sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aprender a perceber as limitações das palavras

LIÇÃO 183

Invoco o Nome de Deus e o meu próprio.

1. O Nome de Deus é santo, mas não é mais santo do que o teu. Invocar o Nome de Deus é apenas invocar teu próprio nome. Um pai dá seu nome ao filho e, assim, identifica o filho consigo. Os irmãos dele compartilham o nome e, deste modo, ficam unidos por um laço ao qual se voltam em busca de sua identidade. O Nome de teu Pai te lembra de quem tu és, mesmo em um mundo que não sabe; mesmo que tu não te lembres.

2. O Nome de Deus não pode ser ouvido sem resposta, nem dito sem um eco na mente que te convida a lembrar. Dize o Nome d'Ele e convidas os anjos a envolverem o solo em que te encontras e a cantar para ti enquanto abrem suas asas para te manter seguro e te proteger de todo pensamento mundano que se intrometeria em tua santidade.

3. Repete o Nome de Deus e todo o mundo responde abandonando as ilusões. Cada sonho que o mundo dá valor desaparece subitamente e, onde ele parecia estar, encontras uma estrela; um milagre da graça. Os doentes se levantam, curados de seus pensamentos doentios. Os cegos podem ver; os surdos podem ouvir. Os infelizes abandonam sua lamentação e as lágrimas de dor secam quando o riso feliz vem para abençoar o mundo.

4. Repete o Nome de Deus e os nomes insignificantes perdem o sentido. Todas as tentações se tornam apenas uma coisa inominável e indesejável diante do Nome de Deus. Repete o Nome d'Ele e vê com que facilidade esqueces os nomes de todos os deuses que valorizaste. Eles perdem o nome de deus que lhes deste. Tornam-se anônimos e inúteis para ti, embora, antes de deixares que o Nome de Deus substitua seus nomes insignificantes, ficasses diante deles em adoração chamando-os de deuses.

5. Repete o Nome de Deus e invocas teu Ser, Cujo Nome é o d'Ele. Repete o Nome d'Ele e todas as coisas pequeninas e inomináveis sobre a terra assumem a perpectiva correta. Aqueles que invocam o Nome de Deus não podem confundir o inominável pelo Nome, nem o pecado pela graça, nem corpos pelo Filho santo de Deus. E, se te unires a um irmão, enquanto sentas com ele em silêncio, e repetires o Nome de Deus junto com ele em tua mente calma, estabeleces aí um altar que alcança o Próprio Deus e Seu Filho.

6. Pratica apenas isto hoje: repete o Nome de Deus lentamente muitas e muitas vezes. Esquece todos os nomes a não ser o d'Ele. Não ouças mais nada. Deixa que todos os teus pensamentos se prendam a isto. Não usamos nenhuma outra palavra exceto no início, quando declaramos a ideia de hoje apenas uma vez. E, então, o Nome de Deus se torna nosso único pensamento, nossa única palavra, a única coisa que ocupa nossas mentes, o único desejo que temos, o único som com algum significado e o único Nome de tudo o que desajamos ver, de tudo o que chamaríamos de nosso.

7. Deste modo fazemos um convite que não pode ser recusado nunca. E Deus virá e Ele Mesmo o atenderá. Não penses que Ele ouve as preces inúteis daqueles que O invocam com os nomes de ídolos que o mundo preza. Eles não podem alcançá-Lo desta forma. Ele não pode ouvir os apelos a Ele para não ser Ele Mesmo, ou para que Seu Filho receba outro nome que não o d'Ele.

8. Repete o Nome de Deus e O reconheces como o único Criador da realidade. E reconheces também que Seu Filho é parte d'Ele, criando em Seu Nome. Senta em silêncio e deixa que o Nome d'Ele se torne a ideia todo-abrangente que ocupa por completo tua mente. Deixa que todos os pensamentos silenciem exceto este. E responde a todos os outros com isto e vê o Nome de Deus substituir os milhares de nomes insignificantes que deste a teus pensamentos, sem tem aperceberes de que há um único Nome para tudo o que existe e para tudo o que existirá.

9. Hoje podes chegar a um estado no qual experimentarás a dádiva da graça. Podes escapar de toda a escravidão do mundo e dar ao mundo a mesma liberação que achaste. Podes lembrar daquilo que o mundo esqueceu e lhe oferecer tua própria lembrança. Hoje podes aceitar o papel que desempenhas na salvação do mundo e também em tua própria salvação. E ambas pode se realizar por completo.

10. Volta-te para o Nome de Deus para tua liberação e ela te é dada. Não é necessário nenhuma prece a não ser esta, pois ela contém todas em si. As palavras são insignificantes e todos os apelos desnecessários quando o Filho de Deus invoca o Nome de seu Pai. Os Pensamentos de seu Pai se tornam seus próprios pensamentos. Ele reclama para si tudo o que seu Pai deu, ainda dá e dará para sempre. Ele Lhe pede que deixe que todas as coisas que ele pensava ter feito fiquem sem nome agora e que, no lugar delas, o santo Nome de Deus seja sua compreensão da inutilidade delas.

11. Todas as coisas insignificantes estão quietas. Agora os sons insignificantes são inaudíveis. As coisas insignificantes da terra desaparecem. O universo não se constitui de nada que não do Filho de Deus, que invoca seu Pai. E a Voz de seu Pai responde em Nome do santo Nome de seu Pai. Neste relacionamento eterno e sereno, no qual a comunicação transcende de longe todas as palavras e ainda supera a profundidade e a elevação do que quer que as palavras poderiam transmitir, está a paz eterna. Em nome de nosso Pai queremos experimentar esta paz hoje. E, em Nome d'Ele, ela nos será dada.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, a ideia que o Curso nos oferece para as práticas tem tudo a ver com aquilo que Eckhart Tolle diz a respeito das palavras no segundo capítulo de seu livro Um Novo Mundo - O Despertar de uma Nova Consciência.

O que ele diz pode inclusive, penso, nos ser de grande auxílio em nossas práticas com a ideia de hoje, ajudando-nos a abrir mão das palavras, conceitos e ideias preconcebidas que temos a respeito do mundo, e das coisas do mundo, em favor do uso de uma só palavra que traz em si todo o significado de todas as coisas: Deus.

Tolle diz: "As palavras, não importa se são verbalizadas e transformadas em sons ou se permanecem como pensamentos, podem lançar um encanto quase hipnótico sobre nós. É muito fácil nos perdermos por causa delas, sermos hipnotizados pela crença implícita de que, quando vinculamos um termo a alguma coisa sabemos o que ela é. A verdade é que não sabemos o que ela é. Apenas encobrimos o mistério com um rótulo. Tudo - um pássaro, uma árvore, uma simples pedra e, certamente, um ser humano - é, em última análise, incognoscível. Isto porque o que podemos perceber, experimentar, e a respeito do que podemos pensar, é a camada superficial da realidade, menos do que a ponta de um iceberg.

"(...) As palavras reduzem a realidade a algo que a mente humana é capaz de entender, o que não é muita coisa. A linguagem consiste em cinco sons básicos que se originam nas cordas vocais. Elas são as vogais a, e, i, o, u. Os outros sons são consoantes produzidas pela pressão do ar: s, f, g, e assim por diante. Você acredita que alguma combinação destes sons básicos é suficiente para explicar o que é você, o propósito supremo do universo ou até mesmo o que uma árvore ou uma pedra são em essência?"

4 comentários:

  1. Oi
    Sobre os comentários da lição de ontem... aquela música linda da qual falastes é isso mesmo...Acho que quando o "adulto balança" é quando o ego interfere, não? E a "criança que vem nos dar a mão" é o lembrar de voltar para o nosso estado natural em unidade com Deus, não?
    E sobre a poesia da Carmen, maravilhosa!!!
    Obrigadíssima por existir, Carmen querida.
    A lição de hoje estupenda, os teus comentários também.
    Dia super feliz! Onde a saída do Brasil da Copa do Mundo teve a exata dimensão que deveria, ou seja: Está tudo certo do jeito que está e todo mundo fez o que tinha de fazer para viver cada um a experiência "sagrada" que lhe cabe. Nenhum julgamento da minha parte e por isso estou me sentindo hoje "leve como uma pluma". rs...Beijos e super obrigada!
    Ah! Antes que eu me esqueça...Amo muito vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Bjs
    PS: Kd Cássio? Saudades...

    ResponderExcluir
  2. *
    Moisés, Nina, e todos vocês meus queridos, obrigado sim, a vocês, pela dedicação e empenho,
    que tem me ajudado tanto a me "inspirar".

    *
    A LIMITAÇÃO DAS PALAVRAS ...

    Que lição valiosa, aliás, mais uma...

    Substituir todas as palavras e os significados que damos à elas, pelo Nome de Deus apenas.
    Que outra palavra ou som emitido de nosso ser pode nos oferecer mais paz, alegria, amor e segurança ???

    Que outra palavra no mundo pode nos oferecer mais que tudo isso em uma só ???

    Até porque as palavras tem significados diferentes para cada um. Cada um a sua maneira, e de acordo com suas experiências pessoais, irão ter uma compreensão e uma utilização diferente, pois cada um a usará com uma carga emocional, mental, sentimental, ou intelectual diferentes, de acordo com as memórias dessas experiências pessoais passadas, e os significados que deram a elas, a partir delas.

    E como todos os significados que damos a elas, são dados nas experiências individuais que temos nesse mundo de pura ilusão, consequentemente, todos esses significados dados, são igualmente ilusórios, pois nenhuma delas contém nenhum tipo de realidade, elas possuem portanto e apenas a pequena e limitada compreensão que tivemos de tudo, pela nossa visão ou mente equivocada em relação a Verdade, ou em outras "palavras", pelo nosso "esquecimento" de quem Somos, ou seja a própria Perfeição.

    E essa Perfeição que é nossa essência, não pode ser exprimida por nenhuma palavra conhecida em nenhum dicionário. Você conhece alguma que contenha a completude do que somos, a não ser a palavra Deus ?

    Aliás a própria palavra Deus, tem tantos significados, dados por cada um que o interpreta, que basta ver a quantidade de religiões e de crenças diferentes sobre Ele, para percebermos a extensão do que acabei de citar.

    Assim sendo, com bem citou o Moisés sobre o texto de Tolle, sobre o fato de que não sabemos o que as coisas são, apenas porque demos um nome a elas, não é só acertado, como também um ótimo parâmetro para nos auxiliar a entender a pequenez de nossa compreensão sobre tudo.

    E mesmo que muitos de nós ainda não tenha compreendido Deus na sua Completude, ou seu Verdadeiro significado, não importa, desde que invoquemos o seu Nome em silêncio, sem tentar entender, ou dar "significados pessoais" a Ele, porque na nossa limitação não podemos mesmo faze-lo, podemos apenas invocar e nos calar diante de Seu Nome e nos entregar em confiança a Ele, em disponibilidade a Sua Presença em nós, tentando apenas aprender a "senti-LO" e a ouvi-LO, deixando que essa idéia e apenas ela, inunde toda a nossa mente e nosso ser, fazendo dela nossa força motriz, encontrando assim o caminho para a Unicidade, e para a cura da ilusão do mundo em que nos encontramos.
    Nossa cura, e a do mundo.

    E em Nome de Deus ...

    Peço e ofereço Milagres !

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. Nina, é isso aí mesmo.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Carmen,

    Muito obrigado por seu comentário.

    Veja a lição de hoje a este respeito.

    Obrigado por contribuir.

    ResponderExcluir