segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viver a alegria e a felicidade perfeitas

LIÇÃO 165


Que minha mente não negue o Pensamento de Deus.


1. O que faz este mundo parecer real exceto tua própria negação da verdade que está além? O que a não ser teus pensamentos de amargura e morte esconde a felicidade completa e a vida eterna que teu Pai deseja para ti? E o que poderia esconder o que não pode ser oculto exceto a ilusão? O que poderia afastar de ti aquilo que já tens exceto tua escolha de não o ver, negando que ele existe?

2. O Pensamento de Deus te criou. Ele não te abandonou, nem nunca ficas separado dele nenhum instante. Ele te pertence. Vives por ele. Ele é tua Fonte de vida, mantendo-te uno com ela, e todas as coisas são uma só contigo porque ele não te abandonou. O Pensamento de Deus te protege, cuida de ti, torna macio teu lugar de descanso e suave teu caminho, iluminando tua mente com felicidade e amor. A eternidade e a vida eterna brilham em tua mente, porque o Pensamento de Deus não te abandona e ainda mora contigo.

3. Quem negaria sua segurança e sua paz, sua alegria, sua cura e sua paz de espírito, seu descanso tranquilo, seu despertar calmo, se simplesmente reconhecesse o lugar aonde eles habitam? Ele não se prepararia imediatamente para ir até onde eles se encontram, abandonando tudo o mais como sem valor em comparação a eles? E os tendo encontrado não se certificaria de que ficassem consigo e de que ele permanecesse com eles?

4. Não negues o Céu. Ele é teu hoje, basta pedir. E também não precisas perceber quão grande é a dádiva, quão mudado estará teu modo de pensar antes que ela venha a ti. Pede para receber e te é dado. A convicção está nele. Até que o acolhas como teu, a incerteza permanece. No entanto, Deus é justo. Não se exige certeza para receberes aquilo que só a tua aceitação pode conceder.

5. Pede com desejo. Não precisas ter certeza de que pedes a única coisa que queres. Mas, quando a receberes, terás certeza de que tens o tesouro que sempre buscaste. O que, então, trocarias por ele? O que te levaria agora a deixar que ele desaparecesse de tua visão em êxtase? Pois esta visão prova que trocaste tua cegueira pelos olhos de Cristo, que veem; tua mente veio abandonar a negação e aceitar o Pensamento de Deus como tua herança.

6. Agora toda a dúvida passou, o fim da jornada está certo e a salvação te é dada. Agora o poder de Cristo está em ti, para curares como foste curado. Pois agora está entre os salvadores do mundo. Teu destino é aí e em nenhum outro lugar. Deus consentiria em permitir que Seu Filho permanecesse eternamente faminto por sua negação do alimento de que precisa para viver? A abundância habita nele e a privação não pode separá-lo do Amor de Deus, que anima, e de seu lar.

7.Pratica com esperança hoje. Pois, de fato, a esperança se justifica. Tuas dúvidas não têm sentido, pois Deus é certo. E o Pensamento d'Ele nunca está ausente. A certeza tem de morar dentro de ti, que és o anfitrião d'Ele. Este curso elimina todas as dúvidas que colocas entre Ele e tua certeza d'Ele.

8. Contamos com Deus e não com nós mesmos para nos dar segurança. E, em Nome d'Ele, praticamos conforme Sua Palavra nos orienta a fazer. A certeza d'Ele está acima de qualquer dúvida. O Amor d'Ele permanece além de todo o medo. O Pensamento d'Ele ainda está além de todos os sonhos em está em nossas mentes, de acordo com Sua Vontade.

*

COMENTÁRIO:

Depois da ideia que praticamos ontem, que nos convidou a lembrar que não podemos nos separar de nossa Fonte, a lição desta segunda-feira, dia 14 de junho, nos traz a oportunidade de exercitar a decisão de nos deixarmos ficar permanentemente em contato com o Pensamento de Deus, que dá sentido a nossa existência e nos permite andar por este mundo de ilusões de forma serena e tranquila, em paz e com a certeza da alegria e da felicidade completas que são a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

Comecemos, pois, nossa semana praticando esta ideia: a de que somos Pensamentos de Deus e a de que tudo o que precisamos fazer é reconhecer isto para receber e aceitar a visão de Cristo em nós, para ver no mundo apenas um instrumento para viver a alegria e a felicidade perfeitas.

2 comentários:

  1. *
    Olá meus queridos...

    Um adendo...


    Escolhendo nos diponibilizar para acessar a Visão de Cristo, para encontrarmos a Percepção da Mente Correta, e nos lembrarmos do Pensamento de Deus, parece-nos um exercício trabalhoso, dado a quantidade de vícios de pensar como separados, ou sozinhos ao qual estamos acostumados.

    Mas se realmente estamos empenhados e dispostos a recuperar tal Visão, só esse exercício pode nos dar/levar a essa integridade interior. E mais um ótimo exercício, é ir fundo dentro de nós mesmos e ver o que está realmente lá.

    Quando vamos fundo em nós, não encontramos nada além de medo. Existe ilusão, astúcia, insegurança, ansiedade, tristeza, ciúmes, revolta, raiva, doença, angústia e mais uma gama quase infinita de emoções derivadas essencialmente do medo. Está tudo lá.
    E precisamos encarar isso, o que não significa mudar isso, mas apenas olhar para isso. Sem tentar mudar nada, pois isso tudo é o conteúdo da mente, e ela é tão antiga quanto a "idéia" de ser "homem", como humano individual e separado nesse mundo de ilusão.

    E apesar dessa mente não ser nosso EU, ela está no nosso eu pequeno. E vai permanecer assim, mesmo para uma pessoa iluminada.
    A diferença é que a pessoa iluminada não se identifica com essa mente do eu, e nem tenta muda-la, e nem tão pouco, se sente mal com seu conteúdo, pois uma vez que compreende que a mente do eu é assim para todos, desde o início ou da origem do humano individual, nada no plano da percepção dessa mente equivocada pode ser mudado.
    Aliás, tentar muda-la, por crermos ou julgarmos em algum momento que ela é prejudicial, ou nos colocarmos contra ela, significa criar atrito, e todo e qualquer atrito, nos tira a paz, porque é impossível se ter paz, lutando-se contra algo.
    Aliás, como bem diz o curso, não temos que fazer nada.

    A única coisa que pode ser mudada, é o desprendimento ou desapego dela. É olhar para ela apenas como um observador, sem se envolver com seu conteúdo. Entendendo que ela não é real. Apenas uma ilusão. E compreendendo que, a única realidade é o Pensamento de Deus em tudo e em nós, em nossa verdadeira essência.
    E esse Pensamento de Deus em nós é silencioso. É a própria Paz... é o próprio Amor. Pois só estes, nos permitem a plena aceitação de tudo, exatamente como é, sem nenhum tipo de "incomodo".

    E é só quando compreendemos isso, e nos entreganos a isso dessa forma, é que a verdadeira percepção começa a acontecer. É quando começamos a "perceber" a presença dessa Paz e desse Amor e a diferença entre a mente conturbada e tagarela do eu, e a silenciosa e prazerosa Mente Correta. E quando ela acontece, nos devolve a Visão de Cristo, a Visão Amorosa e Santa, que sempre esteve em nós, apenas adormecida.

    E só assim vamos poder usar esse mundo apenas como um instrumento para viver a alegria e a felicidade perfeita, como diz nosso querido Moisés, abandonando de vez a visão equivocada que vê bem ou mal em tudo, que se coloca sempre a favor ou contra algo, por ver tudo sob as lentes do medo. Pois o Pensamento de Deus, está muito acima do todo bem e de todo mal. Pois é a própria Perfeição.

    Milagres a todos ...

    Carmen.

    ResponderExcluir