quarta-feira, 26 de maio de 2010

Liberar o mundo e alcançar a verdade

LIÇÃO 146

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(131) Ninguém que busque alcançar a verdade pode falhar.

(132) Libero o mundo de tudo o que eu pensava que ele fosse.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta, 26 de maio, a primeira das ideias que revisamos nos põe em contato direto com a possibilidade de se alcançar a verdade, sem sombra de dúvida. Só quem pode duvidar disso é o ego, aquela parte em nós que busca nos convencer de que a verdade é a ilusão que este mundo nos oferece.

A segunda ideia nos diz de que modo podemos alcançar a verdade. Isto é, pela liberação do mundo, pela compreensão de que tudo o que pensávamos que o mundo fosse não é a verdade. Já aprendemos que o mundo, e tudo o aparentemente existe nele, é neutro. Isto quer dizer, conforme já vimos lá atrás, nas primeiras lições, que todas as coisas só adquirem significado a partir daquilo que pensamos delas. Em outras palavras, o mundo, as coisas e as pessoas do e no mundo têm apenas o significado que queremos que tenham.

Compreender isto não é, de fato, um grande passo em direção à liberdade e, por consequência, em direção à verdade?

Pratiquemos, pois, com cuidado e atenção estas duas ideias hoje, conforme a orientação que recebemos lá, no início deste período de revisão.

4 comentários:

  1. Oi, Hoje li a lição e comentários de ontem e estou praticando com afinco as duas idéias centrais para hoje.
    Sobre a profundidade do ensinamento sobre o sonho preciso tirar algumas dúvidas com vocês (Mouss/Roberto/Carmen e outros estudantes) para conseguir pôr em prática aqui no mundo da forma. Espero poder fazer isso no próximo encontro do grupo, pois para escrever aqui no blog ficaria muito grande e nem sei se consigo neste momento dizer as palavras de forma clara, pois são sensações que tenho experimentado. Enquanto isso sigo grata praticando, certo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Certo, Nina.

    A gente se fala, então, pessoalmente na próxima terça.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Estou aproveitando este espaço para agradecer a todos que me enviaram mensagens ou telefonaram para me cumprimentar por meu aniversário ontem.

    Aproveito para agradecer em especial a todos os amigos e amigas queridas que foram celebrar a data comigo numa pizzaria, após a leitura do UCEM ontem. Foi uma oportunidade única de compartilhar da alegria com todos.

    Também tenho de agradecer a minha mulher Cleide, meus filhos, Emanuel e Arthur, minha nora Cíntia, meu afilhado Eric e sua irmã Bia que me fizeram companhia na comemoração.

    Assim, muitíssimo obrigado Nina [minha irmã mais querida e próxima, que funciona como um anjo da guarda], Vera, Roberto, Dilson, Paula, Malu, Ane, Maria José, Cristina, Marisa, Beth, Carmen, Alicia e Magali. E obrigadíssimo também aos que tiveram a intenção de ir e foram impedidos por quaisquer razões.

    E muito obrigado a todos que se deram ao trabalho de me oferecer uma lembrança, que será sempre inesquecível e muito apreciada.

    Obrigado, enfim, pela oportunidade de expressar meus agradecimentos. É só graças a vocês todos que continuo buscando descobrir e conhecer o melhor de mim para lhes oferecer. E é claro que vocês todos são a melhor parte de mim o tempo todo.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. PS [Post Scriptum}:

    Mil perdões por ter deixado de fora dos agradecimentos acima a queridíssima Ana Claudia, a quem sou também imensamente agradecido pelo carinho, pelo interesse, pela constância de sua participação e por sua generosa presença incentivadora.

    Corrigindo a grafia dos nomes: Erik e Christina.

    Sorry!

    Obrigadíssimo mais uma vez a todos(as).

    ResponderExcluir