LIÇÃO 179
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
1. (167) Há uma só vida e é esta que compartilho com Deus.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
2. (168) Tua graça me é dada. Eu a reivindico agora.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
*
COMENTÁRIO:
A ideia que envolve todos os pensamentos das lições que revisamos é o que nos define, e que assegura nossa condição de Filhos de Deus, que é só Amor e, por esta razão, filhos do Amor que não finda nunca e que ultrapassa a lógica e a necessidade de se lhe atribuir uma razão. Ou quaisquer razões, motivos e explicações.
Parafraseando Rubem Alves, o Amor, o nosso, o que somos, e o de Deus, que é só o que Ele é, independe de qualquer coisa que façamos. Ele não cresce de qualquer coisa que alguém nos dá ou dá a Deus. Se fosse assim, o Amor flutuaria ao sabor dos gestos de alguém. "Teria razões e explicações. Se um dia nos faltassem os gestos", ou se eles faltassem a Deus, o Amor morreria "como flor arrancada da terra".
Para Rubem, "nada mais falso do que o ditado popular": amor com amor se paga. Pois, diz ele, "amor é estado de graça e com amor não se paga. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa floresce porque floresce, eu te amo porque te amo". E Deus nos ama porque nos ama, porque "Deus é só Amor".
Ou, como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade: "Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge e a dicionários e a regulamentos vários... Amor não se troca... Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo...".
Nesta segunda-feira, dia 28 de junho, podemos enriquecer a reflexão e olhar para as ideias que revisamos com a mente cheia de gratidão pela vida que compartilhamos com Deus e pelo graça do Amor que Ele nos dá sem pedir nada em troca.
Adorei este comentário sobre Rubem Alves. Comecei bem o dia! Bom dia a todos!
ResponderExcluirBjs Ana
Queridos,
ResponderExcluirQue a Voz do ES, mesmo como um susurro em nossos sonhos, mostre-nos o caminho para Casa.
Bjs Isolda
Oi, Ana, que bom que seu dia começou bem.
ResponderExcluirNão poderia ser diferente começando com o UCEM, não?
Obrigado por se manifestar.
Isolda, querida, um prazer ter você por aqui mais uma vez.
ResponderExcluirQuanto tempo, não?
É bom nos lembrarmos sempre de que tudo o que o Espírito Santo precisa para nos mostrar o caminho para casa é de nossa permissão. Isto é, Ele precisa que estejamos atentos a Sua Voz. De ouvidos e corações bem abertos e dispostos a ouvir e seguir Sua orientação.
Obrigado por comentar.
*
ResponderExcluirOlá meus queridos...
Estabelecendo a Unicidade ...
Deus é amor e, por isso, eu também sou ....
E que não existem razões para o Amor ser ....
Ele apenas É. Porque Deus É. E Nele Sou.
Como seria isso, não apenas, em compreensão dessas palavras, mas em experiência real.
Sentir essa Presença, esse Amor, essa Graça.
Antes de reivindicarmos essa Presença / Amor, creio que podemos tentar saber como isso pode ser feito.
Primeiro saber o quanto realmente estamos dispostos e disponíveis a ponto de separarmos um momento em nosso dia a dia para esse "encontro".
A ponto de abrirmos mão do mundo que criamos em nossas mentes ao qual somos tão "apegados".
Após isso, estipular efetivamente um tempo no dia para tornar isso uma ação real. E a partir disso, sim buscar em si mesmo essa Presença. Pois o Reino, só pode ser encontrado em nosso próprio ser, onde habita o Ser.
E depois, esclarecer em nossas mentes, que ter contato com Deus, não é apenas uma afirmação mental ou verbal, é mais que isso, é uma entrega na "certeza" absoluta de Sua Presença em nós, sem a menor sombra de dúvida.
E nessa "certeza" e nessa entrega é que nos livraremos dos temores e preocupações da natureza do mundo. E fazemos isso, apenas silenciando, dando um "espaço" dentro de nós, para que a nossa consciência "perceba " a Sua Presença, para que possamos ouvir a Sua Voz.
O silêncio aqui é fundamental, diferente das orações à qual estamos acostumados, e onde apresentamos nossas "necessidades " para Deus, como se Ele não as conhecesse. Pedindo coisas a Ele, na idéia de que algo está nos faltando, como saúde, bem estar, paz, dinheiro, etc...
*
ResponderExcluircontinuando ...
Pois quanto mais insistimos na crença de que pedindo a Deus que nos dê cura de doenças, que nos dê paz, ou nos abastece de algo, mas reforçamos a crença de que nos falta algo e mais nos mantemos fora dos domínios de Sua manifestação em nós. Pois estaríamos reforçando nossa crença na nossa separação D'Ele.
Pois se estamos em unicidade em Deus, já sabemos e sentimos que temos TUDO, o que Ele já nos deu, desde sempre, na Sua Perfeição, e a sensação de paz e amor que se manifestam dessa compreensão já dão toda a segurança de que precisamos, e de que portanto, nada pode estar nos faltando, e se estiver, só pode ser, a falta de nossa crença nessa Verdade.
E saberíamos que em Sua Presença, toda idéia de doenças, pecado, misérias, carências simplesmente desaparecem, deixando-nos apenas a certeza de Sua Verdade e Completude,
de Seu Amor e Sua Alegria.
E nesse instante santo, saberemos que " agora somos um com Aquele que é nossa Fonte ".
Saberemos reconhecer a Sua Voz em nós, e a Sua Vontade para nós, que são a mesma que a nossa. E só assim, poderemos experimentar essa realidade de que ...
Deus é amor e, por isso, eu também sou ....
E que não existem razões para o Amor ser ....
Ele apenas É. Porque Deus É.
E Nele também Sou.
Milagres e Milagres...
Carmen Thiago.
É isso aí, Carmen.
ResponderExcluirMuito obrigado por sua contribuição. É, sim, muito importante compreendermos que o Espírito Santo só pode nos "ajudar", ou confirmar Sua Presença em nós, se nos abrimos a Ele, deixando que Ele tome a dianteira em nossos caminhos.
De nada adianta, de fato, a oração que pede simplesmente ou que clama a Deus por justiça ou por qualquer coisa que seja, sem deixar um espaço para que Ele se manifeste, sem abrir olhos, ouvidos, mente e coração para aceitar Sua manifestação.
Obrigado por compartilhar.