segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A quem pensamos ser possível dar alguma coisa?


3. O que é o mundo?

1. O mundo é percepção equivocada. Ele nasce do erro e não abandona sua fonte. Ele não continuará a existir quando o pensamento que lhe deu origem deixar de ser apreciado. Quando a ideia de separação se transformar em um pensamento de perdão verdadeiro, o mundo será visto sob outra luz; e uma luz que leva à verdade, na qual o mundo inteiro tem de desaparecer e todos os seus erros sumirem. Como consequência disto, sua fonte desaparece e seus efeitos também.

2. O mundo foi feito como um ataque a Deus. Ele simboliza o medo. E o que é o medo exceto ausência de amor? Desta forma o mundo tinha por objetivo ser um lugar aonde Deus não pudesse entrar, e onde Seu Filho pudesse estar separado d'Ele. A percepção nasceu aqui, pois o conhecimento não poderia produzir tais pensamentos insanos. Mas os olhos enganam e os ouvidos escutam de forma errada. Então, os erros se tornam bem possíveis, pois a certeza desaparece.

3. Em seu lugar nasceram os mecanismos da ilusão. E, agora, eles partem para encontrar o que lhes cabe buscar. Seu objetivo é servir à finalidade para a qual o mundo foi feito para testemunhar e tornar verdadeira. Eles veem, em suas ilusões, apenas uma base sólida na qual a verdade existe, mantida ao lado das mentiras. Porém, tudo o que elas informam é só ilusão que é mantida ao lado da verdade.

4. Do mesmo modo que a vista foi feita para conduzir para longe da verdade, ela pode ser reorientada. Os sons se tornam o chamado por Deus e toda percepção pode receber uma nova finalidade d'Aquele a Quem Deus nomeou Salvador do mundo. Segue Sua luz e vê o mundo da forma que Ele vê. Ouve só a Voz d'Ele em tudo o que fala a ti. E deixa Ele te dar a paz e a certeza que jogaste fora, mas que o Céu preserva n'Ele para ti.

5. Não nos acomodemos até que o mundo se junte a nossa percepção transformada. Não nos demos por satisfeitos até que o perdão se torne total. E não tentemos mudar nossa função. Temos de salvar o mundo. Pois nós, que o fizemos, temos de vê-lo pelos olhos de Cristo, para que aquilo que foi feito para morrer possa ser devolvido à vida eterna.

*

LIÇÃO 242

Este dia é de Deus. É meu presente a Ele.

1. Não conduzirei minha vida sozinho hoje. Eu não compreendo o mundo e, por isto, tentar conduzir minha vida sozinho só pode ser tolice. Mas há Alguém Que conhece tudo o que é melhor para mim. E Ele está contente em não fazer nenhuma escolha por mim, a não ser aquelas que levam a Deus. Dou este dia a Ele, pois não quero atrasar minha volta ao lar e é Ele Quem conhece o caminho para Deus.

2. E, então, Te damos o dia de hoje. Vimos com mentes inteiramente abertas. Não pedimos nada do que podemos pensar querer. Dá-nos aquilo que Tu queres que recebamos. Tu conheces todos os nossos desejos e todas as nossas necessidades. E Tu nos darás tudo aquilo de que precisamos para nos ajudar a encontrar o caminho para Ti.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 242

Tudo o que dou, dou a mim mesmo. Tudo o que faço é a mim mesmo que faço. "Para ter, dá tudo a todos." "Para ter paz, ensina a paz para aprendê-la." "Sê vigilante só a favor de Deus e do Seu Reino." Na verdade, todas estas frases iniciais deste comentário têm a ver com as ideias essenciais do ensinamento e também com a ideia para as práticas de hoje. De que modo?

Vejamos. Como diz um amigo meu, é porque Deus é onipotente que ele nos faz nem mesmo precisar dele. Ou dizendo de outro modo, independente do que fizermos, somos e vivemos na unidade com Deus. Vivemos nele e ele em nós. Nós não existimos sem Ele, mas, em contrapartida, Ele também não existe sem nós. Ou, para lembrar o que o próprio Curso diz, como vimos há pouco: O próprio Deus é incompleto sem mim. Para ressaltar quão importante somos.

É só quando aprendermos isso que, de fato, começaremos a compreender a grandeza que nos é própria, porque própria do Próprio Deus. Assim, quando damos este dia a Deus, fazemos um presente a Ele, mas também damos um presente a nós mesmos, pelo reconhecimento de que é a Ele que nos dirigimos, quando nos voltamos para o interior de nós mesmos, à procura de nossa verdadeira identidade, uma vez que este voltar-se para dentro de nós mesmos significa que entendemos, reconhecemos e aceitamos que não há nada fora de nós.

Não precisamos fazer nada, como o Curso ensina, a não ser nos deixarmos guiar pelo espírito que nos anima, que é o que somos, na verdade e em Deus.

Às práticas? 


Um comentário:

  1. A semente que foi lançada nas primeiras práticas do Curso em Milagres está germinando e tomando forma.Nem tudo é compreendido ou aceito, mas essa verdade que está sendo construída requer amadurecimento.Cada um responde de acordo com sua capacidade de ver além da lógica e abrir-se para a linguagem do coração.Não há dúvidas que esse trabalho desperta a esperança para a prática do bem, e a inspiração na busca das leis eternas.Mesmo em momentos difíceis como os que estamos vivendo,o certo é deixar que a grande Lei corrija o que está desarmônico.Sempre acreditar que as ondas de vida plena expandem para criar novas formas. Assim, vamos caminhando com a direção do Curso e os esclarecimentos de Moises,num processo de assimilação liberando o espirito para a sua missão.

    ResponderExcluir