quarta-feira, 23 de junho de 2010

Libertando-nos do vício do ego

LIÇÃO 174

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (157) Quero entrar na Sua Presença agora.

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (158) Hoje aprendo a dar como recebo.

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

As ideias que revisamos nesta quarta-feira, dia 23 de junho, nos levam a refletir a respeito das escolhas que fazemos a todo instante, a maior parte das vezes de forma inconsciente, porque os efeitos delas fazem que nos perguntemos com frequência, como Paulo, em uma das cartas nos Evangelhos, se não estou enganado, "por que faço o mal que não quero, e não o bem que quero"?

Eckhart Tolle, em seu livro O Poder do Silêncio, diz o seguinte: "O ego precisa estar em conflito com alguém ou com alguma coisa. Isso explica por que, apesar de você querer, paz, alegria e amor, não consegue suportar a paz, a alegria e o amor por muito tempo. Você diz que quer ser feliz, mas está viciado em ser infeliz".

Eis aí a questão! Estamos viciados no ego. E, embora digamos a nós mesmos muitas vezes que queremos algo diferente, dizemo-lo apenas da boca para fora, de forma irrefletida e inconsciente, porque ainda não sabemos, de fato, o que queremos. E temos muito medo de escolher errado. E mais medo ainda de escolher certo.

O que nos resta fazer, então? Aprender mais a respeito de nosso vício, para trazê-lo à consciência e reconhecer todos os efeitos de sua presença em nossa vida. Pois, ainda de acordo com Tolle, no mesmo livro, nossa infelicidade não vem dos fatos da vida, mas do condicionamento de nossas mentes.

As práticas diárias das ideias que o Curso nos oferece, bem como outras práticas que busquem nos pôr em contato com nós mesmos, com o Ser, com o divino em nós, são um remédio milagroso para eliminar o vício que aprendemos com o mundo, eliminando também, por consequência, todos os seus efeitos e permitindo que experimentemos a paz de Deus.

Duvidam? Todos nós já passamos por uma situação na qual "perdemos as estribeiras", isto é, uma situação em que reagimos de uma forma que nos surpreende por completo. Ao relatá-la, depois de passado algum tempo, costumamos dizer: "aquilo me deixou completamente fora de mim". Na verdade, salvo alguns "instantes santos" é assim que vivemos no ego a maior parte do tempo. E dizemos também: "quando caí em mim" percebi o estrago, mas já era tarde demais.

O que significa "estar fora de si", senão inconsciência, não estar no agora, não estar presente por inteiro na situação, não estar em Deus? E "cair em si" não é a mesma coisa que recobrar a consciência, estar presente, estar em Deus, na Sua Presença?

Aproveitemos, pois, as ideias das práticas da revisão de hoje para "entrar na Sua Presença", aprender a ficar Nela e para compartilhá-la com todos aqueles a quem vamos encontrar neste dia, oferecendo-lhes a Presença, da mesma forma que A recebemos.

2 comentários:

  1. Oi Moisa,

    e isso mesmo o vicio no ego, e qdo escolhemos a seguir esta caminhada (auto-conhecimento atravez do UCEM)) e como se fosse um rehabilitation, e todos devemos saber como e um desafio constante lidar com vicios, seja la o que for, drogas, alcool, TV, chocolate, comida,etc...
    Entao, aqui estamos nos firmes neste proposito, nesta experiencia para em vez do vicio nos ocuparmos com nos mesmos, afim de alcancar o silencio, a alegria e a paz infinita.
    E nosso remedinho nessa rehab e O Espirito Santo, e a clinica e o ceu.
    E qdo nos sentimos tentados pelos vicios do mundo, nos perguntamos:
    "Quem caminha comigo?
    Deve-se fazer esta pergunta mil vezes por dia, ate que a certeza acabe com a duvida e instaure a paz." UCEM
    Depaak chopra diz: "Uma pessoa que se conhece como espirito nunca perde a visao de experimentador no meio da experiencia. Sua verdade interior afirma carrego comigo a consciencia da imortalidade em meio a mortalidade!"

    Essas sao uma das pilulas entre muitas outras que podemos usar para voltarmos ao nosso estado de espirito.
    Nao e dizer nao escolho meu ego hj e a escolha de estar no presente no agora ser grato ver tudo com amor e assim que fuciona o caminho da reabilitacao estar feliz com sua nova escolha (amor).
    Espero que tenha consido descrever meu ponto de vista aqui.
    Hj tem reuniao das miracles friends aqui em casa, sera uma pauta interessante este assunto acima.
    Um abraco carinhoso,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Dani.

    É bem verdade que quando tomamos a decisão de seguir um caminho que nos oferece a possibilidade do auto-conhecimento não fazemos nada mais do que tomar a decisão da reabilitação, isto é, a de lembrar o que somos, na verdade. Para podermos re-aprender a nos relacionarmos com o mundo e com tudo o que há nele a partir do Ser. Uma coisa que fazíamos naturalmente quando criancinhas, quando ainda não contaminados pelo ego, e pelo vício nas coisas do ego.

    Obrigado por se manter em contato e por compartilhar, por seu entusiasmo e pelo exemplo que você e os/as "miracle friends" nos oferecem desde aí de "aparentemente" tão longe.

    Estamos juntos nesta jornada.

    Obrigado. Abraços a todos aí. E diga para se manifestarem sempre que possível.

    ResponderExcluir