sábado, 14 de junho de 2014

Abandonar qualquer compromisso com a ilusão


LIÇÃO 165

Que minha mente não negue o Pensamento de Deus.

1. O que faz este mundo parecer real exceto tua própria negação da verdade que está além? O que a não ser teus pensamentos de amargura e morte esconde a felicidade completa e a vida eterna que teu Pai deseja para ti? E o que poderia esconder o que não pode ser oculto exceto a ilusão? O que poderia afastar de ti aquilo que já tens exceto tua escolha de não o ver, negando que ele existe?

2. O Pensamento de Deus te criou. Ele não te abandonou, nem nunca ficas separado dele nenhum instante. Ele te pertence. Vives por ele. Ele é tua Fonte de vida, mantendo-te uno com ela, e todas as coisas são uma só contigo porque ele não te abandonou. O Pensamento de Deus te protege, cuida de ti, torna macio teu lugar de descanso e suave teu caminho, iluminando tua mente com felicidade e amor. A eternidade e a vida eterna brilham em tua mente, porque o Pensamento de Deus não te abandona e ainda mora contigo.

3. Quem negaria sua segurança e sua paz, sua alegria, sua cura e sua paz de espírito, seu descanso tranquilo, seu despertar calmo, se simplesmente reconhecesse o lugar aonde eles habitam? Ele não se prepararia imediatamente para ir até onde eles se encontram, abandonando tudo o mais como sem valor em comparação a eles? E os tendo encontrado não se certificaria de que ficassem consigo e de que ele permanecesse com eles?

4. Não negues o Céu. Ele é teu hoje, basta pedir. E também não precisas perceber quão grande é a dádiva, quão mudado estará teu modo de pensar antes que ela venha a ti. Pede para receber e te é dado. A convicção está nele. Até que o acolhas como teu, a incerteza permanece. No entanto, Deus é justo. Não se exige certeza para receberes aquilo que só a tua aceitação pode conceder.

5. Pede com desejo. Não precisas ter certeza de que pedes a única coisa que queres. Mas, quando a receberes, terás certeza de que tens o tesouro que sempre buscaste. O que, então, trocarias por ele? O que te levaria agora a deixar que ele desaparecesse de tua visão em êxtase? Pois esta visão prova que trocaste tua cegueira pelos olhos de Cristo, que veem; tua mente veio abandonar a negação e aceitar o Pensamento de Deus como tua herança.

6. Agora toda a dúvida passou, o fim da jornada está certo e a salvação te é dada. Agora o poder de Cristo está em ti, para curares como foste curado. Pois agora estás entre os salvadores do mundo. Teu destino é aí e em nenhum outro lugar. Deus consentiria em permitir que Seu Filho permanecesse eternamente faminto por sua negação do alimento de que precisa para viver? A abundância habita nele e a privação não pode separá-lo do Amor de Deus, que anima, e de seu lar.

7. Pratica com esperança hoje. Pois, de fato, a esperança se justifica. Tuas dúvidas não têm sentido, pois Deus é certo. E o Pensamento d'Ele nunca está ausente. A certeza tem de morar dentro de ti, que és o anfitrião d'Ele. Este curso elimina todas as dúvidas que colocas entre Ele e tua certeza d'Ele.

8. Contamos com Deus e não com nós mesmos para nos dar segurança. E, em Nome d'Ele, praticamos conforme Sua Palavra nos orienta a fazer. A certeza d'Ele está acima de qualquer dúvida. O Amor d'Ele permanece além de todo o medo. O Pensamento d'Ele ainda está além de todos os sonhos e está em nossas mentes, de acordo com Sua Vontade.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 165

"Que minha mente não negue o Pensamento de Deus."

Ao final da lição desta última quarta, o Curso oferecia uma breve oração, que pode - e deve - ser utilizada nos vários momentos de nossas vidas em que a dúvida resolver se instalar para nos desviar da decisão tomada em favor das práticas que nos podem levar ao autoconhecimento e, por consequência, ao conhecimento de Deus em nós e ao Céu. 

Diz ela o seguinte e estou alterando a forma de tratamento para torná-la pessoal, individual:

Abençoa meus olhos hoje, Pai. Sou Teu mensageiro e quero olhar para o reflexo glorioso de Teu Amor que resplandece em todas as coisas. Vivo e me movo em Ti apenas. Não estou separados de Tua vida eterna. A morte não existe, porque a morte não é a Tua Vontade. E habito o lugar em que me colocaste, na vida que compartilho Contigo e com todas as coisas vivas, para ser igual a Ti, e parte de Ti para sempre. Aceito Teus Pensamentos como os meus e te entrego minha vontade para que ela permaneça eternamente em unidade com a Tua. Amém.

Usar esta oração é também, em meu modo de ver, uma forma de nos comprometermos com a ideia para as práticas de hoje. Isto é, é escolher que minha mente não negue o Pensamento de Deus. É, ao contrário, uma forma de buscar alinhar a mente com o Pensamento d'Ele, em nós.

É reafirmar nossa crença na ideia de que os pensamentos não podem deixar sua fonte. Ou, dizendo de outra maneira, é abandonar todo e qualquer compromisso com o sistema de pensamento do ego, abandonar qualquer compromisso com a ilusão e negar a crença na separação.

 A ideia que praticamos com a lição de hoje traz consigo, de novo, a oportunidade de exercitarmos a decisão de aceitar o contato permanente com o Pensamento de Deus em nós. O único Pensamento que dá sentido à existência e nos permite andar por este mundo de ilusões de forma serena e tranquila. Em paz e serenidade, na certeza da alegria e da felicidade completas que são a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

Por maiores que sejam as tentativas do ego de nos fazer crer na separação, que criou todo este mundo de ilusões, lá no fundo de nossa mente há um espaço intocado pela ilusão, um espaço que nos leva sempre a buscar a verdade, a buscar conhecer-nos. 

É nesse lugar que nossa mente sabe que somos Pensamentos de Deus, que nossa vontade e d'Ele são uma só e que estamos em contato permanente com Ele. É esta parte de nossa mente que sabe que tudo o que precisamos fazer é reconhecer isto para receber e aceitar a visão de Cristo em nós, para ver no mundo apenas um instrumento que nos permita viver, em todos os instantes, situações e circunstâncias, a alegria e a felicidade perfeitas e completas.

Às práticas?

2 comentários:

  1. Obrigado pelo teu espaço diário, tem sido muito importante para mim. Eu sou um mau estudante, compreendo a teoria, mais, sei que é a única possível para explicar "isto" e no entanto envolvo-me estupidamente nos jogos e joguinhos do ego. Mas,venho sempre ao teu cantinho e tenho a certeza absoluta que quando partirmos vamos fartar-nos de rir, um fartorte de rir, pois, vamos verificar que nunca partimos, confuso ? mas, vai ser rir, rir, rir ...

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, David,

    Na verdade a forma mais fácil de se chegar a Deus é pela alegria, pelo riso espontâneo e sereno. Como o das crianças, que ainda têm a certeza de que são como Deus a criou, mesmo que não saibam disso racional ou intelectualmente.

    Ninguém é um mau estudante, quando toma a decisão de estudar. O que acontece é que não passamos as vinte-e-quatro horas do dia de olho no que nos acontece, vigiando para que nosso olhar seja o da sintonia com o do Espírito Santo.

    Aí, o ego faz a festa.

    É importante, porém, que vivamos a partir da certeza de que não há outro lugar em que poderíamos estar e que não há necessidade de que nos julguemos por nada do que fazemos, depois de o termos feito.

    Tu te lembras da história do Miguilim e do Dito, seu irmão? Está numa das lições recentes, que repetia uma anterior. Dito diz a Miguilim que só podemos pensar se uma coisa é bem feita ou mal feita enquanto ainda não a fizemos. Depois que fazemos, todas as coisas são sempre bem feitas.

    Isto é, não há nunca nenhuma razão para julgarmos o que fizemos ou deixamos de fazer. Porque de acordo com a segunda das 4 leis espirituais que se aprende na Índia: "aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido". Em qualquer circunstância.

    Um prazer e uma alegria saber que ainda continuas conosco.

    Abraços.

    ResponderExcluir