terça-feira, 13 de julho de 2010

"A entrega é a atitude fundamental da fé."

LIÇÃO 194

Entrego o futuro nas Mãos de Deus.

1. A ideia de hoje é outro passo na direção à salvação rápida e é um passo gigantesco, de fato! Tão grande é a distância que ele cobre que te coloca bem perto do Céu, com a meta à frente e os obstáculos atrás. Teus pés alcançaram os gramados que te recebem com alegria no portão do Céu; o lugar sereno da paz, onde aguardas com certeza o passo final de Deus. Quão longe da terra avançamos agora. Quão perto chegamos de nossa meta! Quão curta a jornada a percorrer ainda.

2. Aceita a ideia de hoje e ultrapassas toda a ansiedade, todos os abismos do inferno, todo o negror da depressão, dos pensamentos de pecado e da desolação trazida pela culpa. Aceita a ideia de hoje e liberas o mundo de toda prisão por soltares as correntes pesadas que trancavam a porta da liberdade para ele. Tu estás salvo e tua salvação, deste modo, se torna a dádiva que dás ao mundo porque aceitas.

3. Não se sente depressão, não se experimenta dor ou se percebe perda em nenhum momento. Em nenhum momento se pode colocar a tristeza em um trono e adorá-la de modo sincero. Em nenhum momento alguém pode sequer morrer. E, por isto, cada momento dado a Deus ao passar, com o seguinte já dado a Ele, é um tempo de tua liberação da tristeza, da dor e até mesmo da própria morte.

4. Deus mantém teu futuro da mesma forma que Ele mantém teu passado e teu presente. Para Ele, eles são um só e, por esta razão, eles devem ser um para ti. Porém, neste mundo, o curso do tempo ainda parece real. E, por isto, não se pede a ti que entendas a falta de sequência que realmente se encontra no tempo. Pede-se apenas que soltes o futuro e que o coloques nas Mãos de Deus. E verás por tua experiência que depositaste também nas Mãos d'Ele o passado e o presente, porque o passado não te punirá mais e o medo do futuro não terá sentido agora.

5. Libera o futuro. Pois o passado se foi, e o que é presente, livre de seu legado de pesar e tristeza, de perda e de dor, se torna o momento em que tempo foge da escravidão das ilusões, onde segue seu curso impiedoso, inevitável. Então, cada instante que era escravo do tempo se transforma em um instante santo, quando a luz que se mantinha escondida no Filho de Deus é libertada para abençoar o mundo. Agora ele está livre e toda sua glória brilha sobre um mundo libertado com ele para compartilhar sua santidade.

6. Se puderes ver a lição de hoje como a libertação que ela realmente é, não hesitarás em dedicar um esforço tão sólido quanto possível para torná-la parte de ti. À medida que ele se tornar um pensamento que rege tua mente, um hábito em teu repertórios para a solução de problemas, uma forma de reação rápida à tentação, estenderás teu aprendizado ao mundo. E quando aprenderes a ver a salvação em todas as coisas, o mundo também perceberá que está salvo.

7. Que preocupação pode assaltar aquele que entrega seu futuro às Mãos amorosas de Deus? O que ele pode sofrer? O que pode lhe causar dor, ou lhe trazer experiência de perda? O que ele pode temer? E a que ele pode dar atenção exceto com amor? Pois aquele que escapou de todo o medo da dor futura encontrou seu caminho para a paz presente e a certeza de cuidado que o mundo não pode ameaçar jamais. Ele tem certeza de que sua percepção pode ser imperfeita, todavia nunca lhe faltará correção. Ele está liver para escolher novamente quando se enganar; para mudar sua forma de pensar quando cometer erros.

8. Coloca, então, teu futuro nas Mãos de Deus. Pois, assim, pedes que a lembrança d'Ele venha de novo, para substituir pela verdade do amor todos teus pensamentos de pecado e de mal. Pensas que deste modo o mundo poderia deixar de ganhar e que toda criatura viva não reagiria com a percepção curada? Aquele que se entrega a Deus também confia o mundo às Mãos a que ele mesmo recorre em busca de conforto e segurança. Ele abandona as ilusões doentia do mundo juntamente com as suas e oferece paz a ambas.

9. Agora estamos salvos de verdade. Pois descansamos tranquilos nas Mãos de Deus, certos de que só o bem pode vir a nós. Se esquecermos, seremos tranquilizados de modo benigno. Se aceitarmos um pensamento que não perdoa, ele logo será substituído pelo reflexo do amor. E se formos tentados a atacar, recorreremos Àquele Que protege nosso descanso para que faça por nós a escolha que deixa a tentação bem para trás. O mundo não é mais nosso inimigo, porque escolhemos ser amigos dele.

* 

COMENTÁRIO:

Se pensarmos bem, o que podemos, de fato, fazer para provocar qualquer mudança verdadeira no mundo que vemos? Lembremo-nos mais uma vez de aceitar com humildade, de aceitar serena e tranquilamente que não sabemos mesmo nada a respeito de nada. Nem sequer sabemos como escolher o caminho que nos leva à felicidade, pois não sabemos também o que é a felicidade. Aceitar isto, de coração e mente abertos, nos liberta por completo do jugo da pretensa onipotência do ego.

Alan Watts diz que "da mesma forma que a visão surge de algo invisível, também quando sabemos que não sabemos, sabemos realmente. Sabemos porque perceber claramente que não sabemos é um estado de espírito no qual temos de abandonar nossos esforços para compreender a vida a partir do intelecto".

É isto que nossa prática da ideia para esta terça, dia 13 de julho, nos oferece. A oportunidade de nos libertarmos do auto-engano, a oportunidade de reconhecermos que não há nada que precisemos fazer. Tudo está com tem de estar. Sempre! E não poderia ser de outra forma. Basta que entreguemos tudo nas Mãos de Deus. Pois, ainda de acordo com Watts, "a entrega é a atitude fundamental da fé". 

3 comentários:

  1. Ola Moises, estou de volta depois de 4 semanas de otimas ferias! Durante esse tempo, refleti, li muito e voltei varios capitulos no UCEM, que na epoca que li me passaram despercebidos! A licao de hj veio para mim como um chamado de ATENCAO, pois tive uma experiencia de muito medo, e lendo (e relendo) a licao, vi que temos sempre que vigiar nossos pensamentos, pois eles se voltam contra nos (EGO) e nos disvirtuam do caminho da PAZ!! Deus esta em nos, nos estamos em Deus, portanto, entrego nas suas maos meu futuro!
    Otima semana para todos nos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. uma correcao para mim mesma, para que essa ideia da licao fique corrente em minha mente: Deus esta em nos, nos estamos em Deus, sendo assim, meu futuro esta em Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cris.

    É um prazer tê-la de volta. Bom saber que as férias foram apenas das atividades que o mundo exige. Pois não há como tirar férias do compromisso que temos para com nós mesmos, não é?

    Assim, muito legal você compartilhar sua experiência de medo e da continuidade do contato com o UCEM, com as lições e com a busca do conhecimento de si mesma.

    É isto mesmo que você diz, em qualquer brecha que se apresente em nossa atenção, o ego está de tocaia, para buscar nos convencer que é real. E que é ele a quem devemos escolher como guia neste mundo da ilusão.

    Puro engano. E quem embarca na dele está embarcando no auto-engano. Pois tudo o que temos de fazer, de fato, é entregar mesmo nas Mãos de Deus. E ficar atentos.

    Obrigado por compartilhar. Bem-vinda de volta.

    ResponderExcluir