terça-feira, 28 de junho de 2011

O amor encontra suas razões em si mesmo

LIÇÃO 179

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (167) Há uma só vida e é esta que compartilho com Deus.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (168) Tua graça me é dada. Eu a reivindico agora.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

A ideia que envolve todos os pensamentos das lições que revisamos é o que nos define. É ela que assegura nossa condição de Filhos de Deus, que é só Amor e, por esta razão, nos garante a condição de filhos do Amor que não finda nunca e que ultrapassa a lógica e a necessidade de se lhe atribuir uma razão. Ou razões outras quaisquer, ou quaisquer outros motivos e explicações, que não apenas o amor.

O Amor - o nosso, o que somos, e o de Deus, que é só o que Ele é e que é só o que nós somos - independe de qualquer coisa que façamos [Lembram do "tu não precisas fazer nada"?]. Ele não cresce de qualquer coisa que alguém nos dá ou dá a Deus. Se fosse assim, o Amor flutuaria ao sabor dos gestos de alguém. "Teria razões e explicações. Se um dia nos faltassem os gestos", ou se eles faltassem a Deus, o Amor morreria "como flor arrancada da terra", para utilizar uma fala de Rubem Alves.

Para ele, repetindo o que disse no ano passado, "nada mais falso do que o ditado popular": amor com amor se paga. Pois, diz ele, "amor é estado de graça e com amor não se paga. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa floresce porque floresce, eu te amo porque te amo". E Deus nos ama porque nos ama, porque "Deus é só Amor".

Ou, voltando mais uma vez ao comentário feito no ano passado, como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade: "Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge e a dicionários e a regulamentos vários... Amor não se troca... Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo...".

Estes são pensamentos que podem enriquecer nossa reflexão desta terça-feira, dia 28 de junho, levando-nos a olhar para as ideias que revisamos com a mente cheia de gratidão pela vida que compartilhamos com Deus e pela graça do Amor que Ele é e nos dá para sermos com Ele, n'Ele, sem pedir nada em troca.

3 comentários:

  1. Mouss
    Que comentário lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. *
    Meus queridos ...

    Essa peguei emprestado de outro blog, mas creio caber nessa lição de hoje ... pertence ao Evangelho, mas nos diz o mesmo.

    Evangelho - João - 17,20-26

    Para que eles cheguem à unidade perfeita.
    -Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,20-26

    Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu
    e disse:

    Pai Santo,eu não te rogo somente por eles,
    mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra, para que todos sejam um
    como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

    Eu dei-lhes glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:
    eu neles e tu em mim,para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim.

    Pai, aqueles que me deste,quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo.

    Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

    Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais,para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles".

    Portanto ... AMEM, AMEM, AMEM MUITO....
    Para que nossa reconecção com o Pai, se faça pelo amor, porque só pelo amor isso é possível ... porque só amor é o verdadeiro canal de liberação e de nossa volta pra casa.

    Milagres e Milagres a todos ...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Nina, por tuas generosas palavras.

    Obrigado, Carmen, por sua disposição e pela contribuição que você nos empresta.

    Obrigado por ficarem conosco e compartilharem.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir