segunda-feira, 8 de setembro de 2014

É só a alegria que pode nos fazer experimentar a paz


4. O que é o pecado?

1. Pecado é insanidade. Ele é o meio pelo qual a mente é levada à loucura e busca deixar que ilusões tomem o lugar da verdade. E, por estar louca, a mente vê ilusões aonde a verdade deveria estar e aonde ele verdadeiramente está. O pecado deu olhos ao corpo, pois o que há para os inocentes quererem ver? Que necessidade eles têm da visão, da audição e do tato? O que querem ouvir ou tentar compreender? De qualquer modo, o que perceberiam? Perceber não é conhecer. E a verdade só pode se satisfazer com o conhecimento e nada mais.

2. O corpo é o instrumento que a mente criou, em seus esforços para se enganar. A finalidade dele é lutar. Mas a meta da luta pode mudar. E, em função disso, o corpo serve para lutar por um objetivo diferente. O que ele busca agora é escolhido pelo objetivo que a mente aceita como substituto para a meta do auto-engano. A verdade, tanto quanto as mentiras, pode ser sua meta. Neste caso, os sentidos, de preferência, buscarão testemunhas para aquilo que é verdadeiro.

3. O pecado é o lar de todas as ilusões, que representam apenas coisas imaginárias, resultantes de pensamentos que não são verdadeiros. Eles são a "prova" de que aquilo que não tem nenhuma realidade é verdadeiro. O pecado prova que o Filho de Deus é mau, que a intemporalidade tem de ter um fim, que a vida eterna tem de morrer. E que o Próprio Deus perdeu o Filho que Ele ama, ficando apenas com a corrupção para completar a Si Mesmo, com Sua Vontade derrotada pela morte para sempre, com o amor morto pelo ódio e com a paz a não existir mais.

4. Os sonhos de um louco são amedrontadores e o pecado parece, de fato, aterrorizar. E, no entanto, aquilo que o pecado percebe é apenas uma brincadeira infantil. O Filho de Deus pode fingir que se tornou um corpo, presa do mal e da culpa, com nada mais do que uma vida curta que termina com a morte. Mas seu Pai reluz sobre ele o tempo todo e o ama com um Amor infinito, que suas simulações não podem mudar em absoluto.

5. Até quando, ó Filho de Deus, sustentarás a brincadeira do pecado? Não é melhor abandonar estes brinquedos infantis de pontas afiadas? Enquanto tempo estarás pronto para voltar a casa? Hoje, talvez? Não existe nenhum pecado. A criação é imutável. Ainda queres adiar a volta ao Céu? Até quando, ó Filho de Deus, até quando?

*

LIÇÃO 251

Não preciso de nada a não ser da verdade.

1. Busquei muitas coisas e achei o desespero. Agora busco uma só, pois nela está tudo o que preciso e a única coisa de que preciso. Eu não precisava, e nem sequer queria, nada do que busquei antes. Eu não reconhecia minha única necessidade. Mas agora percebo que só preciso da verdade. Nela todas as necessidades são satisfeitas, todos os anseios findam, todas as expectativas são, enfim, realizadas e os sonhos acabam. Agora tenho tudo o que poderia precisar. Agora tenho tudo o que poderia querer. E, agora, por fim, me encontro em paz.

2. E damos graças por esta paz, Pai nosso. Tu nos devolveste aquilo que negamos a nós mesmos e é só isso que queremos de verdade.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 251

Hoje, mais uma vez, vamos praticar a partir da quarta das instruções especiais para orientar nosso treino nos próximos dez dias a contar deste. A instrução que vai unificar nossas práticas agora é: O que é o pecado? E, se vocês estiverem bem lembrados e dispostos, de fato, seguir a orientação do Curso, é preciso que voltemos a ela todos os dias antes de usar a ideia para as práticas do dia.

A verdade, de que fala o Curso, é Deus, é o amor, a justiça, a liberdade, a paz e a alegria. E, se prestarmos bastante atenção a tudo o que se passa em nossa vida, dia a dia, vamos notar que só a alegria nos deixa em paz, só em liberdade ficamos felizes. Nada que nos limite, nada que nos ponha numa situação de carência, de dor, de medo, de sofrimento, e assim por diante, pode nos dar a paz e nos deixar serenos ou tranquilos. É o contrário que acontece em situações assim. A paz desaparece instantaneamente.

Por isso, vamos aproveitar novamente o que diz Paramahansa Yogananda no livro Onde Existe Luz

"Felicidade verdadeira, felicidade duradoura só existe em Deus, 'Aquele a quem quando se tem, nada que [se] venha a obter é maior'. Nele está a única segurança, o único abrigo, a única salvação para todos os nossos temores. Você não tem qualquer outra segurança no mundo, qualquer outra liberdade. A única liberdade verdadeira está em Deus."  

É por isso que Jesus já dizia em sua passagem pelo mundo: "Eu sou a verdade e a vida" e "A verdade vos libertará". 

É para aprender a viver só isto que praticamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário