terça-feira, 13 de setembro de 2011

Para transformar o pesadelo em um "sonho feliz"



LIÇÃO 256

Deus é a única meta que tenho hoje.

1. Aqui, o caminho para Deus passa pelo perdão. Não há nenhum outro caminho. Se o pecado não tivesse sido nutrido pela mente, que necessidade haveria de se encontrar o caminho para o lugar aonde estás? Quem ainda estaria inseguro? Quem poderia estar em dúvida acerca de quem é? E quem ainda continuaria adormecido em nuvens carregadas de dúvidas acerca da santidade daquele a quem Deus criou inocente? Aqui só podemos sonhar. Mas podemos sonhar que perdoamos aquele em quem todo pecado permanece impossível, e é isto que escolhemos sonhar hoje. Deus é nossa meta; o perdão é o meio pelo qual nossas mentes voltam, enfim, a Ele.

2. E, por isto, Pai nosso, queremos vir a Ti pelo caminho que Tu designaste. Não temos nenhuma meta a não ser ouvir Tua Voz e achar o caminho que Tua Palavra sagrada indica para nós.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, a ideia para as práticas nos convida a assumir um compromisso. Ela nos convida a tomarmos a decisão em favor da única meta que pode dar significado à jornada que empreendemos neste mundo. Pois a busca do auto-conhecimento, a direção a que o livro propõe nos guiar, não é nada mais nada menos do que a busca de conhecer Deus.

Na verdade, conforme o Curso ensina, o que fazemos é uma "jornada sem distância". Porque é só na ilusão que precisamos caminhar. A realidade do que somos, que é parte da realidade divina, nunca sofreu nenhuma mudança. Nós nunca nos separamos de Deus, a não ser na ilusão de que isso é possível.

É somente em nossa identificação com o falso eu (o ego, na denominação do Curso) que podemos acreditar ser possível existirmos separados de Deus. Na verdade, não precisamos fazer nada. Basta que nos voltemos para o Espírito Santo em nós e escolhamos não dar ouvidos a nenhum pensamento do falso eu para que toda a nossa experiência do mundo se transforme. Para que nosso aparente estar-num-mundo passe de um pesadelo a um "sonho feliz".

É a esse "sonho feliz" que a ideia que praticamos hoje, o decidir ter apenas Deus como meta, vai nos levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário