sexta-feira, 24 de junho de 2011

A necessidade de se assumir o compromisso

LIÇÃO 175

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (159) Dou os milagres que recebo.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (160) Estou em casa. O medo é o estranho aqui.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, 24 de junho, vamos revisar mais dois pensamentos das lições recentes com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais da nova fase da compreensão que está logo adiante, a nossa espera, na segunda parte do Livro de Exercícios.

Da mesma forma que no ano passado, vou convidá-los às práticas de hoje, tendo em mente dois pontos do último capítulo do livro texto, que têm muito a ver com as ideias que revisamos, e dizem o seguinte:

Não penses que por acaso se encontra a felicidade seguindo uma estrada que se afaste dela. Isto não faz nenhum sentido e não pode ser o caminho. Para ti, que pareces achar este curso difícil demais para aprender, deixa-me repetir que para atingires uma meta tens de ir na sua direção, não na direção contrária. E toda estrada que conduz a outra direção não beneficiará o objetivo a ser alcançado. Se isto é difícil de entender, então é ímpossível compreender este curso. Mas apenas neste caso. Pois, caso contrário, ele é apenas um ensinamento básico do óbvio [T-31.IV.7].


Trago aos teus olhos cansados a visão de um mundo diferente; tão novo, luminoso e fresco, que tu te esquecerás da dor e do sofrimento que viste antes. No entanto, essa é uma visão que deves compartilhar com todos que vires, pois do contrário não a contemplarás. Dar essa dádiva é o modo de torná-la tua [T-31.VIII.8:4-6].

Uma última observação a respeito da necessidade do compromisso com os exercícios e da razão pela qual o Curso nos oferece as lições para as práticas, valendo-me das palavras de Bhagwan Shree Rajneesh: "Um compromisso é um ponto sem retorno... tudo o que é lindo na vida vem através de um compromisso." Ou ainda, "o comprometimento [nos] leva ao próprio centro das coisas".

2 comentários:

  1. .
    Oi Mouss ...
    E falando em meta ...

    A história de um homem do ocidente, um advogado e executivo, que decidira aprender a arte do arco-e-flecha com um mestre do oriente, um mestre zen. Em pouco tempo este homem se tornou cem por cento perfeito. Não errava um alvo.
    E, então, ele disse ao mestre:

    - Agora, o que me resta aprender aqui? Já posso ir? Você pode me dar meu certificado?

    - Você pode ir, mas não aprendeu o essencial da arte que eu ensino - disse o mestre.

    - O essencial? Mas, eu sempre acerto o alvo!

    - Quem está falando em alvo? Qualquer um pode chegar aqui e fazer isto. Basta praticar. Agora é que começa o seu aprendizado. Quando um arqueiro pega o arco e a flecha e mira o alvo, há o arqueiro, o mais fundamental e básico, a fonte, a essência. Há a flecha, o que passará do arqueiro para o alvo. E o olho do tigre, o alvo, o ponto mais distante.

    Você tem acertado o alvo, o ponto mais distante, você aprendeu a técnica, você aprendeu o superficial. Você se tornou um especialista em atingir o alvo, um técnico. Mas, se quiser realmente experimentar a arte que eu ensino, você necessita compreender que o alvo não está fora, o alvo está dentro.

    Você necessita aprender a tocar a fonte, manter-se conectado a ela, sentir o que você está fazendo, fazer a partir da fonte e não a partir do alvo que está fora, da periferia.

    E o mestre continuou:

    - A flecha se movimenta a partir de você, mas, você não sabe de onde vem a energia que a movimenta, não está ciente disto. Não está ciente do que acontece através de você quando você está fazendo. Você não está consciente da força que o move e com isto perde toda a experiência.

    Você não conhece o arqueiro, você nada sabe sobre isso. Você se tornou um especialista, uma pessoa de conhecimento, mas não de sabedoria.
    Você está preocupado com o alvo fora. Você está vazio por dentro. E se você já está satisfeito, pode ir. Porém, não poderá levar o certificado, pois, não aprendeu a arte que eu ensino.

    Se quiser o certificado, continue a treinar, mas perceba a si mesmo naquilo que você está fazendo.

    Quem acertou o alvo?
    Quem é o arqueiro?

    Miagres e Milagres a todos.

    ResponderExcluir
  2. Mouss
    Obrigada! Está tudo no livro, mas juntar as peças...ai...ai...ai... O olho treinado do mestre (você) ajuda p'ra caramba os "engatinhantes" (inventei esta palavra) como eu.
    E Carmen, muto, muito, muito lindo.
    Você deve pensar em escrever sempre, pois quando o faz nos ajuda muito, acredite!
    Um grande beijo a todos.
    Sigo praticando...

    ResponderExcluir