sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Para manter a mente quieta e o coração tranquilo

LIÇÃO 245

Tua paz está comigo, Pai. Estou seguro.

1. Tua paz me envolve, Pai. Aonde eu for, Tua paz vai comigo. Ela derrama sua luz sobre todos que encontro. Eu a levo aos abandonados e aos que sentem medo. Eu ofereço Tua paz àqueles que sentem dor, ou que se afligem pela perda, ou que pensam estar privados de esperança e de felicidade. Envia-os a mim, meu Pai. Deixa-me carregar Tua paz comigo. Pois quero salvar Teu Filho, como é Tua Vontade, para poder chegar a reconhecer meu Ser.

2. E então vamos em paz. Damos ao mundo inteiro a mensagem que recebemos. E, deste modo, vimos para escutar a Voz por Deus, Que nos fala enquanto anunciamos a Palavra d'Ele, Cujo Amor reconhecemos porque compartilhamos a Palavra que Ele nos dá.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, eu lhes proponhe que tratemos, conforme comentário do ano passado, de tentar aproveitar a ideia das práticas para buscar compreender bem "o instante santo" e também para aprender a exercitá-lo. Exercitar o instante santo é pôr em prática aquilo que o ensinamento chama de "comunicação perfeita". O tipo de comunicação que só pode acontecer quando estamos conscientes da presença divina em nós, conscientes da paz de Deus a nos envolver e nos sabemos em segurança, onde quer que estejamos, conforme a ideia que praticamos.

Reprisando em parte o comentário de 2010, voltemo-nos mais uma vez para a forma pela qual livro texto se refere a isto, isto é, ao instante santo e à comunicação perfeita:

A razão pela qual este curso é simples é que a verdade é simples. A complexidade é do ego e não é nada mais do que a tentativa do ego de esconder o óbvio. Tu poderias viver para sempre no instante santo, começando agora e alcançando a eternidade, não fosse por uma razão muito simples. Não escondas a simplicidade desta razão, pois, se o fizeres, será apenas porque preferes não reconhecê-la e não abandoná-la. A razão simples, declarada de forma clara, é esta: o instante santo é um momento no qual recebes e ofereces a comunicação perfeita. Isto significa que, não importa o que aconteça, ele é um instante em que tua mente está aberta, tanto para receber quanto para dar. Ele é o reconhecimento de que todas as mentes estão em comunicação. Por esta razão ele não busca mudar nada, mas simplesmente aceitar tudo.

Repetindo a pergunta anterior: simples, não? Na verdade, o Curso se afirma simples mais de uma vez ao longo do texto. O que não devemos confundir com fácil, no entanto. Pois neste mundo de complexidades que criamos e construímos individual e conjuntamente, uma das maiores dificuldades que encontramos é exatamente lidar com "o simples". Acostumados que estamos a inumeráveis análises lógico-racionais, aventando hipóteses e mais hipóteses baseadas no "e se...".

No entanto, pergunto novamente, quem quereria trocar a paz de Deus e a segurança que Seu Amor oferece por uma complexidade que não pode senão esconder aquilo que Deus, na verdade, quer para nós: alegria, paz e felicidade perfeitas? Quem de nós, em sã consciência, tendo experimentado a "comunicação perfeita" preferiria trocá-la por um mundo de imperfeições, julgamentos, medos e culpas?

E repetindo a citação daquela música antiga, mas não tanto: "tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Como eu já disse inúmeras vezes, é para aprender a chegar a isto que praticamos diariamente. Pois, em paz na certeza de que vivemos na segurança de Deus, não há nada que não possamos fazer. Talvez sejamos capazes, inclusive, em algum momento, ao experimentarmos um "instante santo", de compreender o que o ensinamento propõe quando diz: "tu não precisas fazer nada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário