quinta-feira, 1 de março de 2012

Aprendendo a verdade a respeito do que somos


LIÇÃO 61

Eu sou a luz do mundo.

1. Quem é a luz do mundo senão o Filho de Deus? Esta, então, é simplesmente uma declaração da verdade acerca de ti mesmo. É o contrário de uma declaração de orgulho, de arrogância ou de auto-engano. Ela não descreve teu próprio auto-conceito. Ela não está relacionada a nenhuma das características com as quais dotas teus ídolos. Ela se aplica a ti tal como foste criado por Deus. Ela simplesmente declara a verdade.

2. Para o ego, a ideia de hoje é o epítome da auto-exaltação. Mas o ego não compreende a humildade e a confunde com auto-humilhação. A humildade consiste em aceitar teu papel na salvação e em não assumires nenhum outro. Não é humildade teimar que não podes ser a luz do mundo se esta é a função que Deus estabeleceu para ti. É só a arrogância que pode afirmar que esta função não pode ser para ti, e a arrogância é sempre do ego.

3. A humildade verdadeira pede que aceites a ideia de hoje porque é a Voz de Deus que te diz que ela é verdadeira. Este é um passo inicial na aceitação de tua função verdadeira na terra. É um passo gigantesco para assumires teu lugar legítimo na salvação. É uma afirmação indiscutível de teu direito a ser salvo, e um reconhecimento do poder que te é dado para salvar outros.

4. Vais querer pensar a respeito desta ideia tantas vezes quanto possível hoje. Ela é a resposta perfeita a todas as ilusões e, por isso, a toda tentação. Ela traz à verdade todas as imagnes que fazes de ti mesmo e te ajuda a ir em paz, aliviado e seguro de teu objetivo.

5. Deve-se empreender tantos períodos de prática quantos possíveis hoje, embora cada um deles não precise exceder um ou dois minutos. Deves começá-los dizendo a ti mesmo:

Eu sou a luz do mundo. Esta é minha única função.
É por esta razão que estou aqui.

Pensa, em seguida, nestas declarações por um breve momento, de preferência de olhos fechados se a situação permitir. Deixa que alguns pensamentos afins venham a ti e repete a ideia, se tua mente se desviar do pensamento central.

6. Certifica-te tanto de começar quanto de terminar o dia com um período de prática. Deste modo, despertarás com um reconhecimento da verdade acerca de ti mesmo, tu a reforçarás ao longo do dia, e voltarás a dormir enquanto reafirmas tua função e teu único objetivo aqui. Estes dois períodos de prática podem ser mais longos do que os outros, se os achares proveitosos e quiseres estendê-los.

7. A ideia de hoje vai muito além das perspectivas mesquinhas do ego a respeito do que és e de qual é teu propósito. Na condição de um portador da salvação, isto é obviamente necessário. Este é o primeiro de vários passos gigantescos que daremos nas próximas semanas. Tenta começar a construir um alicerce firme para estes avanços. Tu és a luz do mundo. Deus construiu sobre ti Seu plano para a salvação de Seu Filho. 
  
*
  
COMENTÁRIO: 


Afirmar Eu sou a luz do mundo, como pede a ideia para as práticas desta quinta-feira, dia 1 de março, só pode parecer de um atrevimento e de uma arrogância ímpar para o ego, que quer nos convencer de que somos filhos bastardos de um Deus que nem ao menos olha para nós. Um Deus que só quer nos castigar e que nos condenou a uma vida no inferno de um mundo cheio de armadilhas e perigos.


Entretanto, os registros da afirmação que nos propõe a lição de hoje nos remetem a Jesus de Nazaré, um homem que viveu uma vida em contato constante com um Deus diferente daquele que o ego quer que seja o nosso. Um homem que viveu e ensinou uma experiência de um Deus que não abandona Seus filhos e que só quer para eles a alegria e a paz completas e perfeitas, porque foi nesta condição que os criou.


Se o ego consegue eventualmente nos convencer de que somos muito, muito, mas muito inferiores a Jesus, é só porque ainda não ouvimos direito o que Jesus tem a dizer, diz e disse. Ou, se alguma vez o ouvimos, ainda não entendemos e, por isso, não acreditamos quando ele disse todos nós somos capazes de fazer tudo o que ele fez, e mais, e melhor. 


Por que nos parece ser tão difícil acreditar nisso, repetindo de outra forma a pergunta que lhes fiz no ano passado?

Em geral, aproveitando a resposta dada então, porque preferimos dar ouvidos ao falso eu, dando crédito e realidade ao mundo que o sistema de pensamento do ego cria e constrói por nosso intermédio, acreditando em uma separação que não existe e buscando nos convencer de que somos irremediavelmente incapazes de trazer em nós a luz da salvação ao mundo.

E como eu já disse também, esta não é a verdade a respeito do que somos. Daí a necessidade de mergulharmos mente, coração e espírito na prática da ideia de hoje, para começarmos a aprender a verdadeira humildade, que é aceitar o papel que nos cabe na salvação, sem pensar em assumir qualquer outro.

Às práticas, pois.

2 comentários:

  1. Querido Moises!

    Que lição!!!!
    é sempre bom praticar para lembrarmos de que somos capazes de trazer em nós a luz da salvação ao mundo.
    Aproveito então,para mergulhar nas práticas da ideia de hoje.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Denise...

    A divisão que pensamos existir entre nós e Deus, entre nós e o que somos, na verdade, não existe. Somos luz o tempo todo.

    É só na confusão do falso eu que estamos separados e que a luz está obscurecida por conceitos como medo, mágoa, ressentimento, dor, pecado, culpa e outros que tais. Nada disso existe.

    Só a luz. Só o amor. Só o divino.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir