domingo, 22 de junho de 2014

Nem Deus nos pode ajudar sem nossa concordância


LIÇÃO 173

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (155) Recuarei e permitirei que Ele mostre o caminho.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (156) Caminho com Deus em perfeita santidade.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 173

"Deus é só Amor e, por isto, eu também."

São as ideias: Recuarei e permitirei que Ele mostre o caminho. e Caminho com Deus em perfeita santidade. que revisamos nesta prática, envolvendo-as na ideia de que Deus é só Amor e, por isto, eu também.

Na prática, o que estas ideias podem fazer por nós, mais uma vez, é mostrar-nos a importância da entrega. Isto é, como o Curso ensina, não precisamos fazer nada. E mais do que entender que não precisamos fazer nada, é necessário aprendermos a não atrapalhar o plano de Deus.

Não sabemos nada, não temos capacidade de decidir nada com base em nossa percepção e em nossos sentidos. Daí a necessidade de recuarmos e de permitirmos que Deus faça o que há para ser feito. Do mesmo modo, mesmo quando não estamos cientes disso, caminhamos com Deus em perfeita santidade.

É interessante, importante, porém, imperativo, até, eu diria, que busquemos nos tornar conscientes da Presença de Deus em nossa vida, em nossos dias, em nossos caminhos. Caso contrário Ela não pode nos valer de nada. Sem nossa permissão, Deus não pode fazer nada por nós, uma vez que temos o mesmo poder que Ele. O poder que nos foi dado com o livre arbítrio e que nem Deus nem ninguém pode desafiar. Mas este poder não pertence à falsa imagem que fazemos de nós mesmos. Ele só se apresenta quando alinhado à Vontade de Deus para nós, que, via de regra, é a nossa própria vontade também.

Podemos pensar que sabemos o que fazer, aonde ir e o que queremos, a partir do que nos diz o falso eu - o ego do Curso. Entretanto, tudo o que alcançamos até agora não nos trouxe, nem de longe a satisfação, a paz que julgávamos que alcançaríamos ao conseguir determinada realização. Isso se dá porque, na verdade, ainda funcionamos no mundo pensando que estamos separados de Deus. Preocupados com o passado, um tempo que já não existe, ou com o futuro, um tempo que ainda não existe.

Precisamos aprender, e ter sempre em mente, na medida do possível, que tudo o que podemos fazer é apenas o que fazemos agora, neste momento, no presente. Do mesmo modo, Goldsmith, falando da natureza de Deus afirma que "o que Deus não está fazendo agora mesmo não o poderá fazer nunca e ninguém o pode levar a fazê-lo". 

Ele diz que "nunca houve um tempo em que Deus não existisse e, mesmo da limitada perspectiva do olhar humano, isso significa que também nunca haverá um tempo [em] que Deus vai deixar de existir. Desta convicção nasce a consciência de que Deus é eterno. Da mesma forma não há nenhum lugar em que Deus não exista".

Em sintonia com a primeira das ideias que revisamos, Goldsmith diz que "quem compreende a natureza de Deus não pode nunca lhe pedir coisa alguma. Sabe que Deus só pode doar a Si Mesmo e este dom é suficiente para todas as nossas necessidades. Um Deus diferente deste é uma fábula inventada pelos homens". 

Atenção, muita atenção: Um Deus diferente d'Aquele que só pode doar a Si Mesmo não passa de uma fábula inventada pelos homens, que não podem existir fora d'Ele.

Assim é que podemos pensar e praticar também a segunda das ideias para a revisão de hoje, com a convicção de que tudo o que podemos fazer é nos permitirmos caminhar com Deus "em perfeita santidade", uma vez que, como já vimos em lição anterior, Deus vai conosco aonde formos. Entretanto, é preciso que autorizemos, que queiramos sentir e viver a experiência da Presença. Se não manifestarmos nossa concordância, recuando em nosso desejos baseados no sistema de pensamento do ego, nem Deus pode nos ajudar. 

Ás práticas?

Um comentário:

  1. Observando as Leis da Natureza podemos sentir a força inteligente que as impulsionam e dá forma. Que força é essa que molda a matéria de maneira tão harmônica, bela e inspiradora? Seguindo esses reflexos do mundo invisível aqui na terra, podemos aproximarmos da Natureza do Criador. Para isso, como diz o Curso, é preciso cultivarmos o silêncio, a concentração nos aspectos nobres das manifestações, aguçarmos a intuição e sintonizarmos com a Vontade dos Reinos Superiores, que transformam nossos desejos egoístas em verdadeiras mensagens do Espírito Santo.Esse é um trabalho diário que exige muita dedicação, força interna e certeza de que é esse o caminho que nos conduz à vida real, verdadeira e divina.

    ResponderExcluir