LIÇÃO 15
Meus pensamentos são imagens que faço.
1. É em razão de os pensamentos que pensas que pensas aparecerem como imagens que não os reconheces como nada. Tu pensas que os pensas e, por isto, pensas que os vês. É deste modo que teu "ver" foi feito. Esta é a função que dás aos olhos de teu corpo. Não é ver. É construir imagens. Toma o lugar de ver, substituindo a visão por ilusões.
2. Esta ideia introdutória ao processo de construção de imagens que chamas de ver não fará muito sentido para ti. Tu começarás a compreendê-la quanto vires pequenas bordas de luz em torno dos mesmos objetos familiares que vês agora. Isto é o começo da visão verdadeira. Podes ter certeza de que a visão verdadeira virá rapidamente quando isso acontecer.
3. Conforme prosseguirmos, poderás ter muitos "episódios de luz". Eles poderão assumir muitas formas diferentes, algumas das quais bastante inesperadas. Não tenhas medo deles. Eles são sinais de que estás abrindo os olhos finalmente. Eles não perdurarão, porque simplesmente simbolizam a percepção verdadeira e não estão relacionados ao conhecimento. Estes exercícios não vão te revelar o conhecimento. Mas prepararão o caminho para ele.
4. Ao praticares a ideia para hoje, primeiro repete-a para ti mesmo e, depois, aplica-a a qualquer coisas que vires à volta de ti, utilizando o nome dela e deixando que teus olhos descansem sobre ela enquanto dizes:
Este(a) _______ é uma imagem que faço.
Aquele(a) ________ é uma imagem que faço.
Não é necessário incluir um número grande de sujeitos específicos para a aplicação da ideia de hoje. É necessário, porém, continuar a olhar para cada sujeito enquanto repetes a ideia para ti mesmo. A ideia deve ser repetida bem lentamente a cada vez.
5. Embora obviamente não sejas capaz de aplicar a ideia a um número muito grande de coisas durante o minuto aproximado de prática que se recomenda, tenta tornar a seleção o mais aleatória possível. Se começares a te sentir inquieto, menos do que um minuto será suficiente para os períodos de prática. Não faças mais do que três períodos de aplicação da ideia para hoje, a menos que te sintas inteiramente à vontade com ela, e não ultrapasses quatro. Todavia, a ideia pode ser aplicada conforme a necessidade ao longo do dia.
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COMENTÁRIO:
Explorando a LIÇÃO 15
Caras, caros,
"Meus pensamentos são imagens que faço."
Parece-lhes claro este título para a lição de hoje? Já lhes passou pela cabeça que nossos pensamentos, na verdade, não têm forma, não têm significado? Eles se apresentam como imagens das coisas a que vamos sendo apresentados, ou apresentadas, ao longo de nossas vidas. Coisas de que formamos imagens e as quais damos nome e separamos do todo. Imagens que mudam o tempo todo. E que mudam ao sabor do que sentimos, ao sabor de nosso humor e das coisas e situações que aparentemente se apresenta a nós.
Lembram-se da sétima lição? Aquela que nos chama a atenção para o fato de que vemos só o passado. Há lá um exemplo que pode servir para ilustrar também a ideia que praticamos hoje. Um exemplo que nos pede para olharmos para uma xícara e questionarmos o que sabemos a respeito dela no presente, aqui e agora. Um exemplo que nos leva a concluir que tudo o que pensamos saber da xícara é apenas o que aprendemos dela no passado. Não a vemos verdadeiramente. Não sabemos o que ela é. E isso vale para tudo.
Ao praticar a sétima lição no ano que passou, ocorreu-me também um exemplo de que um grande número de pessoas entre nós está ciente, mas que muitas pessoas não sabem.
Sabem as estrelas que vemos no céu, ao olharmos para ele numa noite estrelada? Elas não existem, fazem parte de um passado que já se foi há milhares de anos. Se bem me lembro do que li, o céu para o qual voltamos nosso olhar e nossa atenção, à procura de estrelas, é uma imagem do céu de 500 mil anos atrás, porque este é o tempo que a imagem demora para chegar a nós, cobrindo, na velocidade da luz, a distância que nos separa das estrelas. Isto não é um atestado cabal de que vemos só o passado?
Meus pensamentos são imagens que faço.
É assim que nossa memória registra as coisas, as estrelas, as pessoas e as situações que experimentamos: com imagens do passado. No presente não podemos fabricar imagens porque, mesmo sem ter consciência disto a maior parte do tempo, quando o vivemos, vivemos a unidade com tudo o que nos rodeia. Não há tempo, não há espaço, não há um "eu" para ver, sentir, tocar, cheirar ou provar. Também não há um "eu" que duvide do que vê. Há só sintonia, comunhão, comunicação perfeita.
O que é ver, então, para nós? Quem pode garantir que o que vemos é real? Os pensamentos que temos não significam coisa alguma, assim como as coisas que pensamos ver. Nossa mente se preocupa apenas com pensamentos do passado - no presente, quando estamos de fato nele - não há motivos para preocupação alguma. Mas não somos capazes de ver nada tal como é agora, neste exato momento. A menos que estejamos em comunhão, sendo também, o que vemos.
O que a lição nos diz a respeito? Vejamos o primeiro parágrafo:
É em razão de os pensamentos que pensas que pensas aparecerem como imagens que não os reconheces como nada. Tu pensas que os pensas e, por isto, pensas que os vês. É deste modo que teu "ver" foi feito. Esta é a função que dás aos olhos de teu corpo. Não é ver. É construir imagens. Toma o lugar de ver, substituindo a visão por ilusões.
Podemos dizer, metaforicamente, que começar a ver a luz em torno dos objetos, pessoas e situações a que estamos acostumados, significa apenas que começamos a perceber que, na verdade, os olhos do corpo não podem mesmo ver. Eles se limitam a registrar as imagens de um passado que já não existe. Ou as imagens que julgamos que queremos ver. Aquelas que construímos internamente, muitas vezes como forma de fugir à realidade que nos cerca.
Do mesmo modo, os outros sentidos de que somos dotados não são úteis para a apreensão do mundo real, da Realidade, uma vez que eles, a exemplo da visão, dependem dos pensamentos que não tem significado, que aprendemos no e do mundo. Tudo no mundo é tão-somente julgamento e aparência. Isto é, o que vemos no mundo é só julgamento e aparência. Tudo o que vemos, tocamos, ouvimos, cheiramos ou provamos está ligado ao passado, a pensamentos e imagens, impressões, sons, aromas e sabores que já não existem, isto é, não têm realidade, a não ser em nossa memória, em nossa mente.
Meus pensamentos são imagens que faço.
Peguemos mais um exemplo, uma fotografia. Uma fotografia de algum tempo atrás de alguém que "conhecemos bem". Não importa quem. Uma fotografia daquela pessoa, que a registra e a mostra num tempo em que ainda não a conhecíamos. Como podemos dizer que ela é a mesma pessoa que pensamos conhecer hoje? Como ela mesma pode dizer isso? Ao vê-la numa foto anterior muitas vezes somos levados a pensar que não é possível que ela já tenha tido a aparência que a fotografia nos mostra. Onde está a verdade? Na pessoa que julgamos conhecer? Na fotografia? Ou na imagem dela que construímos em nossa mente?
Meus pensamentos são imagens que faço.
Nada, nada, nada, mas nada mesmo em nossa experiência de fazedores de imagens se sustenta. Nenhuma das imagens que fazemos pode sobreviver. "Tudo muda o tempo todo no mundo", como diz Lulu Santos na canção. Nenhuma das imagens que vemos é real. Podemos escolher milhares de maneiras diferentes para testar a ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje e vamos concluir, em relação a todas elas, que esta ideia é verdadeira.
Ela pode nos conduzir imediatamente à experiência da liberdade, fazendo-nos deixar para trás todo e qualquer apego que tenhamos a quaisquer coisas no mundo. Também pode nos libertar do apego a pessoas e situações que acreditamos serem as mais importantes em nossa vida.
Ela pode, igualmente, nos conduzir ao vislumbre de uma experiência do amor de Deus, ou como quer que chamemos aquela energia vital que nos anima, pois nos permite perceber que as pessoas, as coisas e situações de nossas vidas são prisioneiras de imagens que fazemos. Se quisermos, pois, experimentar a liberdade, libertar o mundo e tudo o que pensamos haver nele, a ideia de hoje pode nos fazer aplicar o que diz a canção de Sting: "If you love somebody, set them free", o que significa dizer: "Se amas alguém, liberta-o", ou ainda, "Se amas alguém, dá-lhe liberdade, deixa-o(a) livre".
Às práticas?
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