quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aprendendo a vigiar os pensamentos

LIÇÃO 210

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (190) Escolho a alegria de Deus em vez da dor.

A dor é uma ideia minha. Não é um Pensamento de Deus, mas um pensamento que tive separado d'Ele e de Sua Vontade. A Vontade d'Ele é alegria e apenas alegria para Seu Filho. E é isto que escolho em lugar do que fiz.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 29 de julho, revisamos a ideia da lição 190: Escolho a alegria de Deus em vez da dor. Esta escolha, uma decisão que precisamos fazer e manter pelas práticas diárias, nos oferece um modo simples de mantermos a vigilância sobre nossos pensamentos, pois sempre que nos afastarmos da alegria vamos perceber que nos afastamos da Vontade de Deus para nós, que é também a nossa.

A dor, o sofrimento, a morte, a miséria, a escassez, a escuridão, a fome, a discórdia e todos os aparentes "males" do mundo são apenas efeitos de nossa "criação" equivocada. São efeitos de nossa crença na ideia de que é possível fazermos qualquer coisa separados de Deus.

Temos, pois, nas práticas de hoje mais um instrumento para o aprendizado do "orai e vigiai" a que nos exorta o texto biblíco desde muitos anos. Se aprendermos a vigiar nossos pensamentos, livrando-os de qualquer sombra de medo, não haverá mais possibilidade de "criações" equivocadas, pois faremos tudo em sintonia e em comunicação perfeita com o Pai.

Um comentário:

  1. Moisés, sigo vigilante e mesmo assim com algumas dúvidas das quais quero conversar contigo quando voltares.
    Ontem não deu tempo de agradecer enormemente a Carmen pela ótima condução na leitura no nosso encontro das terças-feiras. Fica registrado agora o meu agradecimento em nome dos colegas. Foi muito bom!
    E Caríssima Dani, esta música do Legião é absolutamente maravilhosa. Sempre foi a minha preferida deles. Adorei ler a letra no blog.
    Em Tempo:
    Tenho sido constante aqui durante a viagem do "Moisa" como diz a Dani, para registrar em meu nome e no dos amados colegas que leem o blog e preferem não comentar, a enorme importância que tem para nós esta dedicação dele nesta nova tradução do UCEM e neste espaço tão maravilhoso.
    Obrigadíssima a todos.
    Bjs

    ResponderExcluir