segunda-feira, 27 de junho de 2011

O milagre que, em geral, não conseguimos ver

LIÇÃO 178

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (165) Que minha mente não negue os Pensamentos de Deus.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (166) Eu estou encarregado das dádivas de Deus.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

Repetindo o que eu disse no ano passado: já comentei  uma lição, em algum lugar, há algum tempo, me valendo de uma fala de um conto, O espelho, de Guimarães Rosa, que está em seu livro Primeiras Estórias, até pouco tempo atrás uma das leituras preparatórias para o vestibular. A fala em questão é a seguinte: "Tudo, aliás, é a ponta de um mistério. Inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo".

Alguma coisa pode revelar mais sintonia com os ensinamentos do Curso, se refletirmos um pouquinho só a respeito dos significados subjacentes ao texto de Rosa? Pois não é isto justamente o que o Curso nos revela, que por trás de tudo o que vemos, fatos ou ausência deles, está o milagre do que verdadeiramente somos? Para vê-lo, ou experimentá-lo, basta mudar a forma de olhar para tudo.

E vejam que, ainda no mesmo conto, há algo mais em harmonia com os ensinamentos do UCEM a respeito do tempo e das maneiras pelas quais o mundo [do ego] quer nos ensinar a ver de forma equivocada, para nos afastar da visão que pode nos revelar o que existe além das imagens do espelho.

Diz Rosa: "Ah, o tempo é o mágico de todas as traições... E os próprios olhos, de cada um de nós, padecem viciação de origem, defeitos com que cresceram e a que se afizeram, mais e mais. Por começo, a criancinha vê os objetos invertidos, daí seu desajeitado tactear; só a pouco e pouco é que consegue retificar, sobre a postura dos volumes externos, uma precária visão. Subsistem, porém, outras pechas, e mais graves. Os olhos, por enquanto, são a porta do engano; duvide deles... (...) a espécie humana peleja para impor ao latejante mundo um pouco de rotina e lógica, mas algo ou alguém de tudo faz frincha para rir-se da gente...".

É para esta reflexão que as ideias que revisamos nesta segunda-feira, dia 27 de junho, devem se dirigir.

2 comentários:

  1. Obrigado, Dani, obrigado, Carmen, obrigado, Nina, por sua presença e por seus comentários e contribuições, sempre bem-vindos.

    Obrigado por continuarem a compartilhar conosco.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Bom tê-lo mais pertinho novamente. Dei até uma espiadinha nas fotos.Bacana, tb conclui que sua esposa é super alto astral...que maravilha... Feliz por vocês!
    Moisés, obrigada a você e ao seu grupo por serem verdadeiramente comprometidos com o ensinamento e encarregados das dádivas de Deus!
    Quando não consigo acompanhar(entender)a lição... sigo pelas pegadas que vocês deixam pelo caminho...
    Paz e Alegria !

    ResponderExcluir