sexta-feira, 19 de agosto de 2016

É a atenção que pode nos fazer cientes da Presença


2. O que é a salvação?

1. A salvação é uma promessa, feita por Deus, de que por fim encontrarás teu caminho até Ele. Ela não pode senão ser cumprida. Ela garante que o tempo terá um fim e que todos os pensamentos que nasceram no tempo também findarão. A Palavra de Deus é dada a cada mente que pensa ter pensamentos separados e substituirá esses pensamentos de conflito pelo Pensamento de paz.

2. O Pensamento de paz foi dado ao Filho de Deus no instante em que sua mente pensou em guerra. Antes não havia necessidade de tal Pensamento porque a paz era dada sem opositores e simplesmente existia. Mas, quando a mente se divide, surge uma necessidade de cura. Por esta razão o Pensamento que tem o poder de curar a divisão se tornou uma parte de cada fragmento da mente que ainda era uma só, mas que deixou de reconhecer sua unidade. Naquele momento ela não se conhecia e pensava que sua própria Identidade estava perdida.

3. Salvação é desfazer no sentido de que, deixando de apoiar o mundo, ela não faz nada. Deste modo, ela abandona as ilusões. Por não apoiá-las, ela deixa simplesmente que elas se reduzam a pó suavemente. E, agora, revela-se o que elas escondiam; um altar ao santo Nome de Deus, sobre o qual está escrita a Palavra d'Ele, com as dádivas do teu perdão depositadas diante dele e a lembrança de Deus logo atrás.

4. Vamos entrar neste lugar diariamente para passarmos algum tempo juntos. Aqui compartilhamos nosso último sonho. É um sonho no qual não há tristeza, pois ele contém um indício de toda a glória que Deus nos dá. A relva irrompe do solo agora, as árvores começam a brotar e os pássaros vêm viver em seus galhos. A terra renasce com nova perspectiva. A noite acaba e chegamos juntos à luz.

5. Daqui oferecemos a salvação ao mundo, pois é aqui que a salvação foi recebida. A canção de nosso júbilo é o aviso para todo o mundo de que a liberdade voltou, de que o tempo está quase no fim e de que o Filho de Deus só tem de esperar mais um instante até que seu Pai seja lembrado, os sonhos acabem e a eternidade brilhe afastando o mundo para que absolutamente só o Céu exista.

*

LIÇÃO 232

Fica em minha mente, meu Pai, ao longo do dia.

1. Fica em minha mente, meu Pai, quando eu acordar e brilha sobre mim durante todo o dia hoje. Deixa que cada minuto seja um tempo em que habito Contigo. E não me deixes esquecer a cada hora de dar graças porque Tu permaneces comigo e vais estar sempre à disposição para ouvir meu chamado a Ti e a me atender. Quando a noite surgir, deixa que todos os meus pensamentos ainda sejam Teus e de Teu Amor. E deixa que eu durma na certeza de minha segurança, certo de Teu cuidado e na feliz consciência de que sou Teu Filho.

2. É assim que todos os dias deveriam ser. Pratica, hoje, o fim do medo. Tem fé n'Aquele Que é teu Pai. Confia todas as coisas a Ele. Deixa que Ele revele todas as coisas para ti e fica contente porque tu és o Filho d'Ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 232

Como fiz para o primeiro tema, neste ano vou repetir a cada nova lição, o tema que dá unidade às práticas dos dez dias dedicados a ele. Assim, a cada nova lição desta série teremos no início o texto que se refere ao tema: O que é a salvação? 

Também como já lhes disse antes, e não apenas uma vez, a partir das orientações de Joel Goldsmith em vários de seus livros, começo este comentário com a observação de que saber que Deus é onipresente, onisciente e onipotente apenas de forma intelectual, mental, não resolve nada, não acrescenta, nem ajuda nada em nossa experiência. 

É preciso trazê-Lo à consciência pela prática de buscar a Presença do divino em nós, em nosso dia-a-dia, em todos os momentos. Todos os dias.

Isto é, do mesmo modo que já lhes disse antes também, a partir do que ensina Wayne Dyer, não devemos, nem podemos pensar em Deus como um ser, como uma pessoa. 

Não, não e não!

Precisamos tê-lo em mente como uma Presença, uma Presença que está em nós. Uma Presença constante e permanentemente conosco, uma Presença que nos abrange e completa, à qual nós também completamos, pois é também o que somos, na realidade, na unidade. 

Isso também em pleno acordo com o que o Curso ensina, em dois momentos. O primeiro na lição: Deus vai comigo aonde eu for. E o segundo no texto, quando ele nos aconselha a pensar a respeito de nossa própria grandeza com a ideia: O próprio Deus é incompleto sem mim.  

É em razão disto, entre outras coisas tantas, que a lição de hoje, assim como todas e cada uma delas, e suas práticas buscam nos levar em direção à atenção. A atenção que devemos dar a tudo o que se apresenta a nossa experiência, como forma de perceber o divino a partir de nosso próprio interior.

Para tanto, é preciso que fiquemos "ligados" a todas as impressões, a todas as sensações que se apresentem a nossos sentidos. É preciso também ficarmos "ligados" às impressões e sensações decorrentes do sexto sentido, que todos temos: a intuição. Um sentido a que poderíamos chamar de "razão" [da forma que o Curso define razão], pois diretamente relacionado à parte em nós que está em contato permanente com a Presença, com o espírito em nós.

É preciso ainda que tomemos a decisão de consentir que o divino se apresente e fique conosco o dia todo. Mesmo que nos distraiamos. Basta pedirmos. Nosso pedido será atendido, desde que estejamos, de fato, dispostos a entregar nosso dia ao espírito, para podermos caminhar na luz, abandonando, nem que seja apenas neste dia, ou em alguns momentos dele - os que lembrarmos -, todas as formas de escuridão.

Na verdade, a ideia que praticamos mais uma vez hoje é apenas para que nos lembremos de permitir que Deus fique em nossa mente de um modo que faça com que nos sintamos cientes da Presença d'Ele, uma vez que Ele nunca está distante nem separado de nós. Somente nossa percepção e nossa distração podem tentar - e, muitas vezes, conseguir - nos convencer do contrário. Se quisermos experimentar, de fato, os efeitos da Presença, é preciso que busquemos nos manter conscientes dela, com toda a disposição e com toda a atenção de que somos capazes. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário