sábado, 17 de julho de 2010

Perdoar... alargar o círculo de compaixão.

LIÇÃO 198

Só minha condenação me fere.

1. O ferir é impossível. E, no entanto, ilusão cria ilusão. Se podes condenar, podes ser ferido. Pois acreditas que podes ferir e o direito que estabeleceste para ti mesmo agora pode ser usado contra ti, até que o abandones por inútil, indesejado e irreal. Então, a ilusão deixa de ter efeitos e aqueles que parecia ter serão desfeitos. Estás livre, então, pois a liberdade é tua dádiva e agora podes receber a dádiva que deste.

2. Condena e te tornas prisioneiro. Perdoa e ficas livre. Esta é a lei que rege a percepção. Não é uma lei que o conhecimento entende, pois a liberdade é uma parte do conhecimento. Assim, condenar é, na verdade, impossível. O que parece ser suas influências e seus efeitos absolutamente não aconteceu. No entanto, por algum tempo, temos de lidar com eles como se tivessem acontecido. Ilusão cria ilusão. Exceto uma. O perdão e ilusão que é resposta e todas as restantes.

3. O perdão varre todos os outros sonhos e, embora ele mesmo seja um sonho, ele não provoca nenhum outro. Todas as ilusões, salvo esta, têm de se multiplicar milhares de vezes. Mas é aqui que as ilusões acabam. O perdão é o fim dos sonhos, porque ele é um sonho de despertar. Ele, em si mesmo, não é a verdade. Mas ele aponta para o lugar em que a verdade tem de estar e dá a orientação com a certeza do Próprio Deus. Ele é um sonho no qual o Filho de Deus deperta para seu Ser e para seu Pai, sabendo que Eles são um só.

4. O perdão é a única via que conduz para longe do desastre, para além de todo o sofrimento e, finalmente, para longe da morte. Como poderia have outro caminho, se este é o plano do Próprio Deus? E por que te oporias e ele, brigarias com ele, buscarias achar milhares de maneiras pelas quais ele tem de estar errado, milhares de possibilidades outras?

5. Não é mais sábio ficar alegre por teres a resposta para teus problemas em tuas mãos? Não é mais inteligente agradecer Àquele Que dá a salvação e aceitar sua dádiva com gratidão? E não é uma bondade para contigo mesmo ouvir Sua Voz e aprender as lições simples que Ele quer ensinar, em lugar de tentar rejeitar Sua palavras e colocar as tuas próprias palavras no lugar das d'Ele?

6. As palavras d'Ele funcionarão. As palavras d'Ele salvarão. As palavras d'Ele contêm toda a esperança, toda a bênção e toda a alegria que alguma vez já puderam ser encontradas nesta terra. As palavras d'Ele nasceram em Deus e chegam a ti com o amor do Céu sobre elas. Aqueles que ouvem Suas palavras ouvem a canção do Céu. Pois estas são as palavras nas quais todas se fundem como uma só finalmente. E, quando esta única palavras desaparecer, o Verbo de Deus virá tomar o lugar dela, pois então ela será lembrada e amada.

7. Este mundo tem muitos territórios aparentemente separados em que a misericórdia não tem significado e onde o ataque parece ser justificado. Mas todos são um só; um lugar no qual se oferece a morte ao Filho de Deus e a seu Pai. Podes pensar que Eles aceitam. Mas, se olhares novamente para o lugar em que vês o sangue d'Eles, vais perceber um milagre em lugar dele. Que tolice é acreditar que Eles poderiam morrer! Que tolice acreditar que podes atacar! Que loucura é pensar que poderias ser condenado e que o Filho santo de Deus pode morrer!

8. A serenidade de teu Ser permanece inalterada por pensamentos como estes e não tem consciência de qualquer condenação que poderia necessitar de perdão. Sonhos de qualquer espécie são estranhos e hostis à verdade. E o que, a não ser a verdade, poderia ter um Pensamento que constrói uma ponte para si, que leva as ilusões para o outro lado?

9. Hoje praticamos deixar a liberdade vir para construir sua casa contigo. A verdade dá estas palavras a tua mente, a fim de que possas achar a chave para a luz e deixar que a escuridão acabe:

Só minha condenação me fere.
Só meu próprio perdão me liberta.

Não te esqueças hoje de que não pode haver nenhuma forma de sofrimento que não deixe de esconder um pensamento de rancor. E que também não existe nenhuam forma de dor que o perdão não possa curar.

10. Aceita a única ilusão que afirma que não há nenhuma condenação no Filho de Deus e o Céu é lembrado imediatamente; esquece-se o mundo, esquece-se todas as suas crenças estranhas com ele, quando a face de Cristo aparece, enfim, sem véu neste sonho único. Esta é a dádiva de Deus, teu Pai, que o Espírito Santo guarda para ti. Deixa que este dia também seja celebrado tanto na terra quanto em teu lar santo. Sê benigno para Ambos, enquanto perdoas as faltas das quais pensaste que Eles eram culpados e vê, desde a face de Cristo, tua inocência brilhar sobre ti.

11. Agora há silêncio no mundo inteiro. Agora existe serenidade onde antes havia uma torrente frenética de pensamentos sem sentido. Agora existe uma luz tranquila sobre a face da terra, que se acalmou em um sono sem sonhos. E agora só o Verbo de Deus permanece sobre ela. Só se pode perceber isso por mais um instante. Então, os símbolos acabam e tudo o que já pensaste ter feito se desvanece por completo da mente que Deus sabe ser Seu único Filho para sempre.

12. Não há nenhuam condenação nele. Ele é perfeito em sua santidade. Ele não precisa de nenhum pensamento de misericórdia. Quem poderia lhe dar as dádivas se tudo é seu? E quem poderia sonhar em oferecer perdão ao Filho da Própria Inocência, tão igual a Ele, De Quem é Filho, que olhar para o Filho é deixar de perceber para só conhecer o Pai? Nesta visão do Filho, tão breve que nem ao menos um instante se interpõe entre a visão única e a própria intemporalidade, vês a visão de ti mesmo e, então, desapareces para sempre em Deus.

13. Hoje chegamos ainda mais perto do fim de tudo o que ainda quer se interpor entre esta visão e nossa vista. E estamos contentes por chegar tão longe e reconhecer que Aquele Que nos trouxe até aqui não nos abandonorá agaora. Pois Ele quer nos dar a dádiva que Deus nos dá por Seu intermédio hoje. Agora é o momento de tua libertação. Chegou a hora. A hora chegou hoje.

*

COMENTÁRIO:

Neste sábado, dia 17 de julho, a ideia que praticamos é complementar às ideias das duas lições anteriores. Ela nos assegura, bem como as outras duas, que não há absolutamente nada fora de nós mesmos. O que equivale a dizer que tudo o que vemos é apenas uma projeção de nossos próprios pensamentos. Que o mundo que se apresenta a nossa visão é apenas uma ilusão, um pensamento ao qual damos forma. E, se este mundo aparentemente nos causa alguma dor, algum sofrimento, nos afasta da paz e nos dá a sensação de uma solidão insuportável, a única maneira de mudá-lo é mudando nossa percepção de nós mesmos. É o perdão o instrumento de que podemos nos valer para curar o mundo e para nos curarmos de tudo o que pensamos que pode nos ferir.

Einstein pode nos ajudar a pensar um pouco a respeito disto. Diz-nos ele: "Um ser humano é uma parte do todo a que se chama 'universo', uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele se experimenta, seus pensamentos e sensações, como algo separado do restante, uma espécie de ilusão de ótica da ... consciência. Esta ilusão é um tipo de prisão para nós, restringindo-nos a nossos desejos pessoais e à afeição por algumas poucas pessoas mais próximas de nós. Nossa tarefa tem de ser a de nos libertarmos desta prisão pelo alargamento de nosso círculo de compaixão para incluir todas as criaturas vivas e a totalidade da natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isto totalmente, mas o esforço por tal realização é parte da libertação e uma base para a segurança interior".

5 comentários:

  1. Moisa, Osho diz assim em um de seus livros: "E a única maneira de estar em contato com a vida, a única maneira de não ficar para trás na vida é possuir um coração que não se sinta culpado, um coração que seja inocente." Acho que significa isso, o perdao, com nos mesmos, com o proximo, livre de qq arrogancia e julgamento que o Ego possa fazer.
    Bom fim de semanas a todos!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Moisés...
    E dá-lhe atenção e cuidado as nossas projeções para nos lembrarmos de exercitar o perdão A TODO MOMENTO.
    Muito lindo texto do Eistein e a lição também.
    Tu vais continuar postando durante a viagem?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. *

    Moisés, ao ler esse exercício, me veio a mente uma experiência que tive a uns anos atrás, e não me pergunte porque ...
    porque não saberia dizer ..

    Fui ao um Café, encontrar com meus amigos, que naquele dia, iriam me apresentar duas amigas deles que iriam se encontrar conosco.

    Eu estava no mezanino, e quando elas entraram pela porta eles logo perceberam e disseram ... são elas...chegaram ...

    Lá de cima fiquei acompanhando o trajeto delas que nos procuravam, e ao nos ver, subiram até nós. Enquanto elas subiam, meu primeiro olhar, foi totalmente neutro, e as senti perfeitas.

    Elas se sentaram a mesa conosco, e esse olhar permanecia, e mais o prazer de conhece-las.

    E esse prazer permaneceu por um bom tempo.
    E a satisfação pela presença delas, muitos risos, descontração, alegria, bem estar...prazer e etc ...
    No decorrer da conversa que se animou, comecei a "perceber" cada uma, de forma "diferente" , e a "interpreta-las" de acordo com seus comentários, da forma como se expressavam, seus tons de voz, gestos...etc... ou seja, elas se expressando e eu "analisando", mas meio que "no piloto automático "
    sem me dar conta do que estava fazendo.

    Num segundo momento, já havia "visto" cada uma de uma maneira. E " vi ", que cada uma tinha uma personalidade totalmente diferente da outra. Uma bem mais simpática, confiante e extrovertida, mas, meio dissimulada, a outra um tanto melancólica, insegura, possessiva, mas muito transparente .

    E no meio de toda essa observação automática,
    de repente me dei conta de mim. Comecei a " me ver " analisando-as. E de repente também "senti" o que eu acabava de fazer... Estava me caindo uma ficha do tamanho de um trem.

    Até o fim do primeiro momento, antes de entrar no "transe" da análise automática, eu estava achando as duas simplesmente "perfeitas ".
    E sentindo um prazer enorme na presença delas.

    Num segundo momento, elas já tinham uma "personalidade" , e cada uma, já tinha rompido
    com a minha primeira sensação de "perfeição".

    Ali no meio da mesa agitada, fiquei " me vendo " ver aquelas duas, e o que tinha acabado de acontecer. Eu havia acabado de "dar " a elas,
    uma identidade. Na minha "inconsciência " vi apenas o "ego" delas. E quem fez isso... ?

    O meu ego apenas. E o mais importante, o que "dei " a elas, nada mais era do que, o que eu já "tinha" em mim. Nas minhas crenças de que pessoas assim existem. E percebi que, enquanto não havia feito a minha interpretação /
    projeção, elas eram apenas "perfeitas " .

    Na sequência, me " toquei " que isso não ocorrera apenas com elas, essa foi apenas uma ficha que caiu, sobre como fazia em relação a tudo e a todos.

    E que se não fosse essa disposição para interpretar tudo e todos, se apenas olhasse o que se apresenta com atenção, mas, em silêncio, e aceitação, sem nenhum questionamento ou julgamento, como nesse exemplo que citei, não teria visto nenhuma qualidade nem defeito nas moças, e elas continuariam a ser só "perfeitas ".
    ( e só constatando, hoje somos muito amigas )

    ResponderExcluir
  4. *
    Continuando ...

    Me fez ver como, " nosso mundo " com nossas crenças estranhas , que tanto nos aprisionam em nossa convicção nelas, nos impossibilitam de apenas ver além delas, ou seja, apenas a perfeição e a beleza contido em tudo, sem distinções, ampliando nosso círculo de amor e compaixão.

    Tudo bem que nesse caso foi muito mais fácil de perceber isso tudo, já que estava numa situação de descontração e bem estar, e que elas não ofereciam nenhum tipo de "ameaça". Mas mesmo assim, essa consciência que tomei nesse momento, tem me servido muito até hoje.

    E embora não consiga aplicar hoje essa nova "visão" que essa experiência me deu, a todo momento, pois ainda me esqueço dela em muitas situações e contatos, além de outras em que me pego totalmente envolvida em emoções,
    me fez estar muito mais "atenta" diante do que vejo ou sinto, em grande parte do tempo, me permitindo observar mais vezes além da projeção, e me tornar bem mais consciente, e de provar de muito mais paz que anteriormente. E só por isso, já me sinto " no lucro ".

    Então, sou grata, sou grata, sou grata ...
    a esse Curso, e a todos vocês, que tem me auxiliado a encontrar o caminho, e por ele hoje, começar a conseguir, ver " além ", para com isso encontrar enfim a minha/nossa libertação e a
    Paz de Deus que ela nos oferece.

    Milagres e Milagres.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  5. Cris, Nina e Carmen, queridas,

    Obrigado por se manifestarem e dividirem sua impressões e experiências conosco. É uma bênçao tê-las conosco, sempre atentas e participantes.

    Comento assim de uma vez só porque já estou quase com o pé na estrada.

    As postagens vão continuar mesmo eu estando fora por alguns dias. O Blogger permite que elas sejam programadas, então elas foram. Espero que todos continuem a acompanhar e a fazer as lições e a comentá-las no período em que estarei fora.

    Aguardem, por favor, com paciência, por alguma resposta ou comentário, caso tenham alguma pergunta. O que só vou poder fazer quando voltar. Isto é, a partir de 1º de agosto.

    Obrigado mais uma vez por compartilharem.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir