segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As leis que aprisionam o amor mantêm este mundo


LIÇÃO 303

O Cristo santo nasce em mim hoje.

1. Vigiai comigo, anjos, vigiai comigo hoje. Fazei que todos os pensamentos sagrados de Deus me envolvam e se aquietem comigo enquanto nasce o Filho do Céu. Deixai que os sons terrenos silenciem e que as visões a que estou acostumado desapareçam. Deixai o Cristo ser acolhido no lugar em que Ele se sente em casa. E deixai que Ele ouça os sons que Ele entende e veja apenas as cenas que mostram o Amor de Seu Pai. Fazei que Ele não seja mais um estranho aqui, pois hoje Ele nasce novamente em mim.

2. Teu Filho é bem-vindo, Pai. Ele vem para me salvar do ser maligno que criei. Ele é o Ser que Tu me dás. Ele é apenas o que realmente sou na verdade. Ele é o Filho que Tu amas acima de todas as coisas. Ele é meu Ser tal qual Tu me criaste. Não é Cristo que pode ser crucificado. Em segurança nos Teus Braços, permite que eu receba Teu Filho.

*

COMENTÁRIO:

Nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, o Curso nos oferece para as práticas uma ideia que pode ajudar em nossas tentativas de aprender a olhar para tudo e para todos de modo diferente. Se permitirmos o nascimento do Cristo em nós mesmo hoje, poderemos nos voltar para o mundo e dizer como Jesus: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", repetindo parte do comentário feito anteriormente. Sem medo de escolher o Reino, em lugar do mundo e das coisas do mundo.

Mais do que apenas nos mostrar de que forma podemos deixar de dar, às coisas mundanas, mais valor do que elas têm, porque na verdade elas não têm nenhum valor, e não duram eternamente, a ideia para as práticas de hoje pode transformar nosso modo de ver, ao nos oferecer a dádiva da escolha do olhar crístico, amoroso, que vai permitir que vejamos em cada um, e em todos, à volta de nós o Cristo que nasce em nós neste dia, e que pode nascer em nós, e em todos, todos todos os dias. Ao nascer, em um só de nós que seja, Ele nasce em todos, pois não estamos separados. Somos todos um só, na unidade, em Deus.

Repetindo aquilo que já estamos cansados de saber e que o Curso ensina vezes e vezes sem conta. É um equívoco pensar que quaisquer mudanças que possamos fazer nas circunstâncias que nos cercam exerçam qualquer efeito no Ser que verdadeiramente somos. As circunstâncias não são mais do que circunstâncias, se vistas corretamente a partir do olhar amoroso de Cristo. Além do mais, ver quaisquer necessidades de mudança no mundo é dar a ele um valor e um poder que ele não tem. Não é o mundo que precisa ser transformado, mas nossa percepção do mundo, conforme a meta que o Curso nos apresenta.

As paixões que as coisas terrenas despertam dizem respeito apenas às circunstâncias que não vão durar, pois só existem na ilusão de tempo e de espaço, neste mundo em que aparentemente vivemos. Estas paixões fundam as leis que mantêm o amor no cativeiro. E, de acordo com Carol Gilligan, de quem já falei aqui: "As leis que mantêm o amor em cativeiro mantêm este mundo no lugar".

Convido-os(as), pois, mais uma vez hoje, a todos e todas, a deixarem, mergulhando nas práticas, Cristo nascer em cada um de nós hoje para aprendermos a experimentar o Amor que dura para sempre e que é a única coisa que existe realmente. A única coisa que, de fato, queremos. A única coisa que pode nos dar a alegria e a paz perfeitas e completas, que são a Vontade de Deus para nós. E a nossa própria vontade. 

OBSERVAÇÃO: Este comentário é repetição, com pequenas modificações, do comentário feito a esta mesma lição no ano passado.

Um comentário:

  1. Lindo comentário, Moisés.
    Sigo praticando...
    Recebi um e-mail da Marília lá do Rio de Janeiro que não conseguiu postar aqui o comentário dela para a lição de ontem (domingo/28).
    Sobre os caracteres que aparecem para digitar eles são confusos mesmo e às vezes preciso repetí-los até acertar. Um erro que cometia era o de não digitar um número que aparece na segunda imagem. E a outra providência que tomei para conseguir mais facilmente é usar um óculos de leitura e olhar bem de perto.
    Espero que as dicas ajudem e abaixo vou copiar o comentário da Marília porque é sempre maravilhoso quando ela participa.
    Super beijo a ela e aos demais e obrigada Moisés!
    __________________________________________
    "Moisés!!!!

    Que coisa boa é retornar aos seus comentários tão inspirados depois de um tempo de ausência. Por longo tempo, estive dedicada ao estudo dos livros de Mary Baker Eddy, da Ciência Cristã. Nesse período, as práticas, exatamente conforme oferecido pelo Curso, não estiveram tão presentes no meu cotidiano. Ontem, Domingo 28, enquanto caminhava na praia bem cedinho, me peguei pensando em você por mais de uma vez e assim que entrei em casa vim ao blog. Que delícia!!!! Aqui estava você na altura de lições tão preciosas na abordagem da “Segunda Vinda”. Creia: foi um anjinho que veio me cutucar e me trazer aqui. Passei o Domingo todo lendo as lições e os seus valiosos comentários que tanto me estimulam e colaboram para aprofundar a minha compreensão – me senti em casa, imensamente feliz por estar de volta a esse Curso que é SOBERANO na minha vida. Também, profundamente grata por, ainda, poder contar com a sua clareza ao analisar as lições e essa sua tão amorosa generosidade em nos oferecer essas análises.

    Daqui pra frente, estarei diariamente presente em resposta ao seu convite de “às práticas”, pois...

    Um grande beijo. Beijo na Nina e em todo mundo mais.

    Marilia Castilho - RJ"

    ResponderExcluir