sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Para começar, a responsabilidade é só nossa


7. O que é o Espírito Santo?

1. O Espírito Santo se interpõe entre as ilusões e a verdade. Uma vez que Ele tem de construir uma ponte sobre a brecha entre a realidade e os sonhos, a percepção leva ao conhecimento por meio da Graça que Deus dá a Ele para ser Sua dádiva a todos que se voltarem para Ele em busca da verdade. Do outro lado da ponte que Ele provê, todos os sonhos são levados à verdade, para serem dissipados diante da luz do conhecimento. Descartam-se aí, para sempre, cenas e sons. E, aonde eles eram percebidos anteriormente, o perdão torna possível o final tranquilo da percepção.

2. É apenas este fim dos sonhos que a meta do ensinamento do Espírito Santo estabelece. Pois, diferente de testemunhas do medo, cenas e sons têm de ser transformados em testemunhas do amor. E, quando isso se realizar inteiramente, o aprendizado atinge a única meta que tem na verdade. Pois o aprendizado se torna o meio para ir além de si mesmo a fim de ser substituído pela verdade eterna, à medida que o Espírito Santo o guia na direção do resultado que Ele vê para o aprendizado.

3. Se ao menos soubesses o quanto teu Pai anseia que reconheças tua inocência, não permitirias que a Voz d'Ele apelasse em vão, nem rejeitarias Seu substituto para as imagens e sonhos assustadores que fizeste. O Espírito Santo compreende os meios que fizeste, pelos quais queres alcançar o que é inalcançável para sempre. E, se os ofereceres a Ele, Ele utilizará os meios que fizeste em defesa do exílio para devolver tua mente ao lugar em que ela verdadeiramente se sente em casa. 

4. O Espírito Santo, desde o conhecimento onde Ele foi colocado por Deus, te chama para que deixes o perdão descansar sobre teus sonhos, para seres devolvido à sanidade e à paz de espírito. Sem o perdão, teus sonhos continuarão a te aterrorizar. E a lembrança de todo Amor de teu Pai não voltará para assinalar que o fim dos sonhos chegou.

5. Aceita a dádiva de teu Pai. Ela é um Chamado do Amor para o Amor , a fim de que o Amor seja apenas Ele Mesmo. A dádiva d'Ele é o Espírito Santo, por meio do qual a paz do Céu é devolvida ao Filho amado de Deus. Tu te recusarias a aceitar a função de completar Deus, se tudo o que Ele deseja é que tu sejas completo?

*

LIÇÃO 281

Nada pode me ferir, a não ser meus pensamentos.

1. Pai, Teu Filho é perfeito. Quando penso estar ferido de alguma forma, é porque me esqueci de quem sou e de que sou tal como Tu me criaste. Teus Pensamentos só podem me trazer felicidade. Se alguma vez estou triste ou ferido ou doente, esqueci o que Tu pensas e pus minhas ideias insignificantes e inúteis no lugar que pertence a Teus Pensamentos e aonde eles estão. Nada pode me ferir, a não ser meus pensamentos. Os Pensamentos que tenho Contigo são verdadeiros.

2. Não vou ferir a mim mesmo hoje. Pois estou muito além de qualquer dor. Meu Pai me pôs em segurança no Céu e vela por mim. E eu não quero atacar o Filho que Ele ama, porque também me cabe amar o que Ele ama.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 281

Chegamos, neste dia, mais uma vez, à sétima das instruções específicas para as práticas das lições desta segunda parte do Livro de Exercícios. O tema O que é o Espírito Santo? traz as instruções que vão orientar nossas práticas durante os próximos dez dias, a contar de hoje. Como fiz neste ano, desde o início desta segunda parte do Livro de Exercícios, vou postar a cada dia, antes da lição, o texto do tema, a que devemos voltar todos os dias, conforme nos orienta o Curso, antes das práticas com a ideia para o dia.

Assim, como eu já disse outras vezes antes, vamos ter, por dez dias, a oportunidade de ouvir o Espírito Santo, que é, aliás, a única parte de nós que existe verdadeiramente. O Espírito Santo é a parte que nos une uns aos outros, de quem estamos só aparentemente separados, e que nos põe em contato com o que somos na verdade: o Filho de Deus.  

Oxalá, possamos, a partir das práticas de hoje e a dos próximos dias, começar a reconhecê-Lo e aceitá-Lo como nosso Guia, para aprendermos a agradecer, por ser Ele, o Espírito Santo, a dádiva de Deus para cada um de nós, o meio para termos de volta e para experimentarmos mais uma vez a paz do Céu.

O Espírito Santo é o meio pelo qual podemos abandonar a percepção equivocada do falso eu [o ego do Curso], que só nos oferece alternativas entre ilusão e sonho. É também só Ele que nos pode devolver à consciência o reconhecimento de nossa inocência, para que abandonemos o auto-exílio a que nos impusemos como forma de punir e expiar uma culpa que nunca tivemos, não temos e nem teremos jamais.

E é, enfim, o Espírito Santo, na condição de mensageiro do Amor de Deus, que nos permite oferecer e aceitar o perdão a todos os sonhos para voltarmos à sanidade e para que experimentemos a paz de espírito mais uma vez e, desta vez, definitivamente.

Perguntemo-nos, pois, mais uma vez: há modo melhor de se aprender isto do que a prática e o entendimento da ideia que o Curso nos oferece na lição de hoje? Praticá-la da forma devida, vai fazer com que compreendamos verdadeiramente [e lembrem-se de que compreender é aceitar] que nada nos pode ferir, exceto nossos próprios pensamentos. Se já aprendemos que somos nós que governamos nossos pensamentos [vide Lição 253], deve ficar extremamente fácil, então, escolher os pensamentos que queremos ter a partir desta lição. Ou não? 


Bem a propósito disto que falo, é uma fala de um personagem de livro de Julian Barnes, que diz a alguém:

"Desculpe, não, você não pode culpar os seus pais mortos, ou o fato de ter irmãos ou irmãs, ou não os ter, ou os seu genes, ou a sociedade, ou seja o que for - não em circunstâncias normais. Comece com a ideia de que a responsabilidade é apenas sua..."

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário