terça-feira, 11 de maio de 2010

Só a verdade pode nos oferecer o Céu.

LIÇÃO 131

Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar.

1. O fracasso está em toda parte enquanto buscas metas que não podem ser alcançadas. Tu procuras permanência no impermanente, amor onde não há nenhum, segurança no meio do perigo, imortalidade no interior da escuridão do sonho da morte. Quem poderia ser bem-sucedido onde a contradição é o cenário de sua busca e o lugar a que vem para encontrar estabilidade?

2. Não se atinge metas sem sentido. Não há forma de alcançá-las, pois os meios com os quais lutas por elas são tão sem sentido quanto elas. Quem pode usar tais meios absurdos e esperar ganhar qualquer coisa por intermédio deles? Aonde eles podem conduzir? E o que eles podem realizar que ofereça alguma esperança de ser real? A busca da fantasia conduz à morte porque é a busca do nada, e enquanto buscas a vida pedes a morte. Tu buscas segurança e certeza enquanto em teu coração rezas pelo perigo e por proteção para o sonho mesquinho que fizeste.

3. No entanto, a busca é inevitável aqui. Vieste para isto e certamente farás aquilo a que foste destinado. Mas o mundo não pode ditar a meta pela qual buscas, a menos que tu lhe dês o poder para fazê-lo. Caso contrário, ainda és livre para escolher uma meta que esteja além do mundo e de todos os pensamentos mundanos, e uma que venha a ti a partir de uma ideia que abandonaste, apesar de te lembrares dela, uma ideia antiga e, não obstante, nova, um eco de uma herança esquecida, e que contém tudo o que realmente queres.

4. Alegra-te por teres de buscar. Alegra-te também por aprenderes que buscas o Céu e que tens de encontrar a meta que queres realmente. Ninguém pode deixar de querer esta meta e de alcançá-la no fim. O Filho de Deus não pode buscar em vão, mesmo que tente forçar o atraso, enganar-se e pensar que é o inferno que busca. Quando ele está errado, acha a correção. Quando se desvia, é conduzido de volta à tarefa que lhe cabe.

5. Ninguém permanece no inferno, pois ninguém pode abandonar seu Criador nem alterar Seu Amor, perfeito, intemporal e imutável. Tu encontrarás o Céu. Tudo o que buscas, a não ser isto, se perderá. Mas não por ser tomado de ti. Desaparecerá porque não o queres. Tu alcançarás a meta que queres realmente com tanta certeza quanto a de que Deus te criou na inocência.

6. Por que esperar pelo Céu? Ele está aqui hoje. O tempo é a grande ilusão de que o Céu passou ou está no futuro. Mas isto não pode ser verdade, se ele estiver aonde Deus quer que Seu Filho esteja. Como a Vontade de Deus poderia estar no passado ou ainda por acontecer? O que Ele quer é agora, sem um passado e totalmente sem futuro. Está tão distante do tempo quanto uma pequena vela de uma estrela longíngua ou aquilo que escolheste daquilo que realmente queres.

7. O Céu continua a ser tua única alternativa a este mundo estranho que fizeste e a todos os seus caminhos; a seus padrões mutáveis, a seus prazeres dolorosos e a suas alegrias trágicas. Deus não criou nenhuma contradição. Aquilo que nega sua própria existência e ataca a si mesmo não vem d'Ele. Ele não criou duas mentes, tendo o Céu como o efeito feliz de uma e a terra, que é o contrário do Céu de todas as maneiras, como o resultado lamentável da outra.

8. Deus não experimenta nenhum conflito. E Sua Criação também não está dividida em duas. Como Seu Filho poderia estar no inferno, se o Próprio Deus o colocou no Céu? Ele poderia perder aquilo que a Vontade Eterna lhe dá para ser seu lar para sempre? Vamos tentar não impor mais uma vontade estranha sobre o único objetivo de Deus. Ele está aqui porque quer estar e o que Ele quer é presente agora, fora do alcance do tempo.

9. Hoje não escolheremos um paradoxo em lugar da verdade. Como o Filho de Deus poderia inventar o tempo para afastar a Vontade de Deus? Deste modo ele se nega e contradiz aquilo que não tem nenhum oposto. Ele pensa que inventou um inferno em oposição ao Céu e acredita que habita naquilo que não existe enquanto que o Céu é o lugar que ele não pode achar.

10. Abandona pensamentos tolos como estes hoje e volta tua mente para ideias verdadeiras, em lugar deles. Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar e é a verdade que buscamos hoje. Três vezes, hoje, dedicaremos dez minutos a esta meta e pediremos para ver o despontar de mundo real substituir as imagens que apreciamos por ideias que se elevam em lugar de pensamentos que não fazem nenhum sentido, não têm nenhum efeito e nem fonte nem essência na verdade.

11. Nós reconhecemos ao iniciar nossos períodos de prática. Começa com isto:

Peço para ver um mundo diferente e ter um tipo de pensamento
diferente daqueles que pensei. Não inventei sozinho o mundo que
busco, os pensamentos que quero ter não são os meus.

Observa tua mente durante alguns minutos e vê, embora teus olhos estejam fechados, o mundo sem sentido que pensas ser real. Revê também os pensamentos compatíveis com tal mundo e que pensas serem verdadeiros. Abandona-os então e te aprofunda abaixo deles na direção do lugar sagrado aonde eles não podem penetrar. Abaixo deles há uma porta em tua mente que tu não podes trancar por completo para esconder o que está além.

12. Busca esta porta e acha-a. Mas, antes de tentar abrí-la, lembra-te de que ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar. E é este pedido que fazes hoje. Nada a não ser isto tem qualquer significado agora; não se valoriza nem se busca nenhuma outra meta, não queres realmente nada antes desta porta e buscas apenas o que está depois dela.

13. Estende tua mão e vê quão facilmente a porta se abre com tua intenção apenas de atravessá-la. Anjos iluminam o caminho, por isto toda a escuridão se desvanece e tu ficas em uma luz tão brilhante e clara que podes compreender tudo o que vês. Um instante de surpresa, talvez, te fará parar antes de perceber claramente que o mundo que vês diante de ti reflete a verdade que conhecias e que não esqueceste totalmente ao errares pelos sonhos.

14. Não podes falhar hoje. O Espírito do Céu, que te foi enviado, caminha contigo para que possas te aproximar desta porta algum dia e, com a ajuda d'Ele, passar por ela em direção à luz sem esforço. É hoje este dia. Hoje Deus cumpre Sua antiga promessa para Seu Filho santo, assim como Seu Filho se lembra da Sua para Ele. Este é um dia de alegria, pois chegamos ao momento e ao lugar designados em que acharás a meta de toda a tua busca aqui e de toda a busca do mundo, que terminam quando passas para o outro lado da porta.

15. Lembra-te com frequência de que hoje deve ser um dia de alegria especial e te abstém de pensamentos de desânimo e de queixas inúteis. Chegou o momento da salvação. O próprio Céu estabeleceu que hoje seja um tempo de graça para ti e para o mundo. Se te esqueceres desta verdade feliz, lembra a ti mesmo com isto:

Hoje busco e acho tudo o que quero.
Meu único propósito o oferece a mim.
Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar.

*

COMENTÁRIO:

Nada daquilo que pensamos querer neste mundo pode nos dar uma migalha sequer da alegria, do amor, da felicidade e da paz que o Céu reserva para nós. Para alcançar tudo isto, no entanto, basta que aprendamos na prática o que a ideia da lição desta terça-feira, dia 11 de maio, busca nos ensinar. Basta que confiemos no que a ideia nos diz: Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar. Só a verdade pode nos oferecer o Céu, que é tudo o que realmente queremos. Ou será que esquecemos do "a verdade vos libertará"? Ora, nós procuramos a verdade, porque queremos alcançar o Céu ao aceitar nosso papel no plano de Deus para a salvação. E não podemos falhar.

3 comentários:

  1. Grande lição...em todos os sentidos, rs...Em tamanho e em beleza.
    Sigo praticando...
    Que Deus me ajude a lembrar e lembrar e lembrar...E a todos...
    Thanks
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E isso mesmo Nina,
    estou com voce nesta jornada.
    As praticas.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Dani.

    Beleza, Nina.

    Continuemos, pois, com as práticas.

    É o que de melhor podemos fazer, não é mesmo?

    De que outra forma lembrar do divino em nós, a não ser praticando, praticando, praticando, e... praticando?

    Obrigado por compartilharem.

    ResponderExcluir