele contém um indício de toda a glória que Deus nos dá. A relva irrompe do solo agora, as árvores começam a brotar e os pássaros vêm viver em seus galhos. A terra renasce com nova perspectiva. A noite acaba e chegamos juntos à luz.

5. Daqui oferecemos a salvação ao mundo, pois é aqui que a salvação foi recebida. A canção de nosso júbilo é o aviso para todo o mundo de que a liberdade voltou, de que o tempo está quase no fim e de que o Filho de Deus só tem de esperar mais um instante até que seu Pai seja lembrado, os sonhos acabem e a eternidade brilhe afastando o mundo para que absolutamente só o Céu exista.

*


LIÇÃO 238

A salvação inteira depende de minha decisão.

1. Pai, Tua confiança em mim é tão grande que eu tenho de ser digno dela. Tu me criaste e me conheces como sou. E, mesmo assim, Tu puseste a salvação de Teu Filho em minhas mãos e permitiste que ela dependa de minha decisão. Tenho de ser, de fato, amado por Ti. E tenho também de permanecer imperturbável na santidade para que Tu queiras, na certeza de que ele está seguro, me entregar Teu Filho, Que ainda é parte de Ti e, ao mesmo tempo parte de mim, porque Ele é meu Ser.

2. E, por isto, mais uma vez hoje, paramos para pensar o quanto nosso Pai nos ama. E quão caro Seu Filho, criado por Seu Amor, continua sendo para Aquele Cujo Amor se torna completo nele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 238

Vamos buscar nos lembrar hoje, uma vez mais, juntamente com as práticas que o Curso nos reserva para este dia, daquilo de que falamos também no comentário feito em anos passados para esta lição - que recebe também o mesmo título que no ano passado: a responsabilidade total e completa que temos para com o mundo inteiro e para com tudo o que vemos, construímos e colocamos nele, no mínimo para com tudo aquilo que nos chega à consciência.Já aprendemos que tudo aquilo que vemos no mundo das aparências é apenas aquilo que colocamos nele. Lembram-se do livro Limite Zero, sobre o qual falamos várias vezes, e suas práticas de ho'oponopono?

Pois, como já vimos e falamos, a palavra havaiana 'ho'oponopono' tem exatamente, ou quase exatamente, o mesmo significado que a palavra Expiação, conforme a aprendemos no Curso. Isto é, desfazer o erro. E desfazê-lo aonde ele está: na percepção que nos diz que podemos cometer erros e no julgamento que fazemos de nós mesmos quando erramos e nos culpamos pelo erro. No julgamento que fazemos de tudo e de todos a partir dos sentidos. E, aqui, podemos aproveitar para lembrar também que a mensagem central do ensinamento é o perdão. Ainda é possível que nos lembremos também de que uma das acepções de perdoar é des-culpar: isto é, tirar a culpa, eliminar a culpa, tornar sem culpa.

Conscientes, pois, de que tudo, tudo,tudo, absolutamente tudo, o que vemos no mundo é fruto apenas de nossos próprios pensamentos, como eu já disse tantas outras vezes, torna-se óbvio o fato de que, se quisermos que qualquer coisa mude nele [no mundo] - seja ela na aparência - isto é, na percepção - a mais insignificante, seja a mais deslumbrante que for, é preciso, primeiro, que a mudemos em nós mesmos, no interior de nós mesmos, em nossa forma de pensar a respeito dela e do mundo.

É isto que praticamos, na tentativa de aprender e de integrar a nossa experiência a ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje, atentos para o fato de que ela é a mesma do ho'oponopono, dita de modo diferente, usando outras palavras.

Ou - repetindo de novo a pergunta feita anteriormente -, não lhes parece que dizer que "a salvação inteira depende de minha decisão" é o mesmo que dizer [e assumir conscientemente, ao dizer] que eu tenho total e completa responsabilidade por tudo o que acontece no mundo [pelo menos por tudo aquilo me chega à consciência], inclusive por sua [dele, do mundo] salvação, que está diretamente ligada a minha salvação? 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário