domingo, 8 de maio de 2011

A promessa do despertar para o "sonho feliz"

LIÇÃO 128

O mundo que vejo não tem nada que eu queira.

1. O mundo que vês não tem nada do que precisas para te oferecer, nada que possas usar de nenhum modo, nem absolutamente nada que sirva para te dar alegria. Acredita nesta ideia e estás salvo de anos de sofrimento, de inúmeras frustrações e de esperanças que se tornam cinzas amargas de desespero. Ninguém tem senão de aceitar esta ideia como verdadeira, se quiser deixar o mundo para trás e se elevar acima de seu domínio insignificante e de suas peculiaridades.

2. Cada coisa que valorizas aqui é apenas uma corrente que te prende ao mundo e não servirá a nenhum outro fim a não ser a este. Pois todas as coisas têm de servir à finalidade que lhes dás, até veres um fim diferente nelas. O único fim digno de tua mente que este mundo tem é o de passares por ele sem demora para perceber alguma esperança aonde não há nenhuma. Não te enganes mais. O mundo que vê não tem nada que queiras.

3. Escapa, hoje, das correntes que colocas em tua mente, quando percebes a salvação aqui. Pois aquilo que valorizas tornas parte de ti conforme te percebes. Todas as coisas que buscas para tornar teu valor maior a tua vista te limitam mais, escondem de ti teu valor e acrescentam outra barreira diante da porta que conduz à verdadeira consciência de teu Ser.

4. Não permitas que nada relativo aos pensamentos do cropo retardem teu avanço em direção à salvação, nem te permitas a tentação de acreditar que o mundo tenha qualquer coisa que te detenha. Não há nada aqui para se apreciar. Nada aqui vale um instante de atraso e dor; um instante de incerteza e dúvida. O inútil não oferece nada. Não se pode encontrar a certeza do valor na inutilidade.

5. Hoje praticamos abandonar todas as ideias de valores que damos ao mundo. Nós o deixamos livre dos propósitos que demos a seus aspectos e a suas fases e a seus sonhos. Nós o mantemos sem finalidade em nossas mentes e o libertamos de tudo o que desejamos que ele fosse. Desta forma, nós, de fato, erguemos as correntes que obstruem a porta pela qual precisamos passar para nos libertamos do mundo e para ir além de todas as metas insignificantes e de pequena importância.

6. Para e fica quieto por um instante e vê quão alto te elevas acima do mundo, quando liberas tua mente das correntes e a deixas buscar o nível em que ela se sente à vontade. Ela ficará agradecida por ser livre por algum tempo. Ela sabe qual é seu lugar. Liberta suas asas apenas e ela voará na certeza e na alegria para se unir a seu propósito sagrado. Deixa que ela descanse em seu Criador, para ser devolvida, aí, à sanidade, à liberdade e ao amor.

7. Dá-Lhe dez minutos de descanso três vezes hoje. E quando teus olhos se abrirem, em seguida, não valorizarás qualquer coisa que vires tanto quanto o fazias quando olhavas para ela antes. Toda tua perspectiva do mundo mudará, por pouco que seja, cada vez que permitires que tua mente escape de suas correntes. O mundo não é o lugar dela. E o teu lugar é o lugar aonde ela quer estar e aonde ela vai descansar quando a liberas do mundo. Teu Guia é certo. Abre tua mente a Ele. Aquieta-te e descansa.

8. Protege tua mente ao longo de todo este dia também. E, quando pensares ver algum valor em um aspecto ou em uma imagem do mundo, recusa-te a colocar esta corrente sobre tua mente, mas dize a ti mesmo com convicção serena:

Isto não me tentará a me atrasar.
O mundo que vejo não tem nada que eu queira.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, dia 8 de maio, dia em que celebramos o "Dia das Mães", vamos buscar aprender a olhar de modo correto para o mundo que se apresenta diante de nossos olhos. Vamos buscar aprender a perceber que ele não nos oferece nada de durável, nada que possa vir a ser eterno. Pois o mundo é apenas o reflexo de nossos pensamentos equivocados acerca de nós mesmos. É um lugar que inventamos em pensamentos para esconder de nós mesmos aquilo que somos, para lembrar a lição de ontem.

Entre as perguntas que podemos fazer estão a respeito disso estão as seguintes, conforme comentário feito a esta lição no ano passado: O que pode haver de valor numa tal fantasia? Será que, de verdade, queremos nos tornar prisioneiros de um pesadelo, no qual todos os horrores que nossa imaginação inventa assumem uma realidade que não têm para nos assombrar? Ou queremos experimentar viver o "sonho feliz"?

As práticas deste dia e a aceitação da ideia que o Curso nos oferece trazem a promessa do despertar para o "sonho feliz", um sonho no qual podemos nos esquecer da crença falsa em uma separação que nunca aconteceu, nem poderá jamais acontecer, abandonando-a de vez. Um sonho no qual podemos experimentar no presente, aqui e agora, a alegria perfeita que é a Vontade de Deus para nós.

Um abraço e um beijo especial em todas as mães  que passeiam por este espaço, com os votos de um dia pleno de luz, de alegria, de felicidade e de amor junto de seus filhos e filhas, mesmo daqueles que já não estão presentes de forma material, mas que continuam a ser parte da maternidade amorosa que nos envolve a todos em seu abraço e em seu carinho incondicional. E aos filhos e filhas cujas mães já não estão presentes para receber seu carinho, seu amor, seus beijos e seus abraços.

Um comentário:

  1. SOU GRATA

    "... todas as coisas têm de servir à finalidade que lhes dás, até veres um fim diferente nelas."

    QUÃO ÓBVIO, no entanto... quantas amarras invisíveis se desfazem quando a percepção o alcança...

    E quanto atraso nos impomos em função da finalidade que atribuimos as coisas...tão equivocadas quanto impermanetes...

    Sou Grata, Moisés pela tua presença.

    Feliz Dia da Mães a todoas as mamães do grupo.

    ResponderExcluir