sexta-feira, 20 de novembro de 2015

É somente o ego que se acha capaz de conduzir


LIÇÃO 324

Eu apenas sigo, pois não quero conduzir.

1. Pai, Tu és Aquele Que me deu o plano para minha salvação. Tu estabeleceste o caminho que devo seguir, o papel que devo assumir e todos os passos do caminho designado para mim. Eu não posso me perder. Só posso escolher me desviar por algum tempo e depois voltar. Tua Voz amorosa sempre vai me chamar de volta e guiar meus passos corretamente. Todos os meus meus irmãos podem seguir pelo caminho que lhes indico. No entanto, eu apenas sigo no caminho que leva a Ti, conforme Tu me orientas e queres que eu siga.

2. Sigamos, pois, Aquele Que conhece o caminho. Não precisamos hesitar porque não podemos nos perder de Sua Mão amorosa exceto por um instante. Caminhamos juntos porque O seguimos. E é Ele que torna certo o final e garante um volta segura para casa.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 324

A ideia que vamos praticar hoje visa a nos mostrar a verdade daquilo que diz o texto a certa altura: "tu não precisas fazer nada". Ou aproveitando o mesmo mote podemos nos valer daquele título de um dos livros de Anna Sharp, que é: A Vida Tende a Dar Certo Nós é que Atrapalhamos

Se, de fato, nos ativermos a estas duas ideias acima, quer dizer, a de que não precisamos fazer nada e a de que a vida tende a dar certo desde que não atrapalhemos, veremos que tudo o que é preciso é apenas seguir, como orienta a ideia das práticas de hoje:

Eu apenas sigo, pois não quero conduzir.

Quem, de fato, quer conduzir, e busca sempre se manter no controle é o ego, o falso eu, que não tem nada a ver com o que, na verdade, somos. Aí, a partir da orientação dele, em lugar de seguir e deixar que as coisas fluam e que a vida dê certo do jeito que tem de dar, nós atrapalhamos. E atrapalhamos todas as vezes que damos ouvidos e crédito ao que nos aconselha o falso eu - a imagem que construímos de nós mesmos, a que o Curso denomina ego. Pois, na verdade, "ainda somos como Deus nos criou". 

E para agirmos como o Filho de Deus é preciso que aceitemos o plano de salvação d'Ele. Isto é, como nos pede que façamos a lição:

Pai, Tu és Aquele Que me deu o plano para minha salvação. Tu estabeleceste o caminho que devo seguir, o papel que devo assumir e todos os passos do caminho designado para mim. Eu não posso me perder. Só posso escolher me desviar por algum tempo e depois voltar. Tua Voz amorosa sempre vai me chamar de volta e guiar meus passos corretamente. Todos os meus meus irmãos podem seguir pelo caminho que lhes indico. No entanto, eu apenas sigo no caminho que leva a Ti, conforme Tu me orientas e queres que eu siga.

Conforme já disse outras vezes, de acordo com Joel Goldsmith, cujo ensinamento está em sintonia com o que o Curso quer que aprendamos, o milagre é este: Nossa união consciente com Deus - uma unidade que não pode ser desfeita, não importa o que pensemos, digamos, façamos ou acreditemos - torna tudo disponível, mesmo neste mundo, no momento em que sentimos a necessidade. E nada, nem ninguém, pode afastar isso de nós, de modo algum - nada, absolutamente nada, nem ninguém.

Sabendo disso, quem acha que é preciso conduzir? Quem está disposto a se arriscar a viver a ilusão da separação de Deus apenas para ter, na aparência, o controle sobre sua vida? Só o ego, que não quer abrir mão do controle, que tem dificuldade para seguir e que acha que é capaz de conduzir não só a sua vida, mas que também, muitas vezes, se acha no direito de dizer, por acreditar, equivocadamente, que sabe, o que é melhor até mesmo para os outros com quem convive. 

É por isso que precisamos praticar como nos diz a lição:

Sigamos, pois, Aquele Que conhece o caminho. Não precisamos hesitar porque não podemos nos perder de Sua Mão amorosa exceto por um instante. Caminhamos juntos porque O seguimos. E é Ele que torna certo o final e garante um volta segura para casa.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário