segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Abandonando qualquer necessidade de competição


LIÇÃO 328

Escolho o segundo lugar para ganhar o primeiro.

1. Aquilo que parece ser o segundo lugar é o primeiro, porque todas as coisas que percebemos estão de cabeça para baixo até escutarmos a Voz por Deus. Parece que só ganharemos autonomia pela nossa luta para sermos separados, e que nossa independência do restante da criação de Deus é o modo pelo qual se alcança a salvação. Porém, tudo o que encontramos é doença, sofrimento e perda e morte. Isso não é o que nosso Pai quer para nós, e nem existe nenhum segundo para a Vontade de d'Ele. Unir-nos à Vontade d'Ele é apenas achar nossa própria vontade. E, uma vez que nossa vontade é a d'Ele, é a Ele que temos de recorrer para reconhecer nossa vontade.

2. Não existe nenhuma vontade senão a Tua. E fico contente de que nada do que imagino contradiga aquilo que Tu queres que eu seja. É Tua Vontade que eu esteja completamente seguro, eternamente em paz. E compartilho com alegria esta Vontade que Tu, meu Pai, me deste como parte de mim.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 328

Nossas práticas de hoje vão se dar mais uma vez com uma ideia que, de certo modo, complementa e amplia a que praticamos na última quinta-feira: Eu apenas sigo, pois não quero conduzir. Uma ideia que nos oferece a fórmula para fazer calar o falso eu - o ego do Curso -, deixando em nossas mãos a decisão de entregar ao Espírito Santo, ao divino em nós, a responsabilidade por toda e qualquer escolha que fizermos. E, se aprendermos a sempre escolher em sintonia com o Espírito Santo, quais serão as chances de que alguma coisa saia errado? 

O que pode, pois, significar: 

Escolho o segundo lugar para ganhar o primeiro?

Creio, como penso já lhes ter dito, que tanto esta ideia quanto a da lição anterior que citei se referem e ratificam o "tu não precisas fazer nada" que o Curso ensina. Para aprender a "apenas seguir", precisamos abrir mão do "conduzir", isto é, da necessidade obsessiva de controle do falso eu. É apenas esta necessidade aparentemente absoluta de controle do ego, que pensamos ser o que somos, que nos impede de ver e de viver o que somos na verdade. Pois, como o Curso não cansa de repetir, sempre fomos, continuamos a ser e seremos eternamente aquilo que pensamos buscar. Ou, dito em outras palavras, como também o próprio Curso repete em suas lições, ainda somos como Deus nos criou, por mais que o ego tente nos fazer acreditar que não. 

A ideia de que há um primeiro lugar a ser conquistado a qualquer preço só pode ser do ego. Pois é apenas o falso eu que quer ter o controle, que quer conduzir e que não suporta a ideia de ficar em segundo lugar. Na verdade, como a lição ensina:

Aquilo que parece ser o segundo lugar é o primeiro, porque todas as coisas que percebemos estão de cabeça para baixo até escutarmos a Voz por Deus. Parece que só ganharemos autonomia pela nossa luta para sermos separados, e que nossa independência do restante da criação de Deus é o modo pelo qual se alcança a salvação. Porém, tudo o que encontramos é doença, sofrimento e perda e morte. Isso não é o que nosso Pai quer para nós, e nem existe nenhum segundo para a Vontade de d'Ele. Unir-nos à Vontade d'Ele é apenas achar nossa própria vontade. E, uma vez que nossa vontade é a d'Ele, é a Ele que temos de recorrer para reconhecer nossa vontade.  

A ideia de que nalgum momento houve uma separação, ou a crença de que estamos de algum modo separados de Deus e uns dos outros é tão somente um equívoco. Pois nunca houve um tempo em que Deus Se separou de nós ou que nós tenhamos nos separado d'Ele. Ele não nos abandonou a uma sorte que não sabemos qual será. O contrário é a verdade. Ele está, sempre esteve e sempre estará conosco, em nós. E nós n'Ele.

Na verdade, reconhecer, acolher, aceitar e ser grato por poder pôr em prática a ideia que o Curso nos oferece para hoje é tudo o que precisamos fazer para aprender que não precisamos, de fato, fazer nada. Até porque, conforme eu já disse várias vezes antes, de acordo com o que o Curso ensina, não há nada fora de nós. E ser o segundo em Deus elimina qualquer necessidade de competir por qualquer outra posição. Aliás, aceitar ser o segundo, praticar para ser o segundo em e com Deus nos põe diretamente na posição de primeiro, pois nos coloca direto na unidade. 

Praticar, reconhecer e aceitar a ideia que o Curso propõe é reconhecer e aceitar a Vontade de Deus para nós como sendo a nossa própria vontade, para podermos dizer com a lição:

Não existe nenhuma vontade senão a Tua. E fico contente de que nada do que imagino contradiga aquilo que Tu queres que eu seja. É Tua Vontade que eu esteja completamente seguro, eternamente em paz. E compartilho com alegria esta Vontade que Tu, meu Pai, me deste como parte de mim.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário