quarta-feira, 7 de julho de 2010

Por que adiar "o instante santo", o Céu?

LIÇÃO 188

A paz de Deus brilha em mim agora.

1. Por que esperar pelo Céu? Aqueles que buscam a luz estão apenas cobrindo seus olhos. A luz está neles agora. A iluminação é apenas um reconhecimento, não uma mudança em absoluto. A luz não é do mundo, porém tu que podes carregar a luz em ti também és um estranho aqui. A luz veio contigo de teu lar de origem e ficou contigo porque é tua. Ela é a única coisa que traz contigo d'Aquele Que é tua Fonte. Ela brilha em ti porque ilumina teu lar e te conduz de volta ao lugar de onde ela veio e aonde estás em casa.

2. Esta luz não pode ser perdida. Por que esperar para encontrá-la no futuro ou acreditar que ela já se perdeu ou nunca existiu? Ela pode ser vista tão facilmente que os argumentos que provam que ela não existe são ridículos. Quem pode negar a presença daquilo que vê em si mesmo? Não é difícil olhar para dentro, pois toda a luz começa aí. Não há nenhuma visão, seja de sonhos ou de uma Fonte mais verdadeira, que não seja uma sombra daquilo que se vê a partir da visão interior. Aí a percepção começa e aí ela termina. Ela não tem nenhuma fonte a não ser esta.

3. A paz de Deus brilha em ti agora e se estende ao mundo inteiro desde o teu coração. Ela pára para acariciar toda coisa viva e deixa nelas uma bênção que permanece para todo o sempre. Aquilo que ela dá tem de ser eterno. Ela retira todos os pensamentos do efêmero e do sem valor. Ela traz renovação a todos os corações cansados e ilumina todas as visões à medida que passa. Todas as suas dádivas são dadas a todos e todos se unem para dar graças a ti que dás e a ti que recebes.

4. O brilho em tua mente lembra o mundo daquilo que ele esqueceu e o mundo, do mesmo modo, te devolve a lembrança. A salvação se irradia de ti com dádivas incomensuráveis, dadas e devolvidas. O Próprio Deus agradece a ti, o doador da dádiva. E, em Sua bênção, a luz em ti brilha de modo mais claro, somando-se às dádivas que tens para oferecer ao mundo.

5. A paz de Deus nunca pode ser contida. Aquele que a reconhece em si mesmo tem de dá-la. E os meios para dá-la estão em sua compreensão. Ele perdoa porque reconhece a verdade em si. A paz de Deus brilha em ti agora, e em todas as coisas vivas. Na tranquilidade ela é reconhecida universalmente. Pois aquilo para que olha tua visão interior é tua percepção do universo.

6. Senta calmamente e fecha os olhos. A luz dentro de ti é suficiente. Só ela tem o poder para te dar a dádiva da visão. Exclui o mundo exterior e deixa que teus pensamentos voem para a paz interior. Eles conhecem o caminho. Pois pensamentos honestos, imaculados pelo sonho de coisas do mundo exterior a ti mesmo, se tornam os mensageiros santos do Próprio Deus.

7. Estes pensamentos tu pensas com Ele. Eles reconhecem seu lar. E apontam para sua Fonte, Onde Deus Pai e Filho são um. A paz de Deus brilha neles, mas eles têm de permanecer contigo também, pois nasceram em tua mente, da mesma forma que a tua nasceu na de Deus. Eles te conduzem de volta à paz, de onde vieram apenas para te lembrar como tens de voltar.

8. Eles atendem à Voz de teu Pai quando te recusas a escutar. E eles te pedem com insistência e de forma paciente que aceites Sua Palavra como aquilo que és, em vez de fantasias e sombras. Eles te lembram de que és o co-criador de todas as coisas que vivem. Pois do mesmo modo que a paz de Deus brilha em ti, ela tem de brilhar sobre elas.

9. Hoje praticamos chegar mais perto da luz em nós. Tomamos nossos pensamentos inconstantes e os levamos delicadamente de volta ao lugar em que eles se alinham com todos os pensamentos que compartilhamos com Deus. Não deixaremos que eles se desviem. Deixamos a luz dentro de nossas mentes orientá-los a virem para casa. Nós os traímos, ordenando que se afastassem de nós. Mas agora pedimos que voltem e os limpamos de desejos estranhos e de anseios confusos. Devolvemos a eles a santidade de sua herança.

10. Deste modo, nossas mentes se recuperam com eles e reconhecemos que a paz de Deus ainda brilha em nós e, a partir de nós, em todas as coisas vivas que compartilham nossa vida. Nós perdoaremos a todas, absolvendo o mundo inteiro daquilo que pensávamos que ele fez a nós. Pois somos nós que fazemos o mundo do modo que o queremos. Agora escolhemos que ele seja inocente, livre de pecado e aberto à salvação. E depositamos sobre ele nossa bênção salvadora, ao dizermos:

A paz de Deus brilha em mim agora.
Que todas as coisas brilhem sobre mim nesta paz,
e que eu as abençoe com a luz em mim.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 8 de julho, a ideia para nossas práticas estende e complementa a que praticamos ontem, pois nos traz à consciência a paz de Deus, que é o estado natural do Filho, estado a partir do qual o Filho se reconhece abençoado e pode abençoar a tudo e a todos.

Numa das leituras que fizemos no grupo de estudos de segunda o Curso nos afiança que seu ensinamento não está além do aprendizado imediato, a menos que acreditemos que "a Vontade de Deus leva tempo" para se realizar. E acreditar nisto significa apenas que preferimos adiar o reconhecimento de que tudo o que somos e vivemos, na verdade, é parte da Vontade de Deus. Fora da Vontade d'Ele só podemos experimentar ilusões.

Falando da prática do instante santo, o texto nos assegura que "o instante santo é este instante e todos os instantes". É aquele que quisermos que seja. Cabe a nós decidir quando ele será e não podemos trazê-lo à consciência enquanto não o quisermos.

De certa forma, a lição de hoje começa dizendo a mesma coisa. Isto é, que não há necessidade de esperar pelo Céu e que os que buscam a luz apenas cobrem os olhos, pois a luz está em nós o tempo todo. Ou seja, não existe uma situação em que estejamos afastados da luz e nem um instante que não seja santo.

As práticas podem nos ensinar isto.

4 comentários:

  1. Moisés
    Muitas coisas clarearam para mim depois que conversamos sobre o aprendizado, o aprofundamento das últimas lições e todo o resto... O encontro com o grupo ontem ajudou ainda mais (como sempre acontece) na recarga da bateria para seguir em frente na busca de uma vida com a determinação em lembrar que SEMPRE é possível "ver paz" ao invés daquilo que o ego quer nos mostrar. Por isso quero deixar registrado que o teu empenho e generosidade tem sido uma bússola no meu caminho.
    Muito obrigada!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola Moisa,
    na verdade sabemos que a luz esta em nos, mas qdo passamos a acreditar na separacao, veio tb as crencas de nao sermos completos e sulficientemente e merecedores da Divindade.
    E isso e o que nos levou a deixar ver a luz em nos. E qdo pensamos que precisamos de tempo, preparo, limpeza, etc...e aonde nos perdemos denovo envolvido nas ilusoes que criamos.
    Contudo, estamos juntos neste barco e a Luz existe e essa Luz q vai iluminar nossos caminhos de volta pra casa.
    Diante disso so posso desejar Luz a todos.
    Bjo
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Nina, obrigado.

    Como diz um amigo meu: Um jato de luz no teu coração, agora!!!

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  4. Dani, dearest,

    um jato de luz em teu coração também. Agora!

    Na verdade, é em nós mesmos que precisamos buscar a luz, não porque ela se apagou, mas apenas porque nos esquecemos dela. Assim, quando lembramos de fazer isto, o mundo se ilumina, porque voltamos à luz. Em seguida, esquecemos de novo. O que fazer? Voltar-nos para dentro mais uma vez. Ela está sempre lá. Ela está lá permanentemente. Nós é que cobrimos os olhos às vezes.

    Como o Curso ensina, basta que duas mentes se unam em um mesmo objetivo para que o mundo seja salvo. Pois ao se unirem a vontade delas fica tão poderosa que se transforma na Vontade de Deus, que, aliás, é a nossa própria vontade.

    Ou como a lição diz, "a iluminação é apenas um reconhecimento, não uma mudança de estado". Não poderia ser diferente pois estamos o tempo todo em Deus e Ele em nós.

    Obrigado por compartilhar, Dani.

    ResponderExcluir