quinta-feira, 26 de maio de 2011

Praticando para chegar ao estado de graça

LIÇÃO 146

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(131) Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar.

(132) Libero o mundo de tudo o que eu pensava que ele fosse.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 26 de maio, a primeira das ideias que revisamos nos põe em contato direto com a possibilidade alcançarmos a verdade além de qualquer sombra de dúvida. Só quem pode duvidar disso é o ego, aquela parte de nossa mente que acredita na separação e que busca nos convencer de que a ilusão que este mundo nos oferece é que é a verdade.

Uma das leituras que fizemos em grupo nesta semana nos dizia que o estado natural de todo Filho de Deus é o estado de graça, afirmando que "quando ele [o Filho de Deus] não está em estado de graça, está fora de seu ambiente natural e não funciona bem".

Em outro ponto o texto dizia que só fora de nosso ambiente natural é que podemos nos perguntar: "O que é a verdade?", já que a verdade é o ambiente pelo qual e para o qual fomos criados. Isto, sem dúvida, dá todo o sentido à primeira das ideias que revisamos hoje.

Da mesma forma, a segunda ideia indica o pelo qual modo podemos alcançar a verdade. Isto é, como eu disse no ano passado, pela liberação do mundo, pela compreensão de que tudo o que pensávamos que o mundo fosse não é a verdade. Já aprendemos que o mundo, e tudo o que aparentemente existe nele, é neutro. Isto quer dizer, conforme já vimos lá atrás, nas primeiras lições, que todas as coisas só adquirem significado a partir daquilo que pensamos delas. Em outras palavras, o mundo, as coisas e as pessoas do e no mundo têm apenas o significado que queremos que tenham.

Refazendo, portanto, a pergunta feita anteriormente no comentário a esta lição, compreender isto não é, de fato, um grande passo em direção à liberdade e, por consequência, em direção à verdade? E mais: um grande passo na direção do estado de graça, nosso estado natural?

6 comentários:

  1. Estou postando pela NINA ...
    (porque ela não está conseguindo ok ? )

    Mouss...

    Tentei um milhão de vezes postar uma msg de aniversário ontem e não consegui. Tive que me cadastrar novamente e com mesmo tendo novo email no google, não está finalizando a postagem. Blog me sabotando? rs...

    De qq forma abaixo o que escrevi ontem:
    " Mouss

    Sigo praticando...

    Quero registrar aqui no blog que te desejo um super hiper mega ultra FELIZ ANIVERSÁRIO!!

    Que Deus te ilumine mais e mais a cada dia!!

    Obrigada por tudo!

    Bjs

    Nina

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Nina... Super obrigado... Na verdade, é uma felicidade enorme contar com teu carinho e apoio incondicional, mesmo quando falo besteira.

    Tu és minha irmã mais querida... rsrsrsrsrs...

    Carmen, obrigadão por fazer esta ponte.

    Obrigado por comentarem.

    ResponderExcluir
  3. Falando de aniversário, não poderia deixar de registrar um agradecimento enorme pelo carinho que recebi de todas as pessoas de cada um dos grupos com os quais tenho contato e também daquelas pessoas que conheci há mais tempo via UCEM e que já não participam de nenhum grupo, mas continuam ligadas ao ensinamento.

    Como disse no facebook, é uma bênção contar com a amizade e o carinho de tantas pessoas maravilhosas.

    Muitíssimo obrigado a todos(as).

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. .
    Mouss queridíssimo ...

    Depois que enviei o da Nina, eu quem não conseguiu postar ... rsrsrs , mas creio que agora vai ...

    Só posso te desejar o melhor que o ES tem pra te oferecer, e sobretudo, que vc consiga observar quando esse melhor se apresentar.
    Pra que vc alcance a Felicidade verdadeira, o quanto antes melhor ...

    Pois é meu desejo sincero que você tenha tudo de melhor nessa vida, hoje, agora mesmo ...
    e por todos os agoras que ainda experimentará .... rsrs

    Te amo irmaozão querido ...
    Muito grata sempre, por toda a sua doação a todos nós, que tenho certeza, vc também a usufluirá ....

    .............. PARABÉNNSSSSS .................

    Bjss de luz no coração ...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Carmen, querida.

    Obrigado por suas palavras, por seu carinho e por você estar conosco, partilhando sua visão e sua experiência do ensinamento.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  6. Um último [?] comentário para dar as boas vindas à 104º pessoa que se junta a nós para aprender.

    Não a posso identificar, uma vez que não há foto. De qualquer forma como sempre digo: bem-vindo(a) você seja quem for. Fique à vontade para dividir conosco sua experiência com o UCEM, compartilhando conosco sua percepção, suas dúvidas, quando houver, enviando suas críticas, quando necessário, e contando o quanto as práticas fazem diferença em sua vida.

    Muito obrigado por se juntar a nós.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir