segunda-feira, 10 de outubro de 2016

É possível, natural e fácil comandar nossas emoções


7. O que é o Espírito Santo?

1. O Espírito Santo se interpõe entre as ilusões e a verdade. Uma vez que Ele tem de construir uma ponte sobre a brecha entre a realidade e os sonhos, a percepção leva ao conhecimento por meio da Graça que Deus dá a Ele para ser Sua dádiva a todos que se voltarem para Ele em busca da verdade. Do outro lado da ponte que Ele provê, todos os sonhos são levados à verdade, para serem dissipados diante da luz do conhecimento. Descartam-se aí, para sempre, cenas e sons. E, aonde eles eram percebidos anteriormente, o perdão torna possível o final tranquilo da percepção.

2. É apenas este fim dos sonhos que a meta do ensinamento do Espírito Santo estabelece. Pois, diferente de testemunhas do medo, cenas e sons têm de ser transformados em testemunhas do amor. E, quando isso se realizar inteiramente, o aprendizado atinge a única meta que tem na verdade. Pois o aprendizado se torna o meio para ir além de si mesmo a fim de ser substituído pela verdade eterna, à medida que o Espírito Santo o guia na direção do resultado que Ele vê para o aprendizado.

3. Se ao menos soubesses o quanto teu Pai anseia que reconheças tua inocência, não permitirias que a Voz d'Ele apelasse em vão, nem rejeitarias Seu substituto para as imagens e sonhos assustadores que fizeste. O Espírito Santo compreende os meios que fizeste, pelos quais queres alcançar o que é inalcançável para sempre. E, se os ofereceres a Ele, Ele utilizará os meios que fizeste em defesa do exílio para devolver tua mente ao lugar em que ela verdadeiramente se sente em casa. 

4. O Espírito Santo, desde o conhecimento onde Ele foi colocado por Deus, te chama para que deixes o perdão descansar sobre teus sonhos, para seres devolvido à sanidade e à paz de espírito. Sem o perdão, teus sonhos continuarão a te aterrorizar. E a lembrança de todo Amor de teu Pai não voltará para assinalar que o fim dos sonhos chegou.

5. Aceita a dádiva de teu Pai. Ela é um Chamado do Amor para o Amor, a fim de que o Amor seja apenas Ele Mesmo. A dádiva d'Ele é o Espírito Santo, por meio do qual a paz do Céu é devolvida ao Filho amado de Deus. Tu te recusarias a aceitar a função de completar Deus, se tudo o que Ele deseja é que tu sejas completo?

*
LIÇÃO 284

Posso escolher mudar todos os pensamentos que ferem.

1. A perda não é perda quando percebida de forma correta. A dor é impossível. Não há absolutamente nenhuma aflição que tenha algum motivo. E qualquer tipo de sofrimento não é nada a não ser um sonho. Esta é a verdade, primeiro para ser dita apenas e, em seguida, repetida muitas vezes; e depois para ser aceita apenas como parcialmente verdadeira, com muitas reservas. Para, mais tarde, ser refletida mais e mais seriamente e para ser, finalmente, aceita como a verdade. Eu posso escolher mudar todos os pensamentos que ferem. E quero ir além destas palavras hoje, e além de todas as reservas, para chegar à aceitação plena da verdade nelas.

2. Pai, aquilo que Tu dás não pode ferir, por isso tristeza e dor têm de ser impossíveis. Permite que eu não deixe de confiar em Ti hoje,aceitando apenas o que é alegre como Tuas dádivas, aceitando apenas o que é alegre como a verdade.


*

COMENTÁRIO: 


Explorando a LIÇÃO 284

Vamos trabalhar, hoje, uma vez mais, com uma ideia que oferece a todos nós a oportunidade de aprender a primeira lição que aprendi, há anos, a partir de meus primeiros contatos com o Curso, a qual já contei algumas vezes antes aqui. 

Qual é esta lição? 

É a que me diz que, em qualquer situação, em qualquer circunstância, sou sempre eu e apenas eu que comando minhas emoções. Todas elas, absolutamente todas, quer eu queira reconhecer isso, quer não, são frutos de meus pensamentos. E sempre, a qualquer momento, posso escolher mudar meus pensamentos, se assim o decidir. Por isso, é possível, natural e fácil comandar nossas emoções. Basta assumirmos o controle de nossos pensamentos. Escolher o que queremos pensar.

É importante saber também que, se eu escolher mudar meus pensamentos, mudo o mundo inteiro. Que dizer, mudo minha experiência de mundo, porque mudo forma de vê-lo, de interpretá-lo. O mesmo se dá com tudo e todos que vemos a nossa volta.

É por isso que se pode dizer que a busca pelo sentido da vida é uma busca fadada ao fracasso, porque não há sentido a se encontrar. A vida se basta a si mesma e, assim como a verdade, apenas é. Ponto final. 

Não há como falar de um sentido para a vida a partir da percepção do mundo que nos é dada pelos sentidos. Muito embora sejam evidentes os indícios de que a vida não acaba nunca. Não se esgota nesta ou naquela forma. A visão dos olhos do corpo - e os sentidos de modo geral -, não a conseguem apreender. Ela foge ao intelecto, à razão. Não há palavras que lhe possam desvendar e aprisionar o sentido.

Assim é que, no dizer de Joel S. Goldsmith, só é possível se abandonar o "falso sentido" da vida, que julgamos e vemos material - isto é, na matéria -, quando consideramos que a verdadeira existência, que o existir verdadeiro da vida está no espírito. Aliás, é por isso que uma das lições da primeira parte deste livro de exercícios nos leva a praticar com a ideia: Eu sou espírito. Lembram?

Aprendemos, então, a partir daí, que "a vida física, do homem, do animal e da planta, não passa de um sentido enganoso" que se dá à existência, à vida. Aí podemos concluir também que, da mesma forma, é desnecessário que nos ocupemos de suprir "as chamadas necessidades da vida material", com as quais nos preocupamos tanto, a ponto de não deixarmos quase nenhum espaço para o espírito em nós. 

E quando nos afastamos do espírito é quase certo que vamos passar por situações e experiências de dor, de sofrimento e de carência, porque nos afastamos da Fonte de tudo. O "fracasso" acontece quando deixamos de acreditar que somos expressões vivas de Deus, ou da Vida e da Verdade, ou da Inteligência das qualidades divinas, ou do Espírito, ou de qualquer outro nome que queiramos dar Àquilo que sentimos ter relação com o que somos e que ultrapassa todas as nossas tentativas de definição, por limitante. 

Isto nunca é verdade. Deus, ou a Consciência, expressa a Si Mesmo e a Suas qualidades eternamente. A Consciência, a Vida, o Espírito, Deus, não pode falhar nunca. É por isto que podemos escolher mudar os pensamentos, para que nos mantenhamos ligados ao Espírito e deixemos de dar força à crença na separação. 

É por isso que podemos escolher ser nós mesmos e abandonar a mentira em que nos acomodamos como nos mostra a crônica, Se eu fosse eu, de Clarice Lispector, publicada no livro A Descoberta do Mundo, que mais uma vez compartilho com vocês abaixo e que diz o seguinte: 

Quando não sei onde guardei um papel importante e a procura se revela inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar. Diria melhor, sentir. 

E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua porque até minha fisionomia teria mudado. Como? não sei. 

Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo o que é meu, e confiaria o futuro ao futuro. 

"Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeira chamadas loucuras da festa que seria, teríamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos enfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor também, aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais... 

Às práticas?


2 comentários:

  1. É urgente reatar o fio que nos liga ao verdadeiro sentido da existência. Ir além das mesmices e construir o futuro a partir do dia de hoje, mudando a maneira de pensar e de agir. Esse desejo de mudança tem que ser real e não uma visão apenas teórica e idealista. Ao observarmos a situação do planeta hoje, fica evidente que a vida da humanidade caminha em desarmonia. Se focarmos naquilo que podemos mudar para nossa evolução pessoal, seguramente estaremos contribuindo com o todo.Passo a passo, mas com comprometimento e presença.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida, amada, olá, amadas, amados todas/os,

    Bom ter você e seus comentários conosco, Cida. Obrigado.

    Duas pequenas observações complementando o que você diz ao se manifestar a respeito da lição de hoje.

    Sim, sim, é certo que é urgente reatarmos nosso vínculo com o verdadeiro sentido da existência que é: ?

    Quem sabe, na verdade, o verdadeiro sentido da existência?

    Em livro que leio no momento: "quando tudo se desfaz", a autora, a monja budista Pema Chödrön, diz que é engano pensar que podemos buscar e alcançar, nalgum momento, o sentido da existência, ou o sentido da vida. Esta é uma procura inútil. O sentido, se há algum, está apenas em viver cada momento de forma plena. Deleitando-se no prazer se o momento for de prazer, ou sofrendo até as últimas consequências se o momento for de dor, sem culpar nada nem ninguém pela experiência.

    Assim, qualquer desejo de mudança naquilo que vemos remete obrigatoriamente à mudança interior, que é a única que podemos fazer para ver as coisas de modo diferente, conforme o Curso ensina. Na verdade, olhando com a visão crística, como o Curso diz também, tudo está certo exatamente como está. E, portanto, não há nada para se mudar no mundo. Aquele ditado "os incomodados que se mudem" é válido no sentido de que quando achamos que algo nos incomoda, nosso trabalho, nossa ação deve se dar internamente para provocar a mudança, porque ver algo e ser incomodado por ele é prova de que estamos olhando de maneira equivocada.

    O outro ponto diz respeito a não nos deixarmos enganar pelas artimanhas do ego, quando ele nos faz pensar e dizer que, por exemplo, "ao observarmos a situação do planeta hoje, fica evidente que a vida da humanidade caminha em desarmonia". Isto não é evidente de modo algum, porque em nossa experiência da forma e dos sentidos não somos nunca capazes de ver o quadro completo. Assim, é óbvio que, em função de só vermos uma parte muito pequena do todo, não temos condições de dizer que caminhos estão em harmonia ou quais em desarmonia com o plano do divino, se se acreditar que existe um.

    A se acreditar no que o Curso ensina, escolhendo seguir pelo caminho que ele indica, é preciso termos presente dois pontos essenciais, em relação ao mundo: 1. "Não existe mundo", é o que o Curso diz; e 2. "Eu não preciso fazer nada".

    As práticas diárias são a gota diária de divindade que precisamos aprender a acolher e experimentar, agradecidos por tudo e por nada.

    Na verdade, de acordo com o que diz Pema Chödrön, no capítulo que li hoje, o estudante, o buscador do autoconhecimento tem de estar sempre em estado de pânico. E todos nós, diz ela, "estamos muito pouco acostumados a assumir um compromisso tão total quanto o de estar desperto e isso [é o que] nos deixa nervosos [inquietos, desatentos]".

    E para terminar, sem me estender por demais, a partir do que ela diz, e que está em perfeita sintonia com o que o Curso ensina:

    Nossa relação com o mundo fenomenal nunca nos oferece escolha. Na realidade não temos nenhuma alternativa. O mundo é o que é. Simples assim. A escolha que "pensamos" ter chama-se ego. É a alternativa que achamos ter que nos impede de perceber que já estamos no mundo sagrado.

    Beijos, abraços, a todas e todos. E obrigado por comentar, Cida.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir