terça-feira, 10 de maio de 2011

O mundo só pode mostrar o que escolhermos ver

LIÇÃO 130

É impossível ver dois mundos.

1. A percepção é coerente. O que vês reflete teu modo de pensar. E teu modo de pensar reflete tua escolha do que queres ver. Teus valores são determinantes disto, pois tens de querer ver aquilo que valorizas, acreditando que o que vês existe realmente. Ninguém pode ver um mundo ao qual sua mente não dê valor. E ninguém pode deixar de ver aquilo que acredita querer.

2. Mas quem pode realmente odiar e amar ao mesmo tempo? Quem pode desejar que aquilo que não quer seja real? E quem pode escolher ver um mundo do qual tenha medo? O medo tem de cegar, pois sua arma é esta: aquilo a que temes ver tu não podes ver. O amor e a percepção, deste modo, andam de mão dadas, mas o medo esconde aquilo que existe nas trevas.

3. O que, então, o medo pode projetar sobre o mundo? O que pode ser visto nas trevas que seja real? A verdade é eclipsada pelo medo e o que resta é apenas imaginário. Contudo, o que pode ser real em fantasias nascidas do pânico? O que quererias para que isto se mostre a ti? O que desejarias conservar em tal sonho?

4. O medo cria tudo o que pensas ver. Toda a separação, todas as distinções e a profusão de diferenças que acreditas que compõem o mundo. Elas não existem. O inimigo do amor as fez. Porém, o amor não pode ter nenhum inimigo e, por isto, elas não têm nenhuma causa, nenhuma existência e nenhuma consequência. Elas podem ser valorizadas, mas continuam a ser irreais. Podem ser buscadas, mas não podem ser encontradas. Hoje, não as buscaremos, nem desperdiçaremos este dia na busca daquilo que não se pode achar.

5. É impossível ver dois mundo que não têm nenhum ponto de coincidência de qualquer tipo. Busca pelo único; o outro desaparece. Só um continua a existir. Eles constituem o limite de escolha além do qual tua decisão não pode ir. Tudo o que existe para se escolher está entre o verdadeiro e o falso e nada mais do que estes.

6. Hoje não tentaremos nenhuma transigência onde nenhuma é possível. O mundo que vês é prova de que já fizeste uma escolha tão abrangente quanto seu oposto. O que queremos aprender hoje é mais do que simplesmente a lição de que não podes ver dois mundos. Ela também ensina que aquele que vês é bem coerente do ponto de vista a partir do qual o vês. Ele está em perfeitas condições porque tem origem em uma única emoção e reflete sua fonte em tudo o que vês.

7. Seis vezes hoje, em agradecimento e com gratidão, damos cinco minutos à ideia que põe fim a toda transigência e dúvida e vamos além de todas elas como se fossem uma só. Não faremos milhares de distinções inúteis nem tentaremos levar conosco uma pequena parte da ilusão, enquanto dedicamos nossas mentes a descobrir apenas o que é real.

8. Começa tua busca pelo outro mundo pedindo uma força maior do que tua própria força e reconhecendo o que é que buscas. Tu não queres ilusões. E vens a estes cinco minutos esvaziando tuas mãos de todos os tesouros insignificantes deste mundo. Esperas que Deus te ajude, ao dizeres:

É impossível ver dois mundos. Que eu aceite a força que
Deus me oferece para não ver nenhum valor neste mundo,
a fim de poder encontrar minha liberdade e minha redenção.

9. Deus estará presente. Pois invocas o poder grande e infalível que dará este passo gigantesco contigo com gratidão. E não deixarás de ver os agradecimentos d'Ele expressos em percepção tangível e em verdade. Não duvidarás daquilo para que olharás, pois, embora seja percepção, não é do tipo de visão que teus olhos já tenham visto antes por si mesmos. E saberás que a força de Deus te sustentava enquanto fazias esta escolha.

10. Rejeita a tentação facilmente hoje sempre que ela surgir, lembrando-te simplesmente dos limites de tua escolha. O irreal ou o real, o falso ou o verdadeiro é o que vês e só o que vês. A percepção é compativel com tua escolha e o inferno ou o Céu vêm a ti de acordo com ela.

11. Aceita uma pequena parte do inferno como real e condenaste teus olhos e amaldiçoaste tua visão e o que verás é, de fato, o inferno. Todavia, o alívio do Céu ainda está ao alcance de tua escolha, para tomar o lugar de tudo o que o inferno te apresentaria. Tudo o que precisas dizer a qualquer parte do inferno, seja qual for a forma que ela assuma, é simplesmente isto:

É impossível ver dois mundo. Eu busco minha liberdade
e minha redenção e isto não é uma parte do que eu quero.

*

COMENTÁRIO:

Vamos começar nosso dia, nesta terça-feira, dia 10 de maio, aprendendo a fazer a escolha certa. A única que nos cabe fazer. A ideia de hoje nos diz ser impossível ver dois mundos e já estamos cansados de ver, não apenas dois, mas uma infinidade de mundos que não queremos, porque, apesar de tudo o que pensamos saber, ainda não aprendemos que só podemos escolher entre o Céu e o inferno. Sempre! Em toda e qualquer circunstância estamos escolhendo entre Céu e inferno. Entre a crucificação e a redenção.

Pratiquemos pois, conforme nos instrui a lição de hoje para nos livrarmos da impressão de que este mundo ainda contém qualquer coisa que queiramos. Para aprendermos como ir, além dele, até o mundo que queremos, aonde vamos nos encontrar com o que somos e viver a paz e a alegria que são nosso estado natural, nossa herança de direito na condição de Filhos de Deus.

6 comentários:

  1. Hellô
    Só para dar notícias...
    Sigo acompanhando o blog diariamente e firme com as práticas.
    Por isso...
    Está tudo muuuiiiito bem, rs...
    Bjs a todos
    Saudades dos "sumidos"
    Obrigada, Mouss

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, Nina...

    Eu também sinto saudade deles(as)...

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. *
    Caramba, Moiss ...

    Essa lição parece que veio para nos orientar e aliviar nossos corações, sobre a questão que a Ana nos trouxe. Parece que veio como uma resposta dos Céus para todos nós a quem o tema dela foi trazido. E não poderia ser mais perfeita. Pois tenho certeza, que servirá a todos que buscam pela "cura" dessa mente equivocada que tanto nos trai.

    E se nos chegou, é porque com certeza, é um tema de todos.
    Só não podemos deixar de ficar atentos as armadilhas do ego, que após todo nosso emprenho nessa entrega a Deus, via ES. venha a nos encher de ansiedade pelos resultados.
    Pois ansiedade é fruto do medo do ego, que não confia em nada, e vive nos cobrando resultados.

    Então, nos empenharmos nessa entrega sim, mas com a mente provida da plena e eficaz confiança em Deus/ES, e sobretudo, com a producente paciência, para que possamos receber os resultados da nossa nova escolha com alegria e gratidão, a nós mesmos, com a certeza de que, sempre fizemos o que melhor podémos em cada situação.

    E que, apesar de nosso próprio auto-julgamento, sobre se estamos fazendo tudo certo ou não, ter a confiança de que o ES. nos estará guiando para o caminho certo, respeitando nosso " tempo de aprendizado", nossas aparentes limitações, sem nada nos cobrar, nem julgar, e sem que precisemos nos preocupar com isso, nem com NADA!

    Devemos apenas amor, perdão e a gratidão ...
    a nós mesmos, e nos doando isto, encontremos toda a paz que procuramos, pois estaremos em harmonia com a Vontade de Deus para nós, que nada mais é que nossa mais pura e plena FELICIDADE !

    Milagres e Milagres a todos ...

    Bjss.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Carmen, "sumida", como diz a Nina...

    Todas e cada uma das lições vêm para trazer luz a quaisquer questões que precisamos enfrentar em nossa experiência. Sempre. Basta que fiquemos de olhos, mente e corações abertos para que as respostas a nossas perguntas se apresentem, de todas formas e por todos os meios.

    Assim é confirmada a necessidade de se praticar o "orai e vigiai". É isso que as práticas nos permitem fazer a cada dia.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  5. Ola Galera! oi Nina!!!
    Sabe q aqui na Indonesia ja e quarta, e ontem, dia desta licao, foi meu aniversario!! Passei um dia otimo com amigas queridas, jantar com o marido e amigos queridos e anoite estava tao feliz e pensei: quero q seja assim todo dia! ai vem em essa licao somente p confirmar: somos nos q escohemos nosso "mundo". A partir de hj quero o mundo de Deus, o mundo da alegria, paz e felicidade... So depende de mim, esse comprometimento e atencao para que eu faca a escolha do mundo de Deus no despertar de cada dia!
    Beijo grande
    Ps - estarei no Rio o mes de junho!! Rola um encontro, Moisa??? :)

    ResponderExcluir
  6. Cris, querida,

    Bom saber de sua alegria compartilhada neste dia de seu aniversário, na sintonia com o mundo de Deus.

    É bem verdade, conforme, conversamos ontem, durante a reunião do grupo de estudos, que basta a tomada de decisão para que nossos relacionamentos sejam curados. É claro, que no mundo do tempo, ainda vamos perceber coisas de forma equivocada, mas a tomada de decisão pelo mundo curado faz toda a diferença.

    Em que período de junho você vai estar no Rio? Vou viajar e estarei fora entre 3 e 18 de junho, se tudo der certo conforme planejado. Quem sabe?

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir